Isao Takahata, Projeto Curta na Cinemateca e estreia de documentário de Boca Migotto na Cinemateca Capitólio Petrobras

O veterinário Luiz Fitarelli é um homem apaixonado pela sua história. Neto de italianos, desde cedo passou a colecionar objetos sobre a imigração italiana. Com o tempo, também passou a colecionar casas. Com as casas, construiu uma vila do final do século XIX, um museu a céu aberto. “Pra ficar na história” leva Fitarelli para a Itália em busca das suas origens e discute a importância de se preservar a memória. Um mergulho nouniverso do sul do Brasil e do norte da Itália, espelhos de reflexos inexatos.

Cena de Quinze | Divulgação

CURTA NA CINEMATECA: FILMES DE PLÁSTICO
 
No domingo, 11 de março, às 20h, acontece a segunda edição do projeto Curta na Cinemateca com três filmes da Filmes de Plástico, produtora audiovisual criada em Contagem, Minas Gerais, um dos grandes destaques do cinema contemporâneo brasileiro. Serão exibidos os filmes Contagem(2010), Dona Sônia pediu uma arma para seu vizinho Alcides (2011) e Quinze (2014). Os diretores Gabriel Martins e Maurílio Martins conversam com o público após a sessão. Entrada franca.

A Filmes de Plástico é uma produtora audiovisual criada em Contagem-MG em Abril de 2009. É formada por André Novais Oliveira, Gabriel Martins,Maurílio Martins e Thiago Macêdo Correia. Desde o início, têm produzido de curtas e longas metragens de ficção a documentários, videoclipes e vídeos institucionais, buscando explorar criativamente todos os campos do audiovisual.

CONTAGEM
2010, Minas Gerais, 18 minutos, 35mm
Direção: Gabriel Martins e Maurílio Martins
Um acontecimento. 4 pessoas e a cidade de Contagem

DONA SÔNIA PEDIU UMA ARMA PARA SEU VIZINHO ALCIDES
2011, Minas Gerais, 18 minutos, 35mm
Direção: Gabriel Martins
Dona Sônia quer vingança.

QUINZE
2014, Minas Gerais, 25 minutos, DCP
Direção: Maurílio Martins
Luiza fará 15 anos. Raquel tem alguns sonhos.

SESSÕES ESPECIAIS – STUDIO GHIBLI

No sábado, 10 de março, às 17h30, acontece um debate após a sessão de O Conto da Princesa Kaguya, de Isao TakahataNa sessão, todos pagam meia (R$ 5,00)
A mediação é do cineasta e crítico Giordano Gio. Participam do debate os pesquisadores Angela Longo e Rafael Machado Costa.

Angela Longo é mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, graduada em Artes Visuais pela UFRGS e em Estudos Artísticos pela Universidade de Coimbra (UC). É pesquisadora de estética e teoria em animação e cultura japonesa.
Rafael Machado Costa é mestre em Artes Visuais com ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, bacharel em História da Arte pela UFRGS e bacharel em Direito pela Universidade Ritter dos Reis. Também é escritor literário e editor independente. Pesquisador nas áreas da história das HQs e cultura japonesa.

No domingo, 11 de março, às 16h, acontece uma sessão especial dublada do clássico Meu Amigo Totoro, de Hayao Miyazaki, que celebra trinta anos em março deste ano. O valor do ingresso é R$ 10,00, com meia entrada para estudantes e idosos.
 
GRADE DE HORÁRIOS
8 a 14 de março de 2018

8 de março (quinta)
14h – Bom Comportamento
16h – Nausicaä do vale do vento
18h – O Castelo no Céu
20h30 Pra Ficar na História

9 de março (sexta)
14h – Bom Comportamento
16h – O Serviço de Entregas da Kiki
18h – Vidas ao Vento
20h30 – Pra Ficar na História

10 de março (sábado)
14h – Bom Comportamento
16h – Túmulo dos Vagalumes
17h30 – O Conto da Princesa Kaguya + debate
20h45 – Pra Ficar na História

11 de março (domingo)
14h – Pra Ficar na História
16h – Meu Amigo Totoro (dublado)
18h – Nausicaä do vale do vento
20h – Curta na Cinemateca: Filmes de Plástico

13 de março (terça)
14h – Bom Comportamento
16h – Porco Rosso: O Último Herói Romântico
18h – Princesa Mononoke
20h30 – Pra Ficar na História

14 de março (quarta)
14h – Bom Comportamento
16h – O Serviço de Entregas da Kiki
18h – Vidas ao Vento
20h30 – Pra Ficar na História