• Guia21
  • Assine
  • Quem somos
  • Fale conosco
  • Sul21

Guia21

Cinema, teatro, literatura, música e exposições


MENUMENU
  • Acontece em POA
  • Cinema e TV
  • Música
  • Teatro e Dança
  • Livros
  • Exposições
  • Gratuitos
  • Cursos
  • Infantil

Filmes de Andrea Tonacci no Cine Iberê discutem ambiente político e estético de Maio de 68

maio 11, 2018 By Redação Deixe um comentário

Sessão comentada com a astróloga Graça Medeiros – militante perseguida durante a ditadura militar no Brasil – tem entrada franca

No próximo domingo, 13 de maio, às 16h, o Cine Iberê exibe dois filmes do realizador italiano radicado no Brasil, Andrea Tonacci. Olho por olho (1966) e BláBláBlá (1968) são o ponto de partida para o programa de cinema paralelo à exposição Avesso (em cartaz até o dia 3 de junho) e à atmosfera estética e política em torno da revolução comportamental ocorrida em maio de 1968. O Cine Iberê tem a curadoria de Marta Biavaschi e a convidada da sessão é a astróloga Graça Medeiros, que viveu intensamente a contracultura dos anos 60 e 70, tendo sido perseguida pela ditadura militar brasileira até exilar-se em Berlim, em 1969. A entrada é franca, por ordem de chegada.

Em Olho por Olho, um grupo de amigos de classe média rodando de carro pela cidade de São Paulo reage ao sentimento de impotência e frustração que lhes invade a vida. Utilizando uma amiga como isca pra atrair uma vítima qualquer, fazem dela objeto de liberação da própria alienação e agressividade moral contida. É o inconsciente ritual/consumo de lazer/violência tornando-se hábito diário diante da condicionada impotência imposta por um sistema de valores repressivos.

Em BláBláBlá, Andrea Tonacci faz uma provocação ao regime ditatorial. O sentido do poder e da palavra em crise situam o homem (Paulo Gracindo) que os manipula numa idêntica crise pessoal, humana. A farsa do discurso de intenção humanista é total e absoluta. Um ditador num momento de grave crise nacional, confrontado na cidade e no campo por revoltas e guerrilha, na busca de uma paz ilusória, faz um longo pronunciamento pela televisão. Mas a realidade impõe-se à sua ficção e o controle da situação escapa-lhe das mãos. Sobra-lhe uma patética confissão antes de ser tirado do ar. O filme recebeu o prêmios de Melhor Curta e Margarida de Prata da CNBB no Festival de Brasília (1968) e Melhor Ator no Festival de Belo Horizonte (1968).

O cineasta italiano radicado no Brasil Andrea Tonacci (1944-2016) foi um dos realizadores com maior e mais potente experimentação de linguagem do cinema brasileiro. Realizador de Bang Bang (1971), filme ícone do cinema de invenção. Também destacam-se em sua filmografia Olho por Olho (1966), BláBláBlá (1968), Os Arara (1980) e Conversas no Maranhão (1983). Em 2013, realiza seu último filme Já Visto Jamais Visto, com Cristina Amaral, sua companheira e montadora. Em 2016 foi o grande homenageado da Mostra de Cinema de Tiradentes, em Mina Gerais, e em 2017 foram realizadas retrospectivas de sua obra no Cinéma du Réel, Centre Georges Pompidou, em Paris, e no Art of the Real, Lincoln Center, em Nova York.

Graça Medeiros é astróloga. Estudou filosofia e Comunicação na UFRGS, Astrologia com Emma Costet de Mascheville, em Porto Alegre, e com Charles Emerson e Diana Rosemberg, em Nova York. Atualmente, vive no Rio de Janeiro. Por sua militância política Graça foi perseguida pela ditadura militar no Brasil, razão pela qual exilou-se em Berlim no ano de 1969. Amiga de Caio Fernando Abreu, em seu conto Copacabana Mon Amour, o escritor refere-se à Graça quando estiveram juntos em um acampamento na Praia de Garopaba, em 1975, e onde foram detidos pela polícia – o regime ditatorial deflagrou uma dura campanha “contra os jovens de colar no pescoço e cabelos compridos”, em 1970.

A Fundação Iberê Camargo tem o patrocínio de Itaú, Grupo GPS, IBM, Oleoplan, Agibank, BTG Pactual, Banrisul e apoio SLC Agrícola, Sulgás e DLL Group, com realização e financiamento do Ministério da Cultura / Governo Federal.

Arquivado em: Cinema e TV

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Acontece em Poa

Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura

2ª temporada da websérie ‘Confessionário – Relatos de Casa’ estreia nesta segunda (22)

Secretaria de Cultura retoma atendimentos presenciais em parte dos espaços culturais de Porto Alegre

Publicidade

Teatro e dança

Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição

A Casa de Teatro de Porto Alegre apresenta “Ensaios Intermitentes”

Arte como Ciência apresenta entrevista com Jessé Oliveira sobre Teatro Negro no RS

Exposições

Cláudia Sperb marca 30 anos de arte com exposição na Fundação Ecarta  

Espaço 900 recebe ‘Pop-Mosaïque’, série de mosaicos de Guto Villaverde

Mostra ‘Obras aleatórias de uma pandemia: exposições imprevistas’ acontece no Espaço 900

Publicidade

Infantil

Fundação Iberê oferece Colônia de Férias em julho

Orquestra de Brinquedos faz curta temporada em Porto Alegre, em julho, no São Pedro

Projeto Discriminação

http://aprs.org.br/projeto-discriminacao/

Sobre o Guia21

Todas as semanas, o Sul21 traz indicações de filmes, peças de teatro, exposições e música para seus leitores.

Não se trata de uma programação completa, mas de recomendações dos melhores espetáculos que assistimos.

O critério é a qualidade. Se você tiver sugestões sobre o formato e conteúdo de nosso guia, por favor, comente. Boa semana!

Últimas publicações

  • Em formato online, Mostra de Dança e Teatro de Origem Africana chega à 9ª edição
  • Festival Cuida Natura fomenta cuidado com meio ambiente e inclusão social pela arte e cultura
  • Projeto resgata a história e a arte de mulheres negras gaúchas no cinema
  • Márcia Barbosa apresenta um livro repleto de poesia urgente

Buscar no Guia21

Copyright © 2025 · Magazine Pro Theme On Genesis Framework · WordPress · Login