Filme ‘O Homem de La Mancha’, de Arthur Hiller, tem exibição gratuita na Biblioteca Pública
A Biblioteca Pública do Estado (BPE) dá sequência às atividades do Clube de Leitura, com a exibição nesta quinta-feira, 20 de abril, às 16h, de “O Homem de La Mancha”, (1972/Itália-EUA), filme roteirizado por Dale Wasserman e dirigido e produzido por Arthur Hiller. O longa-metragem (2h12min) tem no elenco elenco Peter O’Toole (Don Quixote, Cervantes e Alonso Quijana), Sophia Loren (Dulcineia e Aldonza) e James Coco (Sancho Pança), entre outros. Estudantes e interessados de modo geral podem participar da atividade gratuita, preferencialmente mediante agendamento, pelo e-mail bpe-rs@sedac.rs.gov.br.
Durante a Inquisição na Espanha, Miguel de Cervantes é preso como herege, por propagar pensamentos subversivos. Ele é jogado em um calabouço, ocupado também por ladrões e assassinos, e ‘julgado’ pelos prisioneiros. Para se defender, conta a história de um homem idoso, que passa os dias e as noites lendo e só consegue ver a injustiça e a trapaça triunfarem. Torna-se então um cavaleiro errante, conhecido como Don Quixote de la Mancha, que decide lutar contra as injustiças do mundo.
O Clube de Leitura se volta, em abril se volta para a obra de Miguel de Cervantes (1547-1616), “Don Quixote de La Mancha”, com 126 capítulos, divididos em duas partes. Escrito em forma de novela realista, o livro parodia os romances de cavalaria, populares no período, mas já em decadência. O protagonista, de certa idade, por ser aficcionado por este tipo de leitura, perde o juízo e acredita que tenham sido verdadeiras estas histórias. Decide, então, tornar-se um cavaleiro andante, partindo pelo mundo e vivendo suas próprias narrativas, montado no cavalo Rocinante e acompanhado de seu fiel escudeiro, Sancho Pança, com uma visão mais realista. Incursionando nas terras da Mancha, de Aragão e da Catalunha, se envolve em uma série de aventuras, mas suas fantasias são sempre desmentidas pela dura realidade. O humor decorre deste descompasso, da figura que teria sido um heroi cem anos antes, que se enganou de século. O autor teceu uma sátira de sua época, usando um cavaleiro medieval em plena Idade Moderna para fazer um retrato da Espanha, concebendo a maior obra-prima de língua espanhola.
Serviço:
Período: 20 de abril (quinta-feira).
Hora: 16h
Local: Biblioteca Pública do Estado/BPE (Riachuelo, 1190)
Inscrições: Pelo e-mail bpe-rs@sedac.rs.gov.br, para efeito de controle, sem obrigatoriedade.
Contato: Telefone (51) 3225-9619
Entrada franca