Filme IVÁN será exibido na Mostra BRDE de Cinema Brasileiro, em Porto Alegre (RS)
Nesta semana é realizada a edição gaúcha da Mostra BRDE de Cinema Brasileiro, que exibirá o longa-metragem “Iván”, do diretor Guto Pasko, na sessão de encerramento, marcada para 13 de agosto (sábado) às 19 horas, com entrada gratuita. O local de exibição é a Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736, em Porto Alegre, RS).
Este é um evento realizado em comemoração aos 55 anos de fundação do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), contando com uma programação de filmes produzidos nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), do qual o BRDE é o agente financeiro. Além de “Iván”, outros seis títulos fazem parte da programação.
O filme “Iván” retrata a história real do refugiado ucraniano Iván Bojko, que durante a Segunda Guerra Mundial foi tirado à força de seu país por nazistas, realizou trabalhos forçados na Alemanha, imigrou para o Brasil, foi impedido de fazer contato com familiares, e após 68 anos retornou à Ucrânia, aos 91 anos, em um reencontro com sua família, seu país e seu passado.
“Iván” estreou nacionalmente nos cinemas em novembro, mantendo um número médio de 8 salas de exibição pelo Brasil nas primeiras três semanas em cartaz. Foi exibido em São Paulo (SP), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Porto Alegre (DF), Aracaju (SE), entre outras praças, com sessões acompanhadas de debates sempre que possível. Além disso, o filme teve grande mobilização nas redes sociais e recebeu apoios institucionais incomensuráveis de instituições conhecidas mundialmente, como a ONU (por meio da ACNUR – Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) e Escoteiros do Brasil.
Próximas exibições
Por ocasião das comemorações da Independência da Ucrânia, em 24 de agosto, “Iván” terá uma série de exibições nesta data em locais como organizações, universidades, embaixadas e consulados de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, entre outras. Além disso, o filme retorna em cartaz na Cinemateca de Curitiba em 21 de agosto, e participa da Mostra Linhas Imaginárias, realizada entre os dias 15 e 30 de setembro no Sesc Palladium de Belo Horizonte (MG).
Novas janelas de exibição
O longa-metragem será disponibilizado nas plataformas digitais iTunes (para aproximadamente 200 países), Google Play e Net Now (ambos no Brasil) em data a ser confirmada. Além destas opções, “Iván” conta com outra janela de exibição que é a mobilização social, promovida pela Plataforma Taturana, que leva filmes a locais de interesse público para exibições seguidas de debates. Qualquer pessoa pode exibir o filme para sua organização, centro cultural, coletivo, cineclube, escola, entre outros locais. Basta se cadastrar no site www.taturanamobi.com.br, seguir as instruções e assim contribuir para a construção de uma rede cultural.
“Iván” é uma realização da GP7 Cinema, com produção de Andréia Kaláboa e patrocínio da Petrobras, com distribuição da Moro Filmes através do Edital do FSA para distribuição, e apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e dos Escoteiros do Brasil.
Serviço:
Exibição do filme “Iván” na Mostra BRDE de Cinema Brasileiro – Edição Porto Alegre (RS)
Data e horário: sessão em 13 de agosto (sábado) às 19 horas
Local: Casa de Cultura Mário Quintana
Endereço: Rua dos Andradas, 736 (Porto Alegre, RS)
Entrada: gratuita
Site do evento: www.brde.com.br/mostra-brde-de-cinema-brasileiro