Na primeira segunda de Dezembro, dia 4, haverá a reprise de uma sessão que apresentou problemas técnicos, completando assim o ciclo de Novembro “Mãe África” realizado em colaboração com a cinemateca do Institut Français e a Embaixada da França.
A mostra foi pensada para homenagear o continente que é berço da humanidade e que, muito pelos efeitos do sistema escravocrata, colonialista e depois neocolonialista, apresenta gravíssimos problemas políticos e sociais, dos quais a migração represente talvez a consequência mais evidente aos nossos olhos.
O filme “No Olho do Furacão” (“L’Oeil du Cyclone”) aborda o tema dos direitos civis em âmbito de países flagelados por guerras civis alimentadas pela ganância sobre matérias primas, e artisticamente representa uma das cinematografias mais ativas do continente africano, a premiada produção do Burkina Faso, país da África Ocidental.
No enredo, Emma é uma corajosa defensora pública que decide representar um perigoso rebelde acusado de crimes de guerra desde quando ainda era uma criança soldado. Para o sistema, ele não passa de uma besta feroz, mas, aos poucos, ele revela os dramas do seu passado.
Esta sessão infelizmente representa também a interrupção, espera-se temporária, da programação continuada do Cineclube Torres por falta de local disponível, já que, com a chegada da alta temporada, o Restaurante A Prainha que cedia gentilmente seu espaço, vai estender os horários de funcionamento.
Agradecemos então o público, que acompanhou ao longo do ano a nossa programação e a nossa luta para um espaço público de programação cultural e artística, e os patrocinadores que permitiram a concretização das atividades: Carioca Calçados, Up Idiomas, Restaurante A Prainha, Pizzaria Panzerotti e o advogado César Zortea.
Segunda 4 de Dezembro – 20h
Restaurante A Prainha – Entrada Franca
“No Olho do Furacão”
(“L’Oeil du Cyclone”) de Sékou Traoré
2015 – Burkina Faso
Cineclube Torres
Associação sem fins lucrativos
CNPJ 15.324.175/0001-21
Registro ANCINE n. 33764
Produtor Cultural Estadual n. 4917
Deixe um comentário