Evento que apresenta a contemporânea cinematografia francesa acontece entre 7 e 20 de junho em todo Brasil
A maratona de filmes franceses já tem data marcada. De 7 a 20 de junho, cinemas de 65 cidades brasileiras recebem o Festival Varilux de Cinema Francês de 2018 com seus 21 filmes participantes, sendo 20 longas-metragens da nova safra da cinematografia francesa e um clássico: o famoso Z, de Costa-Gavras. No Rio Grande do Sul, a mostra acontece nas cidades de Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande, Santa Maria e Caxias do Sul.
Além dessas cidades, graças a uma parceria estratégica com o Sesc Nacional, 15 longas da programação serão exibidos em 29 unidades culturais do Sesc, com entrada franca, entre junho e julho, levando o Festival a municípios onde geralmente o cinema francês não chega. Com isso, o Festival Varilux estará presente em 88 cidades, cobrindo quase todo território nacional. Na capital gaúcha, os cinemas que receberão o evento são o Espaço Itaú de Cinema (Túlio de Rose, 80), o Guion Center (Gen. Lima e Silva, 776), o Cinemark Barra Shopping Sul (Diário de Notícias, 300) e a Sala Redenção (Eng. Luiz Englert, s/n, Campus Central da UFRGS).
Em Porto Alegre, o lançamento exclusivo do Festival ocorre no dia 5 de junho, às 19h, no Espaço Itaú de Cinema do Bourbon Country, oferecendo aos convidados o melhor do cinema e da gastronomia francesa. Antes da projeção de Orgulho (Le Brio), longa de Yvan Attal, um coquetel será capitaneado pela chef Julia Fernandes. No menu, a sutileza dos sabores do Restaurante Suzanne Marie: cremes de tomate e soupe vichyssoise servidas com petits sablés, bruschettas de paté de fígado, cogumelos do bosque, tapenade, damasco e brie, além de petits fours de ratatouille e de creme de salmão defumado. Para fechar as delícias gastronômicas, uma variedade de cheesecakes. Tudo isso harmonizado com espumantes da Chandon.
Um dos mais populares atores franceses, Daniel Auteuil está no longa que abre o festival na capital gaúcha, como um explosivo professor que aceita preparar uma aluna da periferia para um concurso de oratória. A protagonista Camélia Jordana, atriz e cantora, chamada na França de “Nova Madonna”, foi premiada com o César 2018 de Melhor Atriz Revelação por esse papel.
Sessões democráticas
Para o incentivo à formação de novos públicos, em parceria com a Aliança Francesa de Porto Alegre, o Festival Varilux vai contar também com sessões democráticas, gratuitas ao público. Em Porto Alegre, o local escolhido é a Sala Redenção (Rua Eng. Luiz Englert, s/n, Campus Central da UFRGS), de 11 a 22 de junho, com sessões às 14h.
Deixe um comentário