Nesta quinta-feira, 19 de maio, às 19h30, acontece uma sessão especial da 9ª FestiPoa Literária na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar), com exibição de Tropykaos (2015, 82 minutos), de Daniel Lisboa, e debate com o ator Gabriel Pardal. Exibição digital em alta definição. A entrada é franca.
SINOPSE: Guima (Gabriel Pardal) é um poeta que está em crise. Em Salvador, ele sofre com as altas temperaturas do verão e acredita ter uma estranha doença: a “ultra violência solar”, causada pelo calor. No submundo, bem distante dos cartões postais da cidade, Guima é usuário de crack e vive na marginalidade. Um dia, parte em uma jornada de autoconhecimento em busca de um ar-condicionado.
TROPYKAOS é realismo caótico. Guima, um jovem poeta, tenta interagir com a cidade, fazer parte dela, mas parece não ter corpo para isso. É o verão mais caloroso dos últimos 50 anos e os raios “ultraviolentos” estão por toda parte. O Sol é a metáfora maior de um sistema violento que adormece e agride a todos. A sociedade, a família, amigos e amores se deformam com o calor. Guima parece despertado, parece o primeiro a sentir os malefícios da exposição a “ultraviolência solar”. Na beira do que pode ser o último dos carnavais, Guima enfrenta a cidade e a si mesmo buscando a iluminação no trópico caótico.
Gabriel Pardal Artista multimídia nascido em 1984 em Salvador que mora há 9 anos no Rio de Janeiro. Seus trabalhos costumam se originar da escrita para se desenvolver em diversas plataformas. Fundou em 2006 a NOMEDACOUSA – Brinquedos&Bombas onde desenvolve projetos na internet.
Deixe um comentário