Fantaspoa 2018 apresentará mais de 100 filmes em Porto Alegre
O festival homenageia os diretores Mick Garris e William Lusti, as atrizes Elina Löwensohn e Oldina do Monte e investe no desenvolvimento da indústria cinematográfica latino-americana
Ao longo dos seus 14 anos de história é perceptível como, a cada edição, o evento amplia sua presença na cidade, por meio da realização de atividades dentro e fora do cinema, envolvendo cada vez mais os realizadores e o público. Em seus 18 dias, a cidade de Porto Alegre se torna uma referência: a verdadeira capital de cinema fantástico do mundo. A décima quarta edição, apresentada pelo Ministério da Cultura e patrocinada pelo BRDE e pelo Banrisul, terá em sua programação 106 filmes, entre longas e curtas-metragens, provenientes de 32 países. Serão mais de 100 sessões de exibição acontecendo de 17 de maio a 03 de junho, sendo 33 com presença de diretores, produtores, atores ou roteiristas dos filmes apresentados, que conversarão com o público, de forma a aproximar os espectadores aos realizadores de cinema.
Reafirmando o seu foco curatorial e mantendo o compromisso de disponibilizar ao público filmes que dificilmente encontrariam distribuição nacional, 52 longas-metragens serão exibidos pela primeira vez no Brasil durante o Fantaspoa. Desses, cinco terão sua primeira exibição pública no mundo, enquanto que 31 estarão em première latino-americana e 16 em première nacional. As obras já exibidas nacionalmente nunca foram disponibilizadas ao público em nenhum cinema de Porto Alegre.
A abertura do Fantaspoa será com a première mundial de “A Mata Negra”, quinto longa de Rodrigo Aragão. A primeira exibição mundial de “Pedra da Serpente”, primeiro longa-metragem de Fernando Sanches, marcará o encerramento desta edição. A celebração de abertura será no Groova, num baile de máscaras inspirado em “De Olhos Bem Fechados”; e o encerramento do festival ocorrerá no Cisne Branco, na “Toda La Noche en El Barco”: uma deliciosa festa navegando pelo Guaíba, na tradicional embarcação portoalegrense.
No Instituto Goethe de Porto Alegre, em atividade realizada em parceria com este instituto, o clássico expressionista “Nosferatu” será musicado ao vivo pela banda Skrotes, com entrada franca. A Cinemateca Capitólio Petrobras abrigará a exposição “Frankenstein: 200 Anos do Prometeu Moderno”, organizada por um coletivo de artistas capitaneado por Leo Dias de Los Muertos e que terá uma sessão musicada especial, de “Frankenstein”, de James Whale, com música criada e executada ao vivo pela Quarto Sensorial em colaboração com F_ck the Zeitgeist.
Proposta e novidades
Dando continuidade à iniciativa de difundir o espetáculo cinematográfico, serão realizadas sessões gratuitas em escolas públicas, além de uma oficina gratuita a alunos da rede pública para ensinar a fazer filmes usando ferramentas acessíveis, como o telefone celular.
Reforçando sua busca por promover o conhecimento, o Fantaspoa oferecerá nove atividades de formação, que abordarão áreas importantes da realização audiovisual – como roteiro, atuação, direção e produção -, todas ministradas por experientes profissionais com carreira já consolidada na indústria cinematográfica. Para aproximar o público para além das salas de cinema, o festival passeará pelos mais interessantes locais da boemia porto-alegrense, como 512, Agulha, Dirty Old Man, Hair Home Bar, Mondo Cane, em festas e confraternizações.
Grande novidade da edição de 2018, o FantasMercado será um evento de mercado dedicado a conectar projetos e realizadores com potenciais parceiros de produção. Contaremos com a presença de mais de 20 produtores e diretores da Argentina, Brasil, Chile e Peru, que apresentarão pitchings de filmes que estão em desenvolvimento e participarão de mesas de negócio. O evento contará, ainda, com uma palestra de Daniel Tonacci, assessor de diretoria da ANCINE, sobre o panorama das coproduções brasileiras com países da América Latina, abordando os mecanismos atualmente disponíveis aos produtores nacionais e estrangeiros. O objetivo é estender o fomento à produção audiovisual para além do papel de janela de exibição, estimulando que diversos projetos cumpram seu real objetivo: de se tornarem filmes.
Outra novidade do festival é o Madrugadão Fantaspoa, que ocupará a Cinemateca Capitólio Petrobras na madrugada do dia 26 a 27 de maio. Serão exibidos três longas e dois curtas-metragens inéditos na capital e, nos intervalos, o público poderá se servir de chope da Cervejaria Bardos e de comidas do Justo, num ambiente embalado por DJsets de Jade Primavera.
Serviço:
XIV Fantaspoa
De 17 de maio a 03 de junho
Exibições:
Cinemateca Capitólio – Rua Demétrio Ribeiro, 1085. Centro Histórico.
Sala Redenção – Av. Paulo Gama, 110 – Campus Centro UFRS. Centro Histórico
Ingressos:
As sessões da Sala Redenção – Cinema Universitário do XIV Fantaspoa são gratuitas e a entrada é liberada 30 minutos antes do início das sessões.
Os ingressos para as sessões da Cinemateca Capitólio Petrobras possuem um valor promocional único de R$ 10,00 (dez reais), exceto o Madrugadão Fantaspoa, que custará o valor promocional único de R$ 40,00 (quarenta reais).
Cursos:
Centro Cultural Erico Verissimo – Rua dos Andras, 1233. Centro Histórico.
Santander Cultural – Av. Sete de Setembro 1028. Centro Histórico.