Estreias de Hong Sang-Soo e Angela Schanelec no Projeto Raros na Cinemateca Capitólio

A Cinemateca Capitólio Petrobras promove a estreia de dois filmes a partir de 14 de junho: o mais novo lançamento do sul-coreano Hong Sang-soo, A Câmera de Claire, com Isabelle Huppert e Kim Minhee, e o ousado O Caminho dos Sonhos, de Angela Schanelec, uma das principais realizadoras contemporâneas alemãs. O valor do ingresso é R$ 16,00, com meia entrada para estudantes e idosos.

REMAKE DE O TESTAMENTO DE DR. MABUSE NO PROJETO RAROS

Para celebrar o frisson da expectativa pelo início da Copa do Mundo, o Projeto Raros apresenta na sexta-feira, 15 de junho, um remake alemão: O Testamento do Dr. Mabuse (Das Testament des Dr. Mabuse, 1962, 88 minutos), de Werner Klingler. Após a exibição, acontece um debate com o crítico Carlos Thomaz Albornoz e a pesquisadora Janaína Gamba, que dedica o doutorado à trilogia do Dr. Mabuse de Fritz Lang. Com projeção digital e legenda em inglês, a sessão tem entrada franca.

Também conhecido pelo título americano, The Terror of Doctor Mabuse, o filme de Werner Klingler é uma refilmagem sessentista do clássico O Testamento do Dr. Mabuse, realizado por Fritz Lang em 1933. Na obra, uma misteriosa onda de crimes varre Berlim, enlouquecendo o inspetor de polícia responsável pelas investigações – principalmente quando todas as pistas levam ao Dr. Mabuse, um gênio do crime que está internado há muitos anos num hospital para doentes mentais e em estado catatônico.

“Filmes que você sempre quis ver ou nem imaginava que existiam”. O slogan do projeto Raros é a sua melhor definição. Iniciado em maio de 2003, o projeto foi concebido com a intenção de apresentar ao público local títulos nunca lançados no circuito exibidor brasileiro ou há muito tempo fora de circulação nos cinemas, procurando reproduzir o espírito das “midnight movies” realizadas em Nova York a partir do final dos anos 1960. Cada filme é apresentado uma única vez, nas noites de sexta-feira, e as sessões são comentadas. Imediatamente acolhido pelos cinéfilos porto-alegrenses, o Raros foi um sucesso instantâneo e logo inspiraria outras iniciativas similares, a mais conhecida delas sendo as Sessões do Comodoro, organizadas pelo saudoso diretor Carlos Reichenbach no CineSesc de São Paulo. A partir de 2017, em função da reforma da Usina do Gasômetro, a Cinemateca Capitólio Petrobras passa a receber provisoriamente o Projeto Raros.

FILMES EM CARTAZ

A CÂMERA DE CLAIRE
(Keul-Le-Eo-Ui-Ka-Me-La)
Um filme de Hong Sang-soo
69 min., 2017, Coréia do Sul-França, DCP
Distribuição: Pandora Filmes

Numa viagem de trabalho ao Festival de Cannes, Jeon Manhee (Minhee Kim) é demitida por sua chefe, que não revela o real motivo da demissão. Ao mesmo tempo, Claire (Isabelle Huppert), uma professora que sonha em trabalhar como poeta, sai pelas ruas tirando fotos em sua câmera Polaroid. Essas duas mulheres se conhecem e tornam-se amigas. Por acaso, as imagens de Claire ajudam Jeon a compreender melhor o momento pelo qual está passando.

O CAMINHO DOS SONHOS
(Der traumhafte Weg)
um filme de Angela Schanelec
86 min., 2016, Alemanha, DCP
Distribuição: Zeta Filmes

Grécia, 1984. Kenneth, um homem inglês, e Theres, uma garota alemã, trabalham cantando na rua para financiar suas férias. Estão apaixonados, mas quando Kenneth descobre que sua mãe sofreu um acidente, retorna para casa às pressas. Berlim, 30 anos depois. Ariane, uma atriz de televisão, se separa do marido, um antropólogo bem-sucedido. Quando se muda para um apartamento perto da estação central, ele começa a ver um sem-teto do lado de fora de sua janela.

GRADE DE HORÁRIOS

14 a 20 de junho de 2018

14 de junho (quinta)
14h – Van Gogh
16h40 – A Câmera de Claire
18h – Últimos Dias
20h – O Caminho dos Sonhos

15 de junho (sexta)
14h – Van Gogh
16h40 – A Câmera de Claire
18h – Infância Nua
20h – Projeto Raros (O Testamento do Dr. Mabuse)

16 de junho (sábado)
14h – Van Gogh
16h40 – A Câmera de Claire
18h – Últimos Dias
20h – O Caminho dos Sonhos

17 de junho (domingo)
* programação a partir das 18h em função do jogo do Brasil na Copa do Mundo
18h – Infância Nua
20h – O Caminho dos Sonhos

19 de junho (terça)
14h – Van Gogh
16h40 – A Câmera de Claire
18h – Últimos Dias
20h – O Caminho dos Sonhos

20 de junho (quarta)
14h – Van Gogh
16h40 – A Câmera de Claire
18h – Infância Nua
19h30 – Zaatari – Memórias do Labirinto (divulgação em breve)