Entra em cartaz, em Porto Alegre, o documentário “Edmundo”

“Edmundo”, documentário do cineasta gaúcho Luiz Alberto Cassol, entra em cartaz em Porto Alegre a partir do dia 04 de maio, com sessões às 19h, na Sala Norberto Lubisco, na Cinemateca Paulo Amorim, da Casa de Cultura Mario Quintana.

O documentário aborda a vida e a obra do dramaturgo santa-mariense Edmundo Cardoso (1917 – 2002), personalidade marcante no cenário cultural da região. As amizades com o ator e diretor Procópio Ferreira e com o pintor Iberê Camargo são marcantes. A trajetória de Edmundo se confunde com a história cultural da cidade. Criou e coordenou a Escola de Teatro Leopoldo Fróes, entre 1943 e 1983, tendo o grupo encenado dezenas de espetáculos. Foi produtor cultural, criador do Clube de Cinema de Santa Maria nos anos cinquenta e atuou no longa-metragem “Os Abas-Largas”. Sua produção cultural ultrapassou fronteiras.

Edmundo Cardoso foi líder de movimentos artísticos e culturais, um homem com múltiplas facetas, e neste filme é exibido trechos de entrevistas inéditas com o próprio. Apresenta a visão do biografado, graças a filmagens realizadas a partir de 1998, quando o cineasta Luiz Alberto Cassol começou a frequentar a casa de Edmundo, sempre com uma câmera na mão, para gravar entrevistas. Em 2002, ano de morte de Cardoso, o teatrólogo foi homenageado na primeira edição do Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC). Na ocasião, mais entrevistas foram realizadas e estão também no documentário.

Na trajetória de projeções, o documentário “Edmundo” teve exibição na Mostra Gaúcha de Longas-Metragens, no Festival de Gramado em 2015. A exibição do filme no mês de Maio, em Porto Alegre, é uma homenagem ao mês de aniversário da cidade de Santa Maria.