O documentário “A Palestina Brasileira”, filmado no Rio Grande do Sul e no Oriente Médio, tem sua estreia nacional programada pelo Canal Curta! em 12/01/2018, às 20h. O filme registra a presença da comunidade árabo-palestina no sul do Brasil, bem como suas ligações afetivas, culturais e políticas com o destino incerto de sua sofrida e atribulada terra de origem.
Marcado por sua diversidade étnica, o Rio Grande do Sul abriga hoje milhares de imigrantes palestinos, expulsos após a partilha de seu território pela ONU, em 1947, permitindo a fundação do Estado de Israel. Em consequência, surge a diáspora palestina, que alcança seis milhões de pessoas, que vivem em diferentes países. No Brasil, a discreta comunidade palestina trata de sobreviver, crescer e conquistar o reconhecimento social por sua contribuição econômica e social.
O filme aborda, em especial, as histórias de seis famílias que antes viviam na região da Cisjordânia, agora ocupada por Israel. Mostra como mantêm laços com parentes e amigos que ficaram para trás, em meio às tensões e dramas gerados pelo apartheid e por conflitos com os israelenses. E questiona: Seus sonhos de paz se materializaram aqui? Pretendem, um dia, voltar à terra onde nasceram?
O documentário “A Palestina Brasileira” é, também, uma contribuição ao debate mundial sobre o deslocamento forçado de grandes populações que se movem entre continentes, em busca de proteção contra ondas de fome, desastres ambientais, guerras e atentados generalizados contra os direitos humanos.
SERVIÇO
Estreia: Canal Curta!, 12/01/2018, às 20h
Duração: 77 minutos
Roteiro e Direção: Omar L. de Barros Filho
Produção: Caco Schmitt
Direção de Fotografia: Ivo Czamanski
Produtora: CenaUm Produções
Mais informações:
Omar L. de Barros Filho
55.51.99253.0887
E-mail: viapolitica@gmail.com
Skype: maticobf
Promo: http://bit.ly/2BiygOB
Deixe um comentário