‘Em Nome da América’ estreia com debate no CineBancários nesta quinta (19)
Vencedor do prêmio de melhor documentário brasileiro na Mostra Internacional de Cinema 2017/ Premio Petrobras, ‘Em nome da América’, tem sessão especial dia 19 de abril, às 19:00 no CineBancários. Após a exibição haverá um bate-papo com a presença do diretor, Fernando Weller.
Em Nome da América lança um novo olhar sobre a presença dos EUA no Nordeste durante a ditadura militar. Cineasta, pesquisador e professor de Cinema da UFPE, Fernando Weller mergulhou na história de jovens voluntários norte-americanos que viveram no Nordeste do Brasil pelo programa dos Corpos da Paz, nas décadas de 1960 e 70. Ainda no início dos anos 1960, os Estados Unidos promoveram uma série de ações na região com o objetivo de barrar o que era percebido como uma ameaça comunista no campo – as Ligas Camponesas de Francisco Julião – e, ao mesmo tempo, promover uma “modernização” de cunho liberal em um território historicamente marcado pela fome e pela seca.
Na mesma época, uma instituição chamada Corpos da Paz, criada por John F. Kennedy e conhecida no Brasil como Voluntários da Paz, trouxe milhares de jovens norte-americanos para atuar em trabalhos comunitários e agrícolas em, particularmente, pequenas cidades no interior do Nordeste. O documentário de Weller reúne imagens raras da atuação dos voluntários em localidades remotas do Brasil, além de registros históricos desconhecidos, como documentos do Serviço Nacional de Informações (SNI) revelando a articulação entre setores da Igreja Católica e corporações norte-americanas. O filme aborda ainda as contradições entre a política intervencionista dos EUA no Nordeste e as histórias individuais dos voluntários, representantes de uma idealista geração de jovens norte-americanos.
Confira a programação do CineBancários:
19 de abril (quinta-feira)
15h – Arabia
17h – Severina
19h – Em nome da América (sessão de estreia com debate)
20 de abril (sexta-feira)
15h – Arabia
17h – Severina
19h – Em nome da América
21 de abril (sábado)
15h – Arabia
17h – Severina
19h – Em nome da América
22 de abril (domingo)
15h – Arabia
17h – Severina
19h – Em nome da América
24 de abril (terça-feira)
15h – Arabia
17h – Severina
19h – Em nome da América
25 de abril (quarta-feira)
15h – Arabia
17h – Severina
19h – Em nome da América