O que é saúde? A pergunta, que não aparece explicitamente, é o fio condutor do documentário “Saúde”, com direção e roteiro de Guilherme Castro e produção de Castro e Luiz Alberto Cassol. O filme, novo projeto da Filmes de Junho Produtora, será lançado em Porto Alegre em 26 de outubro na Cinemateca Capitólio.
“Saúde” tem uma narrativa em duas linhas: falas e textos intensos e testemunhais sobre a saúde no dia a dia, e cenas do cotidiano com poesia visual, em ações e respiros.
Os personagens e lugares são do interior do Pará, no Rio Tapajós, do Distrito Federal, de Natal e de Porto Alegre. A partir da experiência local e saber da cada um, as falas desenvolvem a reflexão sobre o que é viver com saúde e, em sentido amplo, os diferentes aspectos da sociedade que estão implicados.
Os testemunhos são de pessoas inseridas, articuladas, com sotaques, experiências e reflexões diversas: saúde é ter condições de viver dignamente. É muito mais do que a relação saúde doença. Os corredores estão transformados em enfermarias. Como está a situação hospitalar no Brasil hoje? Aonde vai terminar isso? Precisa de saúde preventiva.
“É um filme reflexivo, com final em aberto, de montagem bem cadenciada, e realizado com modos poético e direto” analisa o diretor Guilherme Castro.
Serviço:
Lançamento e debate do documentário “Saúde” em Porto Alegre.
26/10, quinta-feira, às 20 horas, na Cinemateca Capitólio.
Sessão com recursos de acessibilidade às 19h30.
Entrada franca.
Contatos:
Guilherme Castro (51) 99173-7773 / www.guilhermecastro.org
Luiz Alberto Cassol (51) 98043-5063 / https://www.facebook.com/LuizAlbertoCassol
Saúde (trailer): https://vimeo.com/237122564
Créditos fotos de divulgação: Pablo Chasseraux
Equipe Técnica:
Direção e Roteiro
Guilherme Castro
Deixe um comentário