Documentário ‘O Caso do Homem Errado’ estreia no Festival de Cinema de Gramado

Filme conta história de operário negro executado pela Polícia Militar

O documentário longa-metragem “O Caso do Homem Errado” será exibido nessa segunda-feira (21), às 16h, no Festival de Cinema de Gramado, dentro da Mostra Gaúcha de Longas. A sessão ocorre no  Teatro Elisabeth Rosenfeld (Av. São Pedro, 369). O filme é dirigido pela jornalista negra e realizadora estreante Camila de Moraes, que também assina o roteiro da produção junto com Mariani Ferreira e Maurício Borges de Medeiros.

O longa conta a história do jovem operário negro Júlio César de Melo Pinto, que foi executado pela Polícia Militar, nos anos 1980, em Porto Alegre. O crime ganhou notoriedade  após  a imprensa divulgar fotos  de Júlio sendo colocado com vida na viatura da PM e chegar, 37 minutos depois, morto a tiros no hospital.

O documentário traz o depoimento de Ronaldo Bernardi, o fotógrafo que fez as imagens que tornaram o caso conhecido, da viúva do operário, Juçara Pinto, e de nomes respeitados da luta pelos direitos humanos e do movimento negro no Brasil. Além do caso que dá título ao filme, a produção discute ainda as mortes de pessoas negras provocadas pela polícia e o racismo institucional. No Brasil, a cada ano, 30 mil jovens são assassinados, 77% deles são negros.

O documentário foi produzido de maneira independente pela produtora gaúcha Praça de Filmes, e financiado coletivamente.