A partir de 23 de janeiro o documentário Golpe (LM, 73min, 2018), produção gaúcha dirigida por Luiz Alberto Cassol e Guilherme Castro, entra em cartaz na Cinemateca Paulo Amorim, da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736, telefone 51 3221-7147), com sessões às 19h30min. Após a exibição de estreia, equipe e personalidades que participaram do filme vão debater com a público, oportunidade para refletir e compreender fatos recentes da política brasileira.
Golpe faz uma cronologia e provoca uma reflexão sobre os fatos políticos que marcaram a destituição de Dilma Roussef e a prisão de Lula. Entre a infinidade de imagens e sons midiáticos que circulam, numa linha de tempo historicamente fundada e detalhada, a força do filme está nas conexões feitas, na abrangência, na quantidade de informações e na narrativa aberta.
O filme teve quatro sessões lotadas na pré-estreia em Porto Alegre, em agosto de 2018 no Cine Bancários, e participou da seleção oficial do 9º Festival Internacional de Cinema Político/FICiP, de Buenos Aires. Agora, fechou parceria com a Guarujá Produções para distribuição a partir de 2020 e estreia no circuito de salas de cinema na Cinemateca Paulo Amorim.
Sobre o documentário o produtor Carlos Peralta, da Guarujá Produções, afirma: “Desde que vi o filme entendi que mais do que uma obra cinematográfica sobre acontecimentos políticos dos últimos anos, estava diante de uma narrativa objetiva do que tinha realmente acontecido. É um filme que precisa ser apresentado ao mundo para que todos se conscientizem do drama que ainda vivemos e que abala todos nós. É impactante!”.
Participam do documentário: Benedito Tadeu César, Bruno Lima Rocha, Celi Pinto, Claudir Nespolo, Gleidson Renato Martins Dias, Juremir Machado, Kátia Azambuja, Mario Madureira, Matheus Gomes, Miguel Rossetto, Moisés Mendes, Néstor Monasterio, Priscila Voigt Severiano, Tarso Genro, Vanessa Aguiar Borges e Zoravia Bettiol.
Deixe um comentário