O documentário DIVINAS DIVAS, da diretora Leandra Leal é o próximo título da SESSÃO DE CINEMA INCLUSIVO. A exibição será no dia 27 de outubro, sábado, às 14h30 na Sala Eduardo Hirtz da Cinemateca Paulo Amorim (térreo da Casa de Cultura Mario Quintana – Rua dos Andradas, 736), com recursos de audiodescrição, legendas e tradução para Libras (Língua Brasileira de Sinais).
O objetivo é contemplar um público quem nem sempre tem acesso às atividades culturais e atender às demandas de acessibilidades, que hoje já são uma exigência da legislação brasileira em vários setores.
As SESSÕES DE CINEMA INCLUSIVO, dedicadas aos filmes brasileiros e/ou produções gaúchas, integram o Plano Anual de Programação da Cinemateca Paulo Amorim, com patrocínio do Banrisul, Icatu Seguros e Rio Grande Seguros por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura. Até o final do ano, o Plano inclui outras mostras especiais e também a reforma completa e digitalização da Sala Eduardo Hirtz.
Sobre a sessão:
DIVINAS DIVAS (Brasil, 2017, 110min). Documentário de Leandra Leal. Vitrine Filmes, 14 anos.
Sinopse: Rogéria, Valéria, Jane Di Castro, Camille K, Fujika de Holliday, Eloína dos Leopardos, Marquesa e Brigitte de Búzios representam a primeira geração de travestis do Brasil que brilhou nos palcos do Rio de Janeiro, ainda nos anos 1970. O filme acompanha o reencontro destas artistas para a montagem de um espetáculo, destacando histórias e memórias de um grupo que revolucionou o comportamento sexual e desafiou a moral de uma época.
As exibições têm entrada franca, com agendamento de instituições, escolas e grupos especiais de acessibilidade pelo telefone (51) 3226.5787.
Deixe um comentário