Confira a programação de 5 a 11 de abril da Cinemateca Paulo Amorim

A Cinemateca não funciona nas segundas-feiras.

Confira a programação: 

SALA 1 / PAULO AMORIM

15h15 – MINHA AMIGA DO PARQUE

(Mi Amiga del Parque – Argentina/Uruguai, 2017, 90min). Direção de Ana Katz, com Julieta Zylberberg, Ana Katz, Maricel Álvarez. Descoloniza Filmes, 12 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Mãe de um bebê de poucos meses, Liz tenta driblar a ausência do marido e suas inseguranças com passeios em um parque perto de sua casa. É ali que ela conhece as irmãs Rosa e Renata, que também têm filhos pequenos. À medida que a amizade entre as três cresce, há algumas mudanças de comportamento e muitos questionamentos sobre a maternidade. O filme ganhou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Sundance 2016.

17h – ZAMA

(Argentina/França/Espanha/Brasil – 2017, 115min). Direção de Lucrécia Martel, com Daniel Gimenez Cacho, Lola Dueñas, Matheus Nachtergaele. Vitrine filmes, 14 anos. Drama histórico.

Sinopse: Em fins do século XVIII, um funcionário da Coroa Espanhola aguarda com ansiedade a autorização do rei para ser transferido para Buenos Aires. Enquanto a ordem não chega, os dias se arrastam em uma região inóspita da América do Sul – até que Zama resolve se juntar a um grupo de soldados que caçam um bandido perigoso.

19h15 – UMA MULHER FANTÁSTICA

(Una Mujer Fantástica – Chile/Espanha, 2017, 105min). Direção de Sebastián Lelio, com Daniela Vega, Francisco Reyes, Luis Gnecco. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro e prêmio de melhor roteiro no Festival de Cinema de Berlim, o longa acompanha a história da garçonete transexual Marina, que tem um namorado há muitos anos. Quando seu companheiro morre, Marina começa a enfrentar os preconceitos por ser “diferente”. E os problemas vêm, principalmente, da família do falecido.

SALA 2/ EDUARDO HIRTZ

15h – O INSULTO

(L´Insulte – Líbano/Bélgica/França, 2017, 110min). Direção de Ziad Doueiri, com Adel Karam, Rita Hayek, Kamel El Basha. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Toni é um cristão libanês e Yasser é um refugiado palestino. Os dois vivem em Beirute e um dia, por conta de um acidente banal, o caminho deles acaba se cruzando. Eles discutem, cada um se sente ofendido nas suas convicções e a briga vai parar nos tribunais, ganhando cobertura midiática e uma tensão nacional que foge do controle das autoridades. O filme foi um dos cinco finalistas na indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

* Não haverá exibição nos dias 6, 7 e 8 de abril devido à realização da Mostra Semente – Virada Sustentável

17h15 – DAPHNE

(Reino Unido, 2018, 90 min). Direção de Peter Mackie Burns, com Emily Beecham e Geraldine James. 16 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Daphne tem 30 anos, mora em Londres e acha que sua vida não tem muito sentido. Entre a rotina do trabalho em um restaurante e os encontros com amigos e amantes, ela ajuda um sujeito que é vítima de um assalto – e isso a faz mudar de opinião a respeito de algumas coisas.

* Não haverá exibição nos dias 6, 7 e 8 de abril devido à realização da Mostra Semente – Virada Sustentável

19h – O FILHO URUGUAIO

(Une Vie Ailleurs – França/Uruguai, 2017, 95min). Direção de Olivier Peyon, com Isabelle Carré, Ramzy Bedia, Maria Dupláa. Bonfilm, 14 anos. Drama.

Sinopse: Depois de quatro anos sem notícias do filho, a francesa Sylvie resolve ir buscá-lo no Uruguai. Ela conta com a ajuda do assistente social Mehdi e acredita que tudo vai dar certo. Mas, quando reencontra o menino, a realidade é outra: ele vive bem e cercado de muito carinho pela família uruguaia, incluindo uma tia e a avó paterna.

SALA 3 / NORBERTO LUBISCO

15h15 – VISAGES VILLAGES

(França, 2016, 90 min). Documentário de Agnès Varda e JR. Esfera Filmes. 10 anos.

Sinopse: A cineasta Agnès Varda e o artista visual JR, conhecidos mundialmente pelos trabalhos que questionam a exibição das imagens, viajam por regiões do interior da França fazendo aquilo que mais gostam: conversando com pessoas e registrando seus cotidianos de uma maneira peculiar.

* Não haverá sessões no sábado e domingo (dias 7 e 8 de abril)

15h15 – SPIRIT: O CORCEL INDOMÁVEL (Sessão Pais e Filhos)

(Stallion of the Cimarron – EUA, 2002, 85min). Animação de Kelly Asbury. Apoio MPLC. Livre. R$ 4,00.

Sinopse: Spirit é um cavalo selvagem que vive no Oeste Americano nos tempos da colonização, em meados do século XVII. Junto com o indiozinho Lakota, ele acompanha todas as mudanças que acontecem no país.

* Sessões somente no sábado e domingo (dias 7 e 8 de abril)

17h – A NÚMERO UM

(Numéro Une – França, 2017, 110min). Direção de Tonie Marshall, com Emmanuelle Devos, Suzanne Clément, Richard Berry. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Emmanuelle Blachey é a executiva conceituada de uma grande empresa de energia da França. Incentivada por outras mulheres, ela resolve disputar a vaga de presidente da empresa – mas terá que administrar a concorrência masculina e os muitos preconceitos das pessoas do seu círculo.

19h15 – TORQUATO NETO – TODAS AS HORAS DO FIM

(Brasil, 2017, 90min). Documentário de Eduardo Ades e Marcus Fernando. Vitrine Filmes, 12 anos.

Sinopse: O filme recupera a trajetória do poeta, cineasta, compositor e jornalista piauiense Torquato Neto, que nasceu em Teresina e cometeu suicídio no dia do seu aniversário de 28 anos. Ele foi um dos protagonistas do movimento tropicalistas junto com Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tom Zé e Gal Costa. O ator Jesuíta Barbosa dá vida a poemas e outros escritos de Torquato.