Confira a programação sala por sala:
SALA 1 / PAULO AMORIM
15h15 – EU, TONYA
(I, Tonya – Estados Unidos, 2017, 120min). Direção de Craig Gillespie, com Margot Robbie e Allison Janey. California Filmes, 14 anos. Comédia dramática.
Sinopse: Com o Oscar de melhor atriz coadjuvante para Allison Janey, o filme é baseado em um episódio dramático que envolveu a patinadora norte-americana Tonya Harding nos anos 1990. Ela teve uma vida de altos e baixos – incluindo as humilhações da mãe e os abusos do marido – e chegou a ser acusada de um atentado contra uma competidora rival nas Olimpíadas de Inverno de 1994.
17h30 – UMA MULHER FANTÁSTICA
(Una Mujer Fantástica – Chile/Espanha, 2017, 105min). Direção de Sebastián Lelio, com Daniela Vega, Francisco Reyes, Luis Gnecco. Imovision, 14 anos. Drama.
Sinopse: Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro e prêmio de melhor roteiro no Festival de Cinema de Berlim, o longa acompanha a história da garçonete transexual Marina, que tem um namorado há muitos anos. Quando seu companheiro morre, Marina começa a enfrentar os preconceitos por ser “diferente”. E os problemas vêm, principalmente, da família do falecido.
19h30 – VISAGES VILLAGES
(França, 2016, 90 min). Documentário de Agnès Varda e JR. Esfera Filmes. 10 anos.
Sinopse: A cineasta Agnès Varda e o artista visual JR, conhecidos mundialmente pelos trabalhos que questionam a exibição das imagens, viajam por regiões do interior da França fazendo aquilo que mais gostam: conversando com pessoas e registrando seus cotidianos de uma maneira peculiar. O filme, indicado ao Oscar de melhor documentário, tem como destaque a linguagem bem humorada e o entrosamento entre os dois artistas – Varda tem quase 90 anos, enquanto JR ainda não chegou aos 40.
SALA 2/ EDUARDO HIRTZ
15h – UMA ESPÉCIE DE FAMÍLIA
(Una Especie de Familia – Argentina/Brasil, 2017, 95min). Direção de Diego Lerman, com Bárbara Lennie, Daniel Aráoz, Claudio Tolcach. Pandora Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: A médica Malena, de Buenos Aires, está prestes a realizar o sonho de ser mãe: ela vai ficar com o bebê de uma jovem da periferia que não tem condições de criar o filho. Mas o pai biológico da criança resolve descumprir o combinado e pedir uma “ajuda de custo” bem elevada.
16h50 – BARREIRAS
(Barrages – Luxemburgo/Bélgica, 2017, 110min). Direção de Laura Schroeder, com Isabelle Huppert, Lolita Chammah, Thémis Pauwels. Pandora Filmes, 12 anos. Drama.
Sinopse: O filme acompanha três gerações de mulheres de uma mesma família num momento difícil de reencontro. Catherine volta depois de uma década, disposta a retomar o vínculo com a filha pré-adolescente Alba – que ficou sob os cuidados da avó, Elisabeth. As atrizes Isabelle Huppert e Lolita Chammah são mãe e filha na vida real. O filme foi a indicação de Luxemburgo na disputa ao Oscar estrangeiro de 2018.
19h – O INSULTO
(L´Insulte – Líbano/Bélgica/França, 2017, 110min). Direção de Ziad Doueiri, com Adel Karam, Rita Hayek, Kamel El Basha. Imovision, 14 anos. Drama.
Sinopse: Toni é um cristão libanês e Yasser é um refugiado palestino. Os dois vivem em Beirute e um dia, por conta de um acidente banal, o caminho deles acaba se cruzando. Eles discutem, cada um se sente ofendido nas suas convicções e a briga vai parar nos tribunais, ganhando cobertura midiática e uma tensão nacional que foge do controle das autoridades. O filme foi um dos cinco finalistas na indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro.
SALA 3 / NORBERTO LUBISCO
15h30 – TORQUATO NETO – TODAS AS HORAS DO FIM
(Brasil, 2017, 90min). Documentário de Eduardo Ades e Marcus Fernando. Vitrine Filmes, 12 anos.
Sinopse: O filme recupera a trajetória do poeta, cineasta, compositor e jornalista piauiense Torquato Neto, que nasceu em Teresina e cometeu suicídio no dia do seu aniversário de 28 anos. Ele foi um dos protagonistas do movimento tropicalistas junto com Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tom Zé e Gal Costa. O ator Jesuíta Barbosa dá vida a poemas e outros escritos de Torquato.
* Não haverá sessões no sábado e domingo (dias 24 e 25 de março)
15h30 – NO MUNDO DA LUA (Sessão Pais e Filhos)
(Atrapa la Bandera – Espanha, 2015, 95min). Animação de Enrique Gato. Apoio MPLC. Livre. R$ 4,00.
Sinopse: Por conta de uma missão espacial urgente, o governo dos Estados Unidos
recruta astronautas veteranos. Esta é chance do garoto Mike reaproximar seu pai do avô, que abandonou a família depois de uma viagem fracassada à Lua.
* Sessões somente no sábado e domingo (dias 24 e 25)
17h15 – LIBERTAÇÃO 1: O ARCO DE FOGO
(Osvobozhdenie: Ognennaya duga – Rússia, 1969, 90min). Direção de Yuri Ozerov. 12 anos.
Sinopse: O filme é ambientado na 2ª Guerra Mundial, com foco nos episódios que vão da contra-ofensiva soviética após a vitória em Stalingrado, concluída em fevereiro de 1943, até a batalha de Kursk, o maior confronto de blindados da guerra. O longa integra o ciclo de Cinema Soviético 2018, com títulos do famoso estúdio MosFilm.
19h – PRA FICAR NA HISTÓRIA
(Brasil, 2018, 75min). Documentário de Boca Migotto. Epifania Filmes. Livre
Sinopse: O filme acompanha o dia a dia do descendente de italianos Luiz Henrique Fitarelli, um apaixonado pela história de sua família. Há mais de dez anos, ele vem construindo seu próprio povoado colonial em Garibaldi: a Villa Fitarelli. O local serve de museu e locação para novelas e filmes de época.
Deixe um comentário