Confira a programação completa por sala:
Sala 1 – Paulo Amorim
15h30 – EM PEDAÇOS
(Aus Dem Nichts – Alemanha/França, 2017, 105min). Direção de Fatih Akin, com Diane Kruger, Denis Moschitto, Numan Acar. Imovision, 14 anos. Drama.
Sinopse: O cineasta, de origem turca, conta a história de uma família esfacelada pela intolerância dos neonazistas. A protagonista é Katia, que vê seu marido e seu filho morrerem num atentado e acredita na Justiça da Alemanha para punir os culpados. Como nada acontece, ela busca uma maneira própria de resolver o assunto. O filme foi o vencedor do Globo de Ouro 2018 de melhor filme estrangeiro.
17h30 – CHÂTEAU-PARIS
(La Vie de Château – França, 2017, 85min). Direção de Modi Barry e Cédric Ido, com Jacky Ido, Tatiana Rojo, Jean-Baptiste Anoumon. Imovision, 16 anos. Comedia dramática.
Sinopse: A estação de metrô Chateau D´Eau, em Paris, tem uma particularidade: no seu entorno se concentram dezenas de salões de beleza, frequentados principalmente pelos imigrantes africanos que moram no bairro. Assim, cada mulher que sai do metrô é uma cliente em potencial – e o galanteador Charles tenta convencê-las a conhecer o salão no qual ele trabalha.
19h15 – UMA MULHER FANTÁSTICA
(Una Mujer Fantástica – Chile/Espanha, 2017, 105min). Direção de Sebastián Lelio, com Daniela Vega, Francisco Reyes, Luis Gnecco. Imovision, 14 anos. Drama.
Sinopse: Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro e prêmio de melhor roteiro no Festival de Cinema de Berlim, o longa acompanha a história da garçonete transexual Marina, que tem um namorado há muitos anos. Quando seu companheiro morre, Marina começa a enfrentar os preconceitos por ser “diferente”. E os problemas vêm, principalmente, da família do falecido.
Sala 2 – Eduardo Hirtz
15h – DAPHNE
(Reino Unido, 2018, 90 min). Direção de Peter Mackie Burns, com Emily Beecham e Geraldine James. Supo Mungam Films. 16 anos. Comédia dramática.
Sinopse: Daphne tem 30 anos, mora em Londres e acha que sua vida não tem muito sentido. Entre a rotina do trabalho em um restaurante e os encontros com amigos e amantes, ela ajuda um sujeito que é vítima de um assalto – e isso a faz mudar de opinião a respeito de algumas coisas.
16h45 – LOU
(Lou Andreas-Salomé – Alemanha/Suiça, 2017, 115min. Direção de Cordula Kablitz-Post, com Katharina Lorenz, Nicole Heesters, Liv Lisa Fries. CineArt Filmes, 16 anos. Drama biográfico.
Sinopse: Pouco antes de morrer, a escritora e psicanalista Lou Andreas-Salomé (1861-1937) resolve escrever suas memórias. A partir daí, ela relembra sua infância na Rússia (foi a única menina depois de cinco irmãos), a paixão pela filosofia na adolescência e a certeza de que seria uma intelectual. Lou foi uma das pioneiras da psicanálise e também do feminismo, despertando a paixão e a admiração de personalidades como Friedrich Nietzsche, Paul Rée, Rainer Maria Rilke e Sigmund Freud.
19h – SEVERINA
(Brasil-Uruguai, 2017, 100min). Direção de Felipe Hirsch, com Javier Drolas, Carla Quevedo, Alfredo Castro. Sessão Vitrine Petrobras, 14 anos. Drama.
Sinopse: O diretor de teatro Felipe Hirsch estreia no cinema com esta adaptação do romance homônimo de Rodrigo Rey Rosa. Na história, um dono de livraria se apaixona por uma nova cliente e passa seus dias esperando que ela retorne – apesar de saber que ela rouba alguns livros.
Sala 3 – Norberto Lubisco
15h30 – O FILHO URUGUAIO
(Une Vie Ailleurs – França/Uruguai, 2017, 95min). Direção de Olivier Peyon, com Isabelle Carré, Ramzy Bedia, Maria Dupláa. Bonfilm, 14 anos. Drama.
Sinopse: Depois de quatro anos sem notícias do filho, a francesa Sylvie resolve ir buscá-lo no Uruguai. Ela conta com a ajuda do assistente social Mehdi e acredita que tudo vai dar certo. Mas, quando reencontra o menino, a realidade é outra: ele vive bem e cercado de muito carinho pela família uruguaia, incluindo uma tia e a avó paterna.
* Não haverá sessões no sábado e domingo (dias 21 e 22 de abril)
15h30 – UM MONSTRO EM PARIS (Sessão Pais e Filhos)
(Un Monstre à Paris – França, 2013, 85min). Animação de Eric Bergeron. Apoio MPLC, exibição em DVD. Ingressos a R$ 4,00.
Sinopse: Um projecionista, um inventor atrapalhado e uma cantora de cabaré se unem para caçar um monstro que está assustando Paris no início do século XX.
* Sessões somente no sábado e domingo (dias 21 e 22 de abril)
17h15 – MINHA AMIGA DO PARQUE
(Mi Amiga del Parque – Argentina/Uruguai, 2017, 90min). Direção de Ana Katz, com Julieta Zylberberg, Ana Katz, Maricel Álvarez. Descoloniza Filmes, 12 anos. Comédia dramática.
Sinopse: Mãe de um bebê de poucos meses, Liz tenta driblar a ausência do marido e suas inseguranças com passeios em um parque. É ali que ela conhece as irmãs Rosa e Renata, que também têm filhos pequenos. À medida que se aproximam, há algumas mudanças de comportamento e muitos questionamentos sobre a maternidade.
19h – LIBERTAÇÃO 2: RUPTURA
(Osvobozhdenie: Proryv – URSS, 1969, 95mn). Direção de Yuri Ozerov, com Bukhuti Zakariadze, Nikolai Rybnikov. MosFilm, 14 anos. Drama de guerra.
Sinopse: Na continuação de “Arco de Fogo”, o filme mostra o envolvimento da URSS na Segunda Guerra Mundial a partir de 1943. São momentos como a invasão da Itália pelas tropas de Hitler, a retomada de Kiev e o encontro de Roosevelt, Stalin e Churchill em Teerã para decidir a abertura da frente ocidental. O longa integra o ciclo de Cinema Soviético 2018, com títulos do famoso estúdio MosFilm.
Deixe um comentário