SALA 1 / PAULO AMORIM
15h15 – EU, TONYA
(I, Tonya – Estados Unidos, 2017, 120min). Direção de Craig Gillespie, com Margot Robbie e Allison Janey. California Filmes, 14 anos. Comédia dramática.
Sinopse: Com o Oscar de melhor atriz coadjuvante para Allison Janey, o filme é baseado no episódio que envolveu a patinadora norte-americana Tonya Harding nos anos 1990. Ela teve uma vida de altos e baixos – incluindo as humilhações da mãe e os abusos do marido – e chegou a ser acusada de um atentado contra uma competidora rival nas Olimpíadas de Inverno de 1994.
17h30 – UMA MULHER FANTÁSTICA
(Una Mujer Fantástica – Chile/Espanha, 105min, 2017). Direção de Sebastián Lelio, com Daniela Vega, Francisco Reyes, Luis Gnecco. Imovision, 14 anos. Drama.
Sinopse: Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro e prêmio de melhor roteiro no Festival de Cinema de Berlim, o longa acompanha a história da garçonete transexual Marina, que tem um namorado há muitos anos. Quando seu companheiro morre, Marina começa a enfrentar os preconceitos por ser “diferente”. E os problemas vêm, principalmente, da família do falecido.
19h30 – VISAGES VILLAGES
(França, 90 min, 2016). Documentário de Agnès Varda e JR. Esfera Filmes. 10 anos.
Sinopse: A cineasta Agnès Varda e o artista visual JR, conhecidos mundialmente pelos trabalhos que questionam a exibição das imagens, viajam por regiões do interior da França fazendo aquilo que mais gostam: conversando com pessoas e registrando seus cotidianos de uma maneira peculiar. O filme, indicado ao Oscar de melhor documentário, tem como destaque a linguagem bem humorada e o entrosamentos entre os dois artistas – Varda tem quase 90 anos, enquanto JR ainda não chegou aos 40.
SALA 2/ EDUARDO HIRTZ
15h – TORQUATO NETO – TODAS AS HORAS DO FIM
(Brasil, 90min, 2017). Documentário de Eduardo Ades e Marcus Fernando. Vitrine Filmes, 12 anos.
O filme recupera a trajetória do poeta, cineasta, compositor e jornalista piauiense Torquato Neto, que nasceu em Teresina e cometeu suicídio no dia do seu aniversário de 28 anos. Ele foi um dos protagonistas do movimento tropicalistas junto com Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tom Zé e Gal Costa. O ator Jesuíta Barbosa dá vida a poemas e outros escritos de Torquato.
16h45 – O JOVEM KARL MARX
(Le Jeune Karl Marx – França/Alemanha/Bélgica, 118min, 2017). Direção de Raoul Peck, com August Diehl, Stefan Konarske, Vicky Krieps. California Filmes, Drama. 14 anos.
Sinopse: Aos 26 anos, o jovem prussiano Karl Marx vai viver em Paris com sua mulher, Jenny. Lá, eles conhecem Friedrich Engels, filho do dono de uma fábrica interessado no surgimento do proletariado inglês, que vem a ser a peça que faltava para a compreensão de Marx sobre o mundo. Em meio à agitação política e social que marcou o século XIX, os dois formam uma parceria intelectual que deu origem à obra “O Capital”, marco do pensamento socialista. O filme é assinado pelo mesmo diretor do documentário “Eu não sou seu Negro”.
19h – PRA FICAR NA HISTÓRIA
(Brasil, 2018, 75min). Documentário de Boca Migotto. Epifania Filmes. Livre
Sinopse: O filme acompanha o dia a dia do descendente de italianos Luiz Henrique Fitarelli, um apaixonado pela história de sua família. Há mais de dez anos, ele vem construindo seu próprio povoado colonial em Garibaldi: a Villa Fitarelli. O local serve de museu e locação para novelas e filmes de época.
SALA 3 / NORBERTO LUBISCO
15h15 – DE VOLTA
(Go Home – França/Suíça/Líbano, 2016, 100min). Direção de Jihane Chouaib, com Golshifteh Farahani, Maximilien Seweryn, François Nour. Esfera Filmes, 12 anos. Drama.
Sinopse: Inspirado nas vivências da própria diretora, a trama mostra o retorno da jovem Nada à cidade onde nasceu, no Líbano. Mas ela mal fala o árabe e pouco sabe das tradições e dos dilemas do seu país.
* Não haverá sessões no sábado e domingo (dias 17 e 18 de março)
15h15 – VALENTE (Sessão Pais e Filhos)
(Brave – Estados Unidos, 2012, 95min). Animação de Mark Andrews e Brenda Chapman. Estúdios Disney, Livre. Apoio: MPLC e locadora E O Vídeo Levou. RS 4,00.
Sinopse: A jovem Merida foi criada pela mãe para ser rainha, mas a garota dos cabelos ruivos e rebeldes gosta mesmo é de cavalgar pelas planícies selvagens da Escócia.
* Sessões somente no sábado e domingo (dias 17 e 18)
17h15 – BARREIRAS
(Barrages – Luxemburgo/Bélgica, 2017, 110min). Direção de Laura Schroeder, com Isabelle Huppert, Lolita Chammah, Thémis Pauwels. Pandora Filmes, 12 anos. Drama.
Sinopse: O filme acompanha três gerações de mulheres de uma mesma família num momento difícil de reencontro. Catherine volta depois de uma década, disposta a retomar o vínculo com a filha Alba – que ficou sob os cuidados da avó, Elisabeth. Isabelle Huppert e Lolita Chammah são mãe e filha na vida real.
19h15 – LIBERTAÇÃO 1: O ARCO DE FOGO
(Osvobozhdenie: Ognennaya duga – Rússia, 1969, 90min). Direção de Yuri Ozerov. 12 anos
O filme é ambientado na 2ª Guerra Mundial, com foco nos episódios que vão da contra-ofensiva soviética após a vitória em Stalingrado, concluída em fevereiro de 1943, até a batalha de Kursk, o maior confronto de blindados da guerra. O longa integra o ciclo de Cinema Soviético 2018, com títulos do famoso estúdio MosFilm.
Deixe um comentário