Em agosto, a Sala Redenção – Cinema Universitário apresenta a mostra ’50 Tons de Noir’, exibindo clássicos do film noir, das décadas de 1940 e 1950, e obras que mostram como esse gênero se transformou e se adapta aos que são chamado neo noir.
Tendo suas raízes nos expressionistas alemães dos anos 1920, inclusive com alguns diretores desse movimento emigrado para os Estados Unidos fugindo do nazismo e realizando filmes por lá, essas obras chegaram apenas após o fim da 2º Guerra Mundial na França, onde críticos da época que desenvolveram essa terminologia para descrever esse tipo de filme, posto que, à época de lançamento, eram classificados apenas como “melodramas”.
Esse movimento cinematográfico é marcado fortemente pelo seu forte estilo, que reflete as tensões e inseguranças do pós-guerra americano, com uma atmosfera de medo, desconfiança e corrupção sempre presentes na alma do filme. Cada personagem tinha características que refletiam o pior da sociedade americana da época, como uma forma de mostrar um país sem moral nem justiça.
A cinematografia é diretamente ligada ao expressionismo alemão, marcada por uma iluminação altamente contrastada, sombras eminentes e um tom melancólico ou agressivo. O cenário, muito marcado por cenas noturnas, com chuva ou em ambientes fechados e claustrofóbicos. Seus personagens, sempre pessoas marcadas pelo seu passado e repetindo os mesmos erros de outrora, normalmente detetives particulares, policiais e femme fatales.
Como movimento, foi extremamente importante para todo o cinema mundial: foi uma inspiração para os diretores da nouvelle vague francesa e gerou, ao longo dos anos, uma série de filmes direta ou indiretamente inspirados nas suas estéticas e temáticas – classificados como neo noir. Este novo gênero é bastante abrangente, trazendo tanto ficções científicas como Blade Runner (1984) quanto suspenses, como Veludo Azul (1986), normalmente sendo difícil a sua definição por causa disso.
Serão exibidos os filmes noir Do Lodo Brotou Uma Flor (1947), de Robert Montgomery, que mostra um ex-combatente americano procurando um gângster mexicano (cujo ator foi o primeiro hispânico a receber uma indicação ao Oscar na sua categoria) afim de chantageá-lo, e um agente do FBI também o caçando; Sombras do Mal (1950), ambientado no mundo das lutas clandestinas cujo protagonista entra de cabeça; Gilda (1946), sobre jogos de azar e cassinos ilegais; No Silêncio da Noite (1950), uma narrativa sobre um roteirista suspeito de ter assassinado sua colega e, ao mesmo tempo, sobre a própria Hollywood; e, por fim, Um Corpo que Cai (1958), considerado pela revista Sight and Sound, do Festival de Cinema Britânico (BFI), como o melhor filme de todos os tempos.
Representando os diferentes filmes que foram inspirados pelo movimento, exibiremos os neo noir O Homem Que Não Estava Lá (2001), dos irmãos Joel e Ethan Coen, vencedor do prêmio de melhor direção no festival de Cannes, sobre um barbeiro que tenta chantagear o chefe da sua ex-mulher a fim de investir em uma nova tecnologia; Em Transe (2003), com sua labiríntica narrativa sobre um leiloeiro que sofre hipnoterapia; Dublê de Corpo (1984), que bebe do cálice de Hitchcock para construir uma obra sobre obsessão; Conflitos Internos (2002), filme de Hong Kong refilmado por Martin Scorcese em Os Infiltrados; e, por fim, Operação França (1971), vencedor do Oscar de melhor filme.
Confira a programação por filme:
SOMBRAS DO MAL
Dir. Jules Dassin| Reino Unido | 1950 | 101 min
01 de agosto | Quarta-feira | 16h
02 de agosto | Quinta-feira | 19h
06 de agosto | Segunda-feira | 16h
17 de agosto | Sexta-feira | 19h
Em Londres, um trapaceiro conhece um dos mais famosos lutadores de luta-livre e espera juntar-se a ele a fim de alterar resultados de lutas e faturar com apostas.
GILDA
Dir. Charles Vidor | Estados Unidos | 1946 | 110 min
02 de agosto | Quinta-feira | 16h
03 de agosto | Sexta-feira | 19h
10 de agosto | Sexta-feira | 16h
16 de agosto | Quinta-feira | 16h
Recém chegado em Buenos Aires, um apostador começa a trabalhar em um cassino de propriedade de um amigo seu. Lá, reconhece a mulher dele, com quem teve um caso.
DO LODO BROTOU UMA FLOR
Dir. Robert Montgomery | Estados Unidos | 1947 | 101 min
03 de agosto | Sexta-feira | 16h
13 de agosto | Segunda-feira | 19h
14 de agosto | Terça-feira | 16h
17 de agosto | Sexta-feira | 16h
A tentativa de chantagem de um homem em um gângster do Novo México, e a procura por um agente do FBI deste mesmo gângster.
NO SILÊNCIO DA NOITE
Dir. Nicholas Ray | Estados Unidos | 1950 | 94 min
06 de agosto | Segunda-feira | 19h
07 de agosto | Terça-feira | 16h
09 de agosto | Quinta-feira | 16h
13 de agosto | Segunda-feira | 16h
Um roteirista é o principal suspeito pela morte de uma colega.
UM CORPO QUE CAI
Dir. Alfred Hitchcock | Estados Unidos | 1958 | 129 min
08 de agosto | Quarta-feira | 16h
10 de agosto | Sexta-feira | 19h
15 de agosto | Quarta-feira | 16h
Contratado para seguir a esposa de um amigo, um detetive particular começa a achar que ela tem tendências suicidas, até que algo estranho ocorre.
CONFLITOS INTERNOS
Dir. Wai Keung Lau | Hong Kong | 2002 | 97 min
20 de agosto | Segunda-feira | 16h
24 de agosto | Sexta-feira | 19h
27 de agosto | Segunda-feira | 16h
31 de agosto | Sexta-feira | 19h
Um policial e um mafioso são responsáveis por infiltrar um o grupo de trabalho do outro, até que seus mentores precisam descobrir quem está infiltrado em cada um dos grupos.
DUBLÊ DE CORPO
Dir. Brian de Palma | Estados Unidos | 1984 | 114 min
20 de agosto | Segunda-feira | 19h
21 de agosto | Terça-feira | 16h
27 de agosto | Segunda-feira | 19h
28 de agosto | Terça-feira | 16h
Ao espionar uma vizinha, um jovem ator presencia o seu assassinato, o levando a se infiltrar no submundo da indústria de entretenimento adulto em busca de respostas.
EM TRANSE
Dir. Danny Boyle | Estados Unidos | 2013 | 101 min
21 de agosto | Terça-feira | 19h
22 de agosto | Quarta-feira | 16h
28 de agosto | Terça-feira | 19h
29 de agosto | Quarta-feira | 16h
Após sofrer uma pancada na cabeça e esquecer a localização de um quadro que ajudara a roubar, um leiloeiro de arte é forçado por seus chefes a passar por hipnose a fim de recobrir esta memória.
O HOMEM QUE NÃO ESTAVA LÁ
Dir. Joel Coen, Ethan Coen | Estados Unidos | 2001 | 116 min
22 de agosto | Quarta-feira | 19h
23 de agosto | Quinta-feira | 16h
29 de agosto | Quarta-feira | 19h
30 de agosto | Quinta-feira | 16h
Na década de 1940, uma série de consequências desastrosas se passam após um barbeiro descobrir que sua mulher o estava traindo.
OPERAÇÃO FRANÇA
Dir. William Friedkin | Estados Unidos | 1971 | 104 min
23 de agosto | Quinta-feira | 19h
24 de agosto | Sexta-feira | 16h
30 de agosto | Quinta-feira | 19h
31 de agosto | Sexta-feira | 16h
Dois detetives nova-iorquinos perseguem um poderoso traficante de heroína francês.
PARCEIROS DA SALA REDENÇÃO
CINEDHEBATE
O CineDHebate Direitos Humanos é uma iniciativa pioneira no gênero e consolidada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mediante uma parceria entre a Liga dos Direitos Humanos da Faculdade de Educação da UFRGS e a Sala Redenção da UFRGS. O ciclo foi criado em 2006, e seus organizadores atuam em pesquisa e ações de educação em direitos humanos, com experiência na área cinematográfica documental. Cada exibição é seguida de debate com a participação de convidados, dos organizadores e do público. Os principais objetivos do CineDHebate são propiciar uma reflexão crítica e fomentar debates abertos à comunidade universitária e ao público em geral sobre múltiplos temas em direitos humanos, em um diálogo com a linguagem e a mídia cinematográfica. Estas aproximações entre diversas abordagens e perspectivas resultam em uma importante forma de educação e promoção de uma cultura de direitos humanos, o que tem se demonstrado em cada debate público realizado nos ciclos anteriores do CineDHebate, todos de grande enriquecimento cultural.
Coordenação: Giancarla Brunetto
Curadoria: Nykolas Friedrich Von Peters Correia Motta
O Homem Elefante
14 de agosto | terça-feira | 19h
Direção: David Lynch | Drama, Biografia | EUA, Inglaterra | 1980 | 124 min
A história de John Merrick (John Hurt), um desafortunado cidadão da Inglaterra vitoriana portador do caso mais grave de neurofibromatose múltipla registrado até então, tendo 90% do corpo deformado.
SESSÃO CLUBE DE CINEMA
Nos bastidores das notícias
07 de agosto | terça-feira | 19h
Em Washington D.C. Jane Craig (Holly Hunter), produtora do telejornal de uma grande rede, tenta manter o alto padrão de qualidade, mas precisa lidar com a promoção do charmoso novo talento da emissora, Tom Grunick (William Hurt), que representa tudo o que ela mais odeia.
Após as sessões, haverá debate com a equipe do Clube de Cinema.
Deixe um comentário