Confira a programação da Cinemateca Paulo Amorim para a semana

PROGRAMAÇÃO DE 14 A 20 DE FEVEREIRO DE 2019
SALA 1 / PAULO AMORIM
14h – AMANDO CAROLINA
(Amando a Carolina – Argentina/Brasil, 2018, 90min). Direção de Martin Viaggio, com Bella Carrijo, Daniel Alvim e Guillermo Pfening. Latinópolis, 14 anos. Drama romântico.
Sinopse: Diego, um jovem portenho, é apaixonado por Carolina, uma brasileira que vive em Buenos Aires. Mas ela ainda é ligada ao seu ex, Daniel, que mora em Florianópolis. Entre as idas e vindas destes desencontros amorosos, Diego começa a escrever um romance para contar sua história e falar de seus sentimentos.
15h45 – ASSUNTO DE FAMÍLIA
(Manbiki Kazoku – Japão, 2018, 120min). Direção de Hirokazu Kore-eda, com Lily Franky, Ando Sakura e Kiki Kilin. Imovision, 14 anos. Drama.
Sinopse: Osamu e sua mulher, Aki, vivem de trabalhos temporários e completam a renda com pequenos furtos, uma prática que até o filho do casal também domina. A casa simples onde moram ainda comporta a avó, a sobrinha que é garota de programa e a pequena Yuri, uma garotinha vítima de maus tratos recolhidas das ruas. Apesar das dificuldades, é o afeto que norteia o cotidiano da família. Palma de Ouro no Festival de Cannes, o longa é um dos cinco indicados ao Oscar de filme estrangeiro.
18h – O CONFEITEIRO
(The Cakemaker – Alemanha/Israel, 2018, 105min). Direção de Ofir Raul Graizer, com Tim Kalkhof, Sarah Adler e Roy Mille. Imovision, 14 anos. Drama.
Sinopse: Tomas leva uma vida solitária como confeiteiro de um café em Berlim, até se apaixonar por Oren, um empresário israelense casado. Preocupado com o sumiço do amante, Tomas busca por ele em Jerusalém e aceita trabalhar no café da esposa de Oren.
20h – CLÍMAX
(França, 2018, 90min). Direção de Gaspar Noé, com Sofia Boutella, Romain Guillermic, Souheila Yacoub. Imovision, 18 anos. Drama.
Sinopse: Depois de “Irreversível” (2002) e “Love” (2015), o diretor Gaspar Noé apresenta mais um filme polêmico. Nesta nova obra, um grupo de bailarinos se reúne para um grande ensaio e, durante a sessão, percebem que foram dopados com um alucinógeno. Em lugar de um roteiro convencional, o que o diretor propõe com seu filme é uma experiência sensorial e visual.
SALA 2 / EDUARDO HIRTZ
Obs.: A sala Eduardo Hirtz está fechada para manutenção.
SALA 3 / NORBERTO LUBISCO
15h – A GAROTA NA NÉVOA
(La Ragazza nella Nebbia – Itália/Alemanha, 2018, 125min). Direção de Donato Carrisi, com Toni Servillo, Lorenzo Richelmy. Mares Filmes, 14 anos. Suspense.
Sinopse: Em uma aldeia no norte da Itália, o detetive Vogel é chamado para investigar o misterioso caso do desaparecimento de Anna Lou, uma menina de 15 anos de família religiosa. O caso é acompanhado de perto pela mídia, que questiona os métodos nada comuns do trabalho de Vogel e, principalmente, a lista de suspeitos.
17h15 – CONQUISTAR, AMAR E VIVER INTENSAMENTE
(Plaire, Aimer et Courir Vite – França, 2018, 135min). Direção de Christophe Honoré, com Pierre Deladonchamps e Vincent Lacoste. Imovision, 14 anos. Comédia dramática.
Sinopse: Jacques é um escritor que vive em Paris, enquanto o jovem Arthur estuda em Rennes. O romance entre os dois, ambientado na turbulenta década de 1990, faz uma homenagem aos mestres da Nouvelle Vague e seu cinema que valoriza a reflexão e as artes.
19h45 – O ENCOURAÇADO POTEMKIN
(Bronenosets Potyomkin– Rússia, 1925, 75min). Direção de Sergueï Eisenstein e Grigori Aleksandrov. MosFilm, 14 anos. Drama.
Sinopse: Considerado um dos grandes clássicos dos primeiros anos do cinema pela força da sua narrativa e montagem inovadora, o filme é inspirado em um motim real que aconteceu em 1905 e abalou a Rússia. O levante foi motivado pela Guerra Russo-Japonesa e a insatisfação popular após o massacre do Domingo Sangrento, em São Petersburgo. O filme integra o Ciclo de Cinema Soviético 2019, com títulos do famoso estúdio MosFilm.