Confira a programação da Cinemateca Paulo Amorim para os dias 5 a 11 de julho

Programação de 5 a 11 de julho de 2018

Segunda-feira não há sessões

SALA 1 / PAULO AMORIM

15h – LUA DE JÚPITER

(Jupiter Holdja – Hungria/Alemanha, 2017, 130min). Direção de Kornél Mundruczó, com Merab Ninidze, Zsombor Jéger, György Cserhalmi. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Aryan, um jovem imigrante sírio, é baleado ao tentar cruzar a fronteira da Hungria. Preso num campo de refugiados, ele descobre que adquiriu poderes sobrenaturais, como levitar e curar feridas. Ele logo desperta o interesse de um médico não muito honesto e que tenta tirar proveito da situação – mas os dois precisam ficar amigos para sobreviver. O filme competiu no Festival de Cannes 2017.

* Não haverá sessão na sexta, dia 6, devido ao jogo Brasil X Bélgica.

*Não haverá sessão na quarta, dia 11, devido à Sessão Caramelo.

17h20 – A CÂMERA DE CLAIRE

(Keul-Le-Eo-Ui-Ka-Me-La – Coreia do Sul, 2017, 70min). Direção de Sang-Soo Hong, com Isabelle Huppert e Min-Hee Kim. Pandora Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Numa viagem de trabalho ao Festival de Cannes, a jovem coreana Jeon é demitida por sua chefe. Neste novo momento, ela conhece Claire, uma fotógrafa que registra muitos momentos com sua câmera Polaroid – e vai ajudar a garota a descobrir o real motivo da demissão.

18h45 – ENTRE-LAÇOS

(Karera Ga Honki De Amu Toki Wa – Japão, 2017, 127min). Direção de Naoko Ogigami, com Toma Ikuta, Rinka Kakihara, Kenta Kiritani. Lança Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Depois de ser abandonada pela mãe, Tomo, de 11 anos é acolhida por seu tio e a namorada, que é transexual. No primeiro momento a menina estranha e questiona a situação. Mas, com o passar do tempo, acaba descobrindo o verdadeiro sentido de uma família. O filme foi o vencedor do Prêmio Especial do Júri Teddy no Festival de Berlim 2017.

SALA 2 / EDUARDO HIRTZ

15h15 – A AMANTE

(Inhebbek Hedi – Tunísia/Bélgica, 2018, 93min). Direção, de Mohamed Ben Attia, com Majd Mastoura, Rym Ben Messaoud, Sabah Bouzouita. Pandora Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Hedi é um sujeito pacato, que trabalha como representante comercial e está às vésperas de um casamento que será realizado de acordo com as tradições do seu país. Enquanto a mãe coordena os preparativos, o chefe o envia para um trabalho em outra cidade. É quando Hedi conhece Rim, uma mulher que valoriza sua liberdade e tem outras prioridades na vida.

17h – CIGANOS DA CIAMBRA

(A Ciambra – Itália/EUA/França/Alemanha, 2017, 120min). Direção de Jonas Carpignano, com Pio Amato, Koudous Seihon, Damiano Amato. Pandora Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Misto de ficção e documentário, o filme acompanha o dia a dia de Pio, um adolescente italiano de 14 anos que vive com a família de ciganos em Ciambra, comunidade pobre da Calábria. Enquanto espera pela vida adulta, Pio convive com os vários grupos que formam a realidade socioeconômica do lugar: os italianos locais, os ciganos Romani e também os novos refugiados africanos.

19h15 – EM 97 ERA ASSIM

(Brasil, 2017, 95min). Direção de Zeca Brito, com Frederico Restori, João Pedro Correia, Pedro Moraes, Julio Estevan. Bretz Filmes, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: O ano é 1997, em Porto Alegre: quatro amigos de 15 anos – Renato, Moreira, Alemão e Pilha – vivem o auge da adolescência e da explosão dos hormônios. Juntos, eles só pensam em dar um jeito de perder a virgindade. Ao mesmo tempo, precisam ir bem na escola e encarar as questões familiares.

* Na sexta, dia 6, sessão comentada com o diretor e equipe.

SALA 3 / NORBERTO LUBISCO

15h – AS BOAS MANEIRAS

(Brasil/França, 2017, 135min). Direção de Juliana Rojas e Marco Dutra, com Isabél Zuaa, Marjorie Estiano, Miguel Lobo. Imovision, 14 anos. Fantasia/ Drama.

Sinopse: Clara, que vive na periferia de São Paulo, é contratada para ser a futura babá do bebê de Ana, moradora de um bairro nobre. À medida que a gravidez avança, a mãe tem comportamentos inesperados – e o parto não é exatamente normal.

* Não haverá sessões no sábado e domingo (dias 7 e 8 de julho)

15h – O TOURO FERDINANDO (Sessão Pais e Filhos)

(Ferdinand – EUA, 2017, 110min). Animação de Carlos Saldanha. Apoio MPLC, R$ 4,00.

Sinopse: Ferdinando é um touro que não gosta de violência e adora estar em contato com a natureza. Mas, acidentalmente, ele é escolhido para participar de uma tourada – o que implica em muitas confusões.

* Sessões somente no sábado e domingo (dias 7 e 8 de julho)

17h30 – OLHOS DO DESERTO

(Eye on Juliet – Canadá/Marrocos, 2018, 90min). Direção de Kim Nguyen, com Lina El Arabi, Joe Cole, Ayisha Issa. Esfera Filmes, 14 anos. Drama romântico.

Sinopse: A partir dos Estados Unidos, Gordon trabalha como operador de segurança e controla campos de petróleo no Norte da África. É assim, por meio da tecnologia, que ele conhece e tenta ajudar Ayusha, uma jovem que está enfrentando problemas com os pais por conta de um casamento que ela não deseja.

19h15 – UMA ESCALA EM PARIS

(Thirst Street – França/Estados Unidos, 2017, 85min). Direção de Nathan Silver, com Lindsay Burdge, Damien Bonnard e Esther Garrel. Imovision, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Quando conhece o garçom francês Jérôme, a norte-americana Gina acredita que finalmente vai superar a perda do antigo namorado. Mas o encanto com o novo amor e com a capital francesa dura pouco: junto vem Cleménce, um antigo caso de Jérôme que transformará a vida de Gina em um cotidiano inusitado de desilusões.