PROGRAMAÇÃO DE 27 DE SETEMBRO A 3 DE OUTUBRO DE 2018
SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES
SALA 1 / PAULO AMORIM
15h15 – MARVIN
(Marvin ou la Belle Éducation – França, 2018, 115min). Direção de Anne Fontaine, com Finnegan Oldfield. Mares Filmes, 16 anos. Drama.
Sinopse: Na pequena cidade onde cresceu, Marvin sofreu com os preconceitos homofóbicos – era motivo de deboche na escola e não tinha o carinho nem da família. Foi por meio do teatro que ele, quando jovem, conseguiu descrever o que sentia e encontrou seu lugar no mundo, assumindo o nome artístico de Martin Clément. O filme é baseado no livro de memórias do escritor francês Édouard Louis e fez parte da programação do Festival Varilux de Cinema Francês.
17h30 – TROCA DE RAINHAS
(L’Echange des Princesses – França, 2018, 100min). Direção de Marc Dugain, com Lambert Wilson, Olivier Gourmet, Anamaria Vartolome. Pandora Filmes, 14 anos. Drama histórico.
Sinopse: Em 1721, a paz entre os reinos da França e da Espanha foi selada com dois casamentos arranjados entre os jovens herdeiros de cada país. O que mais impressiona é a idade dos noivos: o futuro rei francês Louis XV, de 11 anos, se casou com a princesa Anna Maria Victoria, de apenas 4 anos. Ao mesmo tempo, Louise-Elisabeth d’Orleans, de 12, deixou a França para se casar com Louis, príncipe herdeiro da Espanha e apenas um ano mais novo que ela. O filme é baseado no livro “L’Échange des Princesses”, de Chantal Thomas, e integrou o Festival Varilux de Cinema Francês.
19h30 – VOCÊ NUNCA ESTEVE REALMENTE AQUI
(You Were Never Really Here – Inglaterra/Estados Unidos, 2018, 90min). Direção de Lynne Ramsay, com Joaquin Phoenix, Ekaterina Samsonov. Supo Mungam Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: Aos 40 anos, Joe é um veterano do exército que vive sem perspectivas. Até que aceita um novo trabalho: perseguir o sequestrador de uma menina de 11 anos. Nesta missão, ele descobre uma conspiração que envolve o tráfico de mulheres e vai se envolver pessoalmente com o caso. O filme, da mesma diretora de “Precisamos Falar Sobre Kevin”, ganhou os prêmios de melhor roteiro e ator (para Joaquin Phoenix) no Festival de Cannes.
SALA 2 / EDUARDO HIRTZ
15h – UMA CASA À BEIRA-MAR
(La Villa – França, 2018, 110min). Direção de Robert Guédiguian, com Ariane Ascaride, Jean-Pierre Darroussin, Gérard Meylan. IMovision, 14 anos. Drama.
Sinopse: O diretor volta seu olhar humanista para a relação entre três irmãos, já maduros. Eles se reencontram na casa onde cresceram, numa praia paradisíaca, para cuidar do velho pai. Enquanto tratam da divisão dos bens e do futuro, percebem que há muitas questões do passado para resolver.
17h – AS HERDEIRAS
(Las Herederas – Paraguai/Alemanha/França/Brasil, 2018, 100min). Direção de Marcelo Martinessi, com Ana Brun, Margarita Irún, Ana Ivanova. Imovision, 14 anos. Drama.
Sinopse: Companheiras há muitos anos e integrantes da elite paraguaia, Chela e Chiquita resolvem vender alguns bens para complementar a renda. Quando Chiquita vai presa por sonegação, Chela precisa se virar sozinha – e um novo mundo se apresenta para ela, com destaque para a amizade com Angie. O filme foi o grande vencedor da mostra latina do Festival de Gramado, com os Kikitos de melhor filme, direção, roteiro e atriz (para as três protagonistas).
19h – CHARCO: CANÇÕES DO RIO DA PRATA
(Charco: Canciones del Rio de la Plata – Argentina/Uruguai – 2017, 80min). Direção de Julian Chalde. Latinópolis, Livre. Documentário.
Sinopse: Durante cinco anos, o compositor e pesquisador Pablo Dacal seguiu pelo Rio da Prata para investigar as origens da música feita no Uruguai e na Argentina. O filme tem mais de 70 participações, incluindo músicos como Jorge Drexler, Fito Paez e Gustavo Santaolalla, e estilos que vão da milonga ao rock.
SALA 3 / NORBERTO LUBISCO
15h – BENZINHO
(Brasil, 2018, 100min). Direção de Gustavo Pizzi, com Karine Telles, Otávio Muller e Adriana Esteves. Vitrine Filmes, 12 anos. Comédia dramática.
Sinopse: Mãe de quatro filhos, Irene vive uma rotina típica de dona de casa – incluindo os projetos mirabolantes do marido e os cuidados com a irmã, que sofre com a violência do marido. Quando seu filho mais velho recebe um convite para morar na Alemanha, a espiral de sentimentos de Irene se aprofunda ainda mais.
* Não haverá sessões no sábado e domingo (dias 29 e 30 de setembro)
15h – TOY STORY: UM MUNDO DE AVENTURAS (Sessão Pais e Filhos)
(EUA, 1995, 80min). Animação de John Lasseter.. Livre. Apoio MPLC. R$ 4,00.
Sinopse: O aniversário de Andy se aproxima e os antigos brinquedos do menino armam um plano para não serem substituídos pelos novos. Mas Woody, o boneco cowboy, coloca todos eles em perigo.
* Sessões somente no sábado e domingo (dias 29 e 30 de setembro)
17h – YONLU
(Brasil, 2018, 90min). Direção de Hique Montanari, com Thales Cabral e Nelson Diniz. Lança filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: Vinicius tinha apenas 16 anos quando tirou a própria vida, incentivado por grupos de internet. Ele falava vários idiomas, tinha uma inteligência acima da média para alguém de sua idade e apresentava um grande talento para a música e o desenho. Ao mesmo tempo, a angústia e a melancolia eram sentimentos constantes em sua vida.
18h45 – DERSU UZALA
(Rússia/Japão, 1975, 140min). Direção de Akira Kurosawa, com Maksim Munzuk e Yuri Solomin. Mosfilm, 14 anos. Drama.
Sinopse: Durante uma expedição pelas montanhas da Mongólia, o capitão russo Arseniev conhece Dersu Uzala, um morador da floresta. Apesar do inusitado da situação, o militar vê no caçador um bom guia para a região – e entre os dois acaba nascendo uma amizade baseada na confiança e na admiração. Primeiro longa de Kurosawa filmado fora do Japão, o filme integra o ciclo Cinema Soviético, com títulos do famoso estúdio MosFilm.
Deixe um comentário