Confira a programação da Cinemateca Paulo Amorim para os dias 21 à 27 de junho
Confira a programação sala por sala:
SALA 1 / PAULO AMORIM
15h15 – DEIXE A LUZ DO SOL ENTRAR
(Un Beau Soleil Intérieur – França, 2017, 95min). Direção de Claire Denis, com Juliette Binoche, Xavier Beauvois, Nicolas Duvauchelle. Imovision, 14 anos. Comédia dramática.
Sinopse: O filme destaca a direção segura de uma das maiores cineastas da França e o talento de uma das principais atrizes da sua geração. Juntas, Claire Denis e Juliette Binoche contam a história de uma mulher madura que busca um grande amor – e mostram toda a complexidade que existe neste processo.
17h – UMA ESCALA EM PARIS
(Thirst Street – França-Estados Unidos, 2017, 85min). Direção de Nathan Silver, com Lindsay Burdge, Damien Bonnard e Esther Garrel. Imovision, 14 anos. Comédia dramática.
Sinopse: Quando conhece o garçom francês Jérôme, a norte-americana Gina acredita que finalmente vai superar a perda do antigo namorado. Mas o encanto com o novo amor e com a capital francesa dura pouco: junto vem Cleménce, um antigo caso de Jérôme que transformará a vida de Gina em um cotidiano inusitado de desilusões e loucura.
18h45 – FILME “1945”
(Hungria, 2017, 90min). Direção de Ferenc Török, com Péter Rudolf, Ági Szirtes e József Szarvas. Supo Mungam, 14 anos. Drama.
Sinopse: Em agosto de 1945, uma pequena aldeia húngara se prepara para uma festa de casamento. Mas, de um dia para o outro, um acontecimento estranho os enche de medo: um grupo de judeus ortodoxos chegou na estação ferroviária da cidade portando caixas grandes. O medo dos moradores é que tudo seja um plano de vingança pelos atos cometidos contra os judeus na Segunda Guerra Mundial.
SALA 2 / EDUARDO HIRTZ
15h – AS BOAS MANEIRAS
(Brasil-França, 2017, 135min). Direção de Juliana Rojas e Marco Dutra, com Isabél Zuaa, Marjorie Estiano, Miguel Lobo. Imovision, 14 anos.
Sinopse: Clara, que vive na periferia de São Paulo, é contratada para ser a futura babá e enfermeira do bebê de Ana, moradora de um bairro nobre. À medida em que a gravidez avança, a mãe tem alguns comportamentos inesperados – e o parto não é exatamente normal. A dupla de diretores, conhecida por seus filmes de terror e fantasia, foi premiada nos festivais do Rio e de Locarno.
17h30 – EM 97 ERA ASSIM
(Brasil, 2017, 95min). Direção de Zeca Brito, com Frederico Restori, João Pedro Correia, Pedro Moraes, Julio Estevan. Bretz Filmes, 14 anos. Comédia dramática.
Sinopse: O ano é 1997, em Porto Alegre: quatro amigos de 15 anos – Renato, Moreira, Alemão e Pilha – vivem o auge da adolescência e da explosão dos hormônios. Juntos, eles só pensam em dar um jeito de perder a virgindade. Ao mesmo tempo, precisam ir bem na escola e encarar as questões familiares.
19h15 – A VIDA EXTRA-ORDINÁRIA DE TARSO DE CASTRO
(Brasil, 2017, 90min). Direção de Leo Garcia e Zeca Brito. Boulevard Filmes, 12 anos. Documentário.
Sinopse: O filme recupera a trajetória do jornalista gaúcho Tarso de Castro (1941 – 1991) e também da geração de intelectuais que fundou o jornal O Pasquim. Foi um grupo que resistiu à ditadura militar e promoveu uma verdadeira revolução nos costumes e na cultura brasileira. O documentário traz imagens da época e entrevistas com personalidades como Caetano Veloso, Antônio Pedro, Nelson Motta, Roberto D’Avila, Paulo Caruso, Tom Cardoso, Gilda Midani, entre outros.
SALA 3 / NORBERTO LUBISCO
15h15 – PARAÍSO PERDIDO
(Brasil, 2017, 110min). Direção de Monique Gardenerg, com Erasmo Carlos, Lee Taylor, Júlio Andrade e Marjorie Estiano. Vitrine Filmes, 14 anos. Comédia dramática.
Sinopse: Embalada por músicas brasileiras de vários estilos, a história se passa em uma boate retrô chamada Paraíso Perdido. O dono é José (Erasmo Carlos), que precisa lidar com as desilusões amorosas e os percalços cotidianos de seus três filhos e os vários frequentadores do lugar.
* Não haverá sessões no sábado e domingo (dias 23 e 24 de junho)
15h15 – OS INCRÍVEIS (Sessão Pais e Filhos)
(EUA, 2004, 120min). Animação de Brad Bird. Estúdios Disney. Apoio MPLC, R$ 4,00.
Sinopse: Depois de problemas com a Justiça, uma família de super-heróis consegue levar uma vida de “gente normal” durante alguns anos. Mas não resistem a uma missão secreta para salvar o mundo. O filme terá uma continuação, que chega aos cinemas no final deste mês.
* Sessões somente no sábado e domingo (dias 23 e 24 de junho)
17h30 – SUBSTANTIVO FEMININO
(Brasil, 2017, 70min). Direção de Daniela Sallet e Juan Zapata. Latinópolis, Livre. Documentário.
Sinopse: O filme destaca a contribuição das gaúchas Giselda Castro (1923-2012) e Magda Renner (1926-2016) para o movimento ecologista no Brasil. Ambas foram pioneiras e ativistas reconhecidas internacionalmente, com ações documentadas em imagens de arquivo e depoimentos de amigos e colegas de ativismo.
19h – A QUESTÃO RUSSA
(Russkiy Vopros – URSS, 1948, 90min). Direção de Mikhail Romm, com Vsevolod Aksyonov e Yelena Kuzmina. Mosfilm, 14 anos. Drama.
Sinopse: O jornalista Harry Smith é enviado à URSS por um grupo de jornais norte-americanos que tem interesse em fomentar a guerra fria, no final dos anos 1940. Na volta, entretanto, o jornalista escreve um livro que deixa seus patrões furiosos. O filme é uma adaptação da peça teatral do escritor soviético Konstantin Simonov e faz parte do ciclo de Cinema Soviético, com títulos do estúdio MosFilm.