PROGRAMAÇÃO DE 13 A 19 DE SETEMBRO DE 2018
SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES
SALA 1 / PAULO AMORIM
15h15 – TROCA DE RAINHAS
(L’Echange des Princesses – França, 2018, 100min). Direção de Marc Dugain, com Lambert Wilson, Olivier Gourmet, Anamaria Vartolome. Pandora Filmes, 14 anos. Drama histórico.
Sinopse: Em 1721, a paz entre os reinos da França e da Espanha foi selada com dois casamentos arranjados entre os jovens herdeiros de cada país. O que mais impressiona é a idade dos noivos: o futuro rei francês Louis XV, de 11 anos, se casou com a princesa Anna Maria Victoria, de apenas 4 anos. Ao mesmo tempo, Louise-Elisabeth d’Orleans, de 12, deixou a França para se casar com Louis, príncipe herdeiro da Espanha e apenas um ano mais novo que ela. O filme é baseado no livro “L’Échange des Princesses”, de Chantal Thomas, e integrou o Festival Varilux de Cinema Francês.
17h15 – A FESTA
(The Party – Reino Unido, 2018, 75min). Direção de Sally Potter, com Kristin Scott Thomas, Timothy Spall, Patricia Clarkson. Mares Filmes, 16 anos. Comédia dramática.
Sinopse: Janet convida alguns amigos para comemorar sua indicação ao cargo de ministra da Saúde da Inglaterra, por um pequeno partido de esquerda. Mas, à medida que a festa avança, vão surgindo algumas revelações que podem mudar os rumos das amizades construídas ao longo de muitos anos.
18h45 – PRIMAVERA EM CASABLANCA
(Razzia – França, 2018, 120min). Direção de Nabil Ayouch, com Maryam Touzani, Arieh Worthalter, Dounia Binebine. Califórnia Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: Ambientado em Casablanca, a maior cidade do Marrocos, o filme acompanha cinco personagens em épocas diferentes, a partir dos anos 1980. São duas mulheres tentando sobreviver numa sociedade dominada por homens, um professor idealista, um jovem fã de rock e um dono de restaurante que espera por dias melhores. O filme fez parte da seleção do Festival Varilux de Cinema Francês.
SALA 2 / EDUARDO HIRTZ
15h30 – BENZINHO
(Brasil, 2018, 100min). Direção de Gustavo Pizzi, com Karine Telles, Otávio Muller e Adriana Esteves. Vitrine Filmes, 12 anos. Comédia dramática.
Sinopse: Mãe de quatro filhos, Irene vive uma rotina típica de dona de casa: resolve problemas domésticos, cozinha, cuida da casa, consola a irmã que sofre com a violência do marido e faz pequenos bicos para melhorar o orçamento da família. Quando seu filho mais velho recebe um convite para morar na Alemanha, a espiral de sentimentos de Irene se aprofunda ainda mais. Kikitos de melhor atriz (Karine Telles), atriz coadjuvante (Adriana Esteves) e prêmios da crítica e do júri popular no Festival de Gramado.
17h30 – YONLU
(Brasil, 2018, 90min). Direção de Hique Montanari, com Thales Cabral e Nelson Diniz. Lança filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: Vinicius tinha apenas 16 anos quando tirou a própria vida, incentivado por grupos de internet. Ele falava vários idiomas, tinha uma inteligência acima da média para alguém de sua idade e apresentava um grande talento para a música e o desenho. Ao mesmo tempo, a angústia e a melancolia eram sentimentos constantes em sua vida.
19h15 – CHARCO: CANÇÕES DO RIO DA PRATA
(Charco: Canciones del Rio de la Plata – Argentina/Uruguai – 2017, 80min). Direção de Julian Chalde. Latinópolis, Livre. Documentário.
Sinopse: Durante cinco anos, o compositor e pesquisador Pablo Dacal seguiu pelo Rio da Prata para investigar as origens da música feita no Uruguai e na Argentina. O filme tem mais de 70 participações, incluindo músicos como Jorge Drexler, Fito Paez e Gustavo Santaolalla, e estilos que vão da milonga ao rock.
* Não haverá sessão na terça-feira, dia 18
SALA 3 / NORBERTO LUBISCO
15h – ONDE ESTÁ VOCÊ, JOÃO GILBERTO?
(Where are you, João Gilberto? – França/Alemanha, 2018, 105min). Direção de Georges Gachot, com Georges Gachot, Miúcha, Roberto Menescal. Documentário, Imovision. Livre.
Sinopse: O diretor refaz os percursos do escritor alemão Marc Fischer que, no início dos anos 2000, esteve no Brasil decidido a encontrar seu ídolo – mas, como todos sabem, o genial músico brasileiro vive recluso.
* Não haverá sessões no sábado e domingo (dias 15 e 16 de setembro)
15h – MULAN (Sessão Pais e Filhos)
(EUA, 1998, 90min). Animação de Tony Bancroft e Barry Cook. Disney. Livre. Apoio MPLC. R$ 4,00.
Sinopse: A jovem Mulan resolve se disfarçar de soldado para tomar o lugar do pai no exército mongol, que vai enfrentar os poderosos chineses. Clássico da Disney, o filme foi lançado há 20 anos nos cinemas.
* Sessões somente no sábado e domingo (dias 15 e 16 de setembro)
17h – O ORGULHO
(Le Brio – França, 2018, 100min). Direção de Yvan Attal, com Camélia Jordana e Daniel Auteuil. Pandora, 14 anos. Drama.
Sinopse: Neïla Salah, moradora do subúrbio de Paris, quer ser advogada e desde o primeiro dia de aula na universidade entra em confronto com Pierre Mazard, um professor conhecido por seu temperamento arrogante e preconceituoso. Apesar das diferenças, aos poucos ambos percebem que podem aprender muito um com o outro. O filme integrou a seleção do Festival Varilux de Cinema Francês.
19h – ELO MÚSICA (ESTREIA)
(Brasil, 2018, 60min). Direção de Juan Zapata. Com Renato Borghetti, Shana Müller, Cristiano Quevedo. Latinópolis Filmes, Livre. Documentário musical.
Sinopse: Artistas conhecidos da nossa cena regionalista mostram seu trabalho e falam sobre a música do Rio Grande do Sul, junto com suas principais influências. O documentário, que chega às telas para comemorar o mês da Revolução Farroupilha, faz parte do projeto EloSul, que destaca vários aspectos da cultura gaúcha.
Deixe um comentário