Confira a programação da Cinemateca Paulo Amorim para esta semana
Confira a programação completa:
15h30 – TAMARA (Estreia)
(Venezuela/Uruguai/Peru, 2017, 105min). Direção de Elia Schneider, com Luis Fernandez e Mimi Lazo. Lança Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: O filme é baseado na história real de Tamara Adrian, a primeira deputada transexual eleita na Venezuela e também a primeira da América do Sul. A cinebiografia acompanha os anos em que abandonou a identidade de Teo, um bem sucedido advogado e pai de dois filhos, para assumir o desejo de se transformar em mulher.
17h30 – GAUGUIN – VIAGEM AO TAITI
(Gauguin – Voyage de Tahiti – França, 2018, 100min). Direção de Edouard Deluc, com Vincent Cassel, Tuheï Adams. Mares Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: Paul Gauguin (1848 – 1903) foi um dos principais artistas do pós-impressionismo, junto com nomes como Edgar Degas e Vincent Van Gogh. Em fins do século XIX, se sentindo pouco à vontade em Paris, ele embarcou para o Taiti, ilha da Polinésia Francesa, em busca de inspiração para criar. Foi lá que conheceu Tehura, sua musa e grande paixão. O filme integrou o Festival Varilux de Cinema Francês.
19h30 – ESTÁS ME MATANDO SUSANA
(Me Estás Matando, Susana – México/Canadá, 1018, 100min). Direção de Roberto Sneider, com Gael García Bernal, Verónica Echegui. Mares Filmes, 14 anos. Comédia romântica.
Sinopse: Ator nada brilhante e um sujeito bem mulherengo, Eligio acorda um dia de manhã e descobre que sua mulher foi estudar nos Estados Unidos. Disposto a reconquistá-la, ele terá que apostar no seu charme e em algumas promessas difíceis de serem cumpridas.
SALA 2 / EDUARDO HIRTZ
15h15 – A CABEÇA DE GUMERCINDO SARAIVA
(Brasil, 2018, 95min). Direção de Tabajara Ruas, com Murilo Rosa e Leonardo Machado. EloFilmes, 14 anos. Drama histórico.
Sinopse: Nos meses finais da Revolução Federalista, em 1895, o exército republicano comemora a morte de Gumercindo Saraiva, um dos principais líderes dos maragatos. Para completar a conquista, o major Ramiro viaja a Porto Alegre com a missão de entregar a cabeça do morto para o governador - mas, no seu encalço, está o capitão Francisco, um dos filhos de Gumercindo.
17h – SUEÑO FLORIANÓPOLIS (Estreia)
(Brasil/Argentina/França, 2018, 105min). Direção de Ana Katz, com Marco Ricca, Andréa Beltrão, Mercedes Morán e Gustavo Garzón. Sessão Vitrine Petrobras, 14 anos. Drama.
Sinopse: Ambientado no início dos anos 1990, o filme acompanha as desventuras e o envolvimento de dois casais: os argentinos Pedro e Lucrécia que decidem passar as férias com seus dois filhos adolescentes em Florianópolis, e os brasileiros Marco e Larissa, que têm uma casa para alugar na praia catarinense.
19h – UMA NOITE DE 12 ANOS
(La Noche de 12 Años – Uruguai/Argentina/Espanha, 2018, 122min). Direção de Álvaro Brechner, com Antonio de la Torre, Chino Darín e Alfonso Tort), Vitrine Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: Durante 12 anos – entre 1973 e 1985 – os amigos José Mujica, Mauricio Rosencof e Eleuterio Huidobro, integrantes do grupo guerrilheiro Tupamaros, ficaram detidos em prisões da ditadura militar do Uruguai. Eles sofreram torturas, quase não viram seus familiares e, principalmente, passaram por intensas privações psicológicas.
SALA 3 / NORBERTO LUBISCO
15h15 – A OUTRA MULHER
(Amoreux de ma Femme – França, 2018, 90min). Direção de Daniel Auteuil, com Daniel Auteuil, Gérard Depardieu, Sandrine Kiberlain. Imovision, 12 anos. Comédia dramática.
Sinopse: Daniel Auteuil e Gérard Depardieu, dois grandes nomes do cinema francês, estão juntos nesta comédia focada na crise masculina da meia-idade. O protagonista é Daniel, um homem maduro, bem casado e que leva uma vida tradicional. Mas suas convicções são colocadas à prova quando reencontra Patrick, um amigo de muitos anos, que agora tem uma nova namorada – e muito mais jovem do que ele.
* Não haverá sessões no sábado e domingo (dias 17 e 18 de novembro)
15h15 – POKÉMON, O FILME (Sessão Pais e Filhos)
(Japão/EUA, 1998, 75min). Animação de K. Yuyama e Michael Haigney. Livre, Dublado. Apoio MPLC. Sinopse: Mewtwo, um Pokémon com superpoderes, quer conquistar o mundo. Para isso, convoca uma batalha contra seus treinadores.
* Sessões somente no sábado e domingo (dias 10 e 11 de novembro)
17h – CARVANA: COMO SE FAZ UM MALANDRO (Estreia)
(Brasil, 2018, 105min). Direção de Lulu Corrêa. Esfera Filmes, 14 anos. Documentário.
Sinopse: O documentário destaca os 60 anos de Hugo Carvana (1937 – 2014) à frente do cinema brasileiro. Como ator e diretor, ele foi um nome fundamental no período da chanchada, do Cinema Novo e da retomada e deixou sucessos como “Bar Esperança” e “Vai Trabalhar, Vagabundo”. Também se destacou na televisão, em obras como “Plantão de Polícia” e “Quem Ama não Mata”.
19h – MOSTRA CLÁSSICOS DE 1968 (Ingressos a R$ 4,00)
Confira a programação abaixo:
A Cinemateca Paulo Amorim, em parceria com a revista Almanaque 21, exibe filmes que foram lançados há 50 anos e se tornaram referência da Sétima Arte. Ingressos a RS 4,00. Apoio: E o Vídeo Levou e MPLC
Dia 15 quinta-feira 19h
UM CONVIDADO BEM TRAPALHÃO (The Party – EUA, 1968, 100min). Direção de Blake Edwards. Sinopse: Peter Sellers interpreta um ator atrapalhado que destrói um set de filmagens e cria muitas confusões na casa de um rico produtor.
Dia 16 sexta-feira 19h
O BEBÊ DE ROSEMARY (Rosemary´s Baby – EUA, 1968, 135min), Direção de Roman Polansky. Sinopse: Mia Farrow e John Cassavetes formam um jovem casal que se muda para um prédio onde coisas estranhas acontecem. * Sessão comentada com Rodrigo de Oliveira, editor da revista Almanaque 21.
Dia 17 sábado 19h
O LEÃO NO INVERNO (The Lion in Winter – Inglaterra, 1968, 130min). Com Peter O´Toole e Katharine Hepburn. Sinopse: No Natal de 1183, o Henrique II da Inglaterra reúne a mulher e os três filhos para decidir quem o sucederá no trono.
Dia 18 domingo 19h
A HORA DO LOBO (Vargtimmen – Suécia, 1968, 90min). Direção de Ingmar Bergman. Sinopse: Max Von Sydow e Liv Ullmann são um casal de artistas que vai viver em uma ilha isolada e enfrenta seus medos e fantasmas internos.
Dia 20 terça 19h
YELLOW SUBMARINE (Inglaterra, 1968, 90min). Animação com os Beatles. Sinopse: A história se passa no território de Pepperland, um lugar que os Beatles transformam com suas canções. * Sessão comentada com Rodrigo de Oliveira, editor da revista Almanaque 21.
Dia 21 quarta 19h
PRIMAVERA PARA HITLER (The Producers – EUA, 1968, 90min). Direção de Mel Brooks. Sinopse: Um produtor e um contador se unem para criar o pior musical de todos os tempos.