Confira a programação da Cinemateca Paulo Amorim para esta semana

Confira a programação completa por sala:
SALA 1 / PAULO AMORIM
15h30 – SEM DATA, SEM ASSINATURA
(Bedoune Tarikh, Bedoune Emza – Irã, 2018, 100min). Direção de Vahid Jalilvand, com Navid Mohammadzadeh, Amir Aghaei. Imovision, 12 anos. Drama.
Sinopse: O médico Nariman provoca um acidente com uma moto e um menino de oito anos acaba ferido. Ele se oferece para levar o garoto ao hospital, mas o pai não aceita. A situação se complica no outro dia, quando Nariman fica sabendo que o menino morreu por um motivo que não tem relação com o acidente. O filme foi indicado pelo Irã para disputar o Oscar de filme estrangeiro.
17h30 – O RETORNO DO HERÓI
(Le Retour du Herós – França, 2017, 90min). Direção de Laurent Tirard, com Jean Dujardin, Mélanie Laurent, Noémie Merlant. Mares Filmes, 12 anos. Comédia.
Sinopse: Na França do início do século XIX, o capitão Neuville é convocado para a guerra, deixando a jovem noiva inconsolável. Para alegrar a garota, sua irmã mais velha escreve cartas assumindo a identidade de Neuville e falando de supostas façanhas nos campos de batalha. Mas tudo se complica quando o capitão volta e não tem nenhuma história heroica para contar. O filme integrou o Festival Varilux de Cinema Francês.
19h30 – HARE KRISHNA! O MANTRA, O MOVIMENTO E O SWAMI QUE COMEÇOU TUDO
(Hare Krishna! The Mantra, the Movement and the Swami Who Started It All – EUA, 2017, 90min). Documentário de John Griesser. Cinecolor, 14 anos.
Sinopse: Em meio a agitada década de 1960, o indiano Srila Prabhupada desembarca em Nova York apenas com as roupas do corpo. Aos poucos, ele compartilha com as pessoas sua filosofia de paz e harmonia que ganhou seguidores pelo mundo inteiro – incluindo George Harrison, dos Beatles -, e se transformou em fenômeno cultural. O longa reúne arquivos da época, registros inéditos do protagonista e cenas históricas do movimento da contracultura.
SALA 2 / EDUARDO HIRTZ
15h15 – A OUTRA MULHER
(Amoreux de ma Femme – França, 2018, 90min). Direção de Daniel Auteuil, com Daniel Auteuil, Gérard Depardieu, Sandrine Kiberlain. Imovision, 12 anos. Comédia dramática.
Sinopse: Daniel Auteuil e Gérard Depardieu, dois grandes nomes do cinema francês, estão juntos nesta comédia focada na crise masculina da meia-idade. O protagonista é Daniel, um homem maduro, bem casado e que leva uma vida tradicional. Mas suas convicções são colocadas à prova quando reencontra Patrick, um amigo de muitos anos, que agora tem uma nova namorada – e muito mais jovem do que ele.
17h – TROCA DE RAINHAS
(L’Echange des Princesses – França, 2018, 100min). Direção de Marc Dugain, com Lambert Wilson, Olivier Gourmet, Anamaria Vartolome. Pandora Filmes, 14 anos. Drama histórico.
Sinopse: Em 1721, a paz entre os reinos da França e da Espanha foi selada com dois casamentos arranjados entre os jovens herdeiros de cada país. O que mais impressiona é a idade dos noivos: o futuro rei francês Louis XV, de 11 anos, se casou com a princesa Anna Maria Victoria, de apenas 4 anos. Ao mesmo tempo, Louise-Elisabeth d’Orleans, de 12, deixou a França para se casar com Louis, príncipe herdeiro da Espanha e apenas um ano mais novo que ela. O filme integrou o Festival Varilux de Cinema Francês.
19h15 – NICO, 1988
(Itália/Bélgica, 2018, 95min). Direção de Susanna Nicchiarelli, com Trine Dyrholm, John Gordon Sinclair. Supo Mungam Filmes, 16 anos. Drama.
Sinopse: Musa da banda The Velvet Underground nos anos 1960, a cantora alemã Christa Päffgen (1938-1988), mais conhecida como Nico, teve uma trajetória marcada pelo glamour e pela fama, mas também pelos excessos com drogas e problemas pessoais. O filme, com atuação elogiada de Trine Dyrholm, tem o foco nos dois últimos anos de vida da artista, incluindo uma turnê que a levou por vários países da Europa.
SALA 3 / NORBERTO LUBISCO
15h – AS HERDEIRAS
(Las Herederas – Paraguai/Alemanha/França/Brasil, 2018, 100min). Direção de Marcelo Martinessi, com Ana Brun, Margarita Irún, Ana Ivanova. Imovision, 14 anos. Drama.
Sinopse: Companheiras há muitos anos e integrantes da elite paraguaia, Chela e Chiquita resolvem vender alguns bens para complementar a renda. Quando Chiquita vai presa por sonegação, Chela precisa se virar sozinha – e um novo mundo se apresenta para ela, com destaque para a amizade com Angie. O filme foi o vencedor da mostra latina do Festival de Gramado, com os Kikitos de melhor filme, direção, roteiro e atriz.
* Não haverá sessões no sábado e domingo (dias 20 e 21 de outubro)
15h – A BELA E A FERA (Sessão Pais e Filhos)
(EUA, 1991, 90min). Animação de Gary Trousdale e Kirk Wise. Dublado. Livre. Apoio MPLC. R$ 4,00.
Sinopse: O conto francês do século XVIII conta a história de uma jovem que enfrenta uma fera para salvar seu pai – e acaba se apaixonando pelo monstro. A animação é um dos maiores sucessos entre as adaptações dos estúdios Disney.
* Sessões somente no sábado e domingo (dias 20 e 21 de outubro)
17h – OS CIGANOS VÃO PARA O CÉU
(Tabor Ukhodit v Nebo – URSS, 1975, 100min). Direção de Emil Loteanu, com Svetlana Toma e Grigore Grigoriu. MosFilm, 12 anos. Drama/Musical.
Sinopse: Entre as estepes da Bessarábia, um grupo de ciganos cultiva sua cultura – com manifestações de música e dança. É neste ambiente que nasce o amor entre a jovem Rada e o ladrão de cavalos Loyko Zobaro. Vencedor do Festival de San Sebastian em 1976, o filme integra o Ciclo de Cinema Soviético, com título do famoso estúdio MosFilm.
19h – DJON ÁFRICA
(Brasil/Portugal/Cabo Verde, 2017, 95min). Direção de Filipa Reis e João Guerra, com Miguel Moreira e Isabel Cardoso. Sessão Vitrine Petrobras, 14 anos. Drama.
Sinopse: Miguel nasceu e cresceu em Lisboa, sem saber do pai. Mas tem pistas de que ele vive em Cabo Verde e resolve tentar encontrá-lo, embarcando numa viagem de autoconhecimento e de mergulho em uma cultura completamente diferente da sua.