Confira a programação da Cinemateca Paulo Amorim para 28 de fevereiro a 6 de março

CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO:
NÃO HAVERÁ SESSÕES DE 2 A 5 DE MARÇO (FERIADO DE CARNAVAL)
SALA 1 / PAULO AMORIM
14h – A ESPOSA
(The Wife – Suécia/Estados Unidos, 2018, 100min). Direção de Björn Runge, com Glenn Close e Jonathan Pryce. Pandora Filmes, 12 anos. Drama.
Sinopse: Joan Castleman é casada há 40 anos com um escritor famoso, que acaba de ser indicado para receber o Prêmio Nobel de Literatura. Mas o marido de Joan também é um homem controlador e dependente, que nunca reconheceu os talentos da esposa. Glenn Close está indicada ao Oscar de melhor atriz por sua atuação.
15h50 – ASSUNTO DE FAMÍLIA
(Manbiki Kazoku – Japão, 2018, 120min). Direção de Hirokazu Kore-eda, com Lily Franky, Ando Sakura e Kiki Kilin. Imovision, 14 anos. Drama.
SinopseOsamu e sua mulher, Aki, vivem de trabalhos temporários e completam a renda com pequenos furtos, uma prática que até o filho do casal também domina. A casa simples onde moram ainda comporta a avó, a sobrinha que é garota de programa e a pequena Yuri, uma garotinha vítima de maus tratos recolhidas das ruas. Apesar das dificuldades, é o afeto que norteia o cotidiano da família. Palma de Ouro no Festival de Cannes, o longa é um dos cinco indicados ao Oscar de filme estrangeiro.
18h – AS INESES
(Las Ineses – Argentina/Brasil, 2017, 75min). Direção de Pablo José Meza, com Valentina Bassi, Brenda Gandini, André Ramiro. Okna Filmes, 12 anos. Comédia.
SinopseCarmen e Rosa são vizinhas, grandes amigas e por coincidência, dão à luz no mesmo dia. Quando recebem as crianças, percebem que pode ter havido uma troca – a filha do casal loiro é morena, enquanto o casal moreno fica com a menina loira. Diante da dúvida, as famílias resolvem batizar as recém-nascidas com o mesmo nome: Inês.
19h30 – CLÍMAX
(França, 2018, 90min). Direção de Gaspar Noé, com Sofia Boutella, Romain Guillermic, Souheila Yacoub. Imovision, 18 anos. Drama.
Sinopse: Depois de “Irreversível” (2002) e “Love” (2015), o diretor Gaspar Noé apresenta mais um filme polêmico. Nesta nova obra, um grupo de bailarinos se reúne para um grande ensaio e, durante a sessão, percebem que foram dopados com um alucinógeno. Em lugar de um roteiro convencional, o que o diretor propõe com seu filme é uma experiência sensorial e visual.
SALA 2 / EDUARDO HIRTZ
Obs.: A sala Eduardo Hirtz está fechada para manutenção.
SALA 3 / NORBERTO LUBISCO
15h – CONQUISTAR, AMAR E VIVER INTENSAMENTE
(Plaire, Aimer et Courir Vite – França, 2018, 135min). Direção de Christophe Honoré, com Pierre Deladonchamps e Vincent Lacoste. Imovision, 14 anos. Comédia dramática.
SinopseJacques é um escritor que vive em Paris, enquanto o jovem Arthur estuda em Rennes. O romance entre os dois, ambientado na turbulenta década de 1990, faz uma homenagem aos mestres da Nouvelle Vague e seu cinema que valoriza a reflexão e as artes.
17h30 – LEMBRO MAIS DOS CORVOS
(Brasil, 2018, 85min). Direção de Gustavo Vinagre. Sessão Vitrine Petrobras, 14 anos. Documentário.
SinopseAtriz transexual, Julia Katharine, de 40 anos, adora cinema e sonha em fazer comédias românticas. Diante da câmera, ela fala sobre seus projetos pessoais e das dificuldades que enfrenta no seu cotidiano.
19h10 – A GAROTA NA NÉVOA
(La Ragazza nella Nebbia – Itália/Alemanha, 2018, 125min). Direção de Donato Carrisi, com Toni Servillo, Lorenzo Richelmy. Mares Filmes, 14 anos. Suspense.
SinopseEm uma aldeia no norte da Itália, o detetive Vogel é chamado para investigar o misterioso caso do desaparecimento de Anna Lou, uma menina de 15 anos de família religiosa. O caso é acompanhado de perto pela mídia, que questiona os métodos nada comuns do trabalho de Vogel e, principalmente, a lista de suspeitos.