Confira a programação da Cinemateca Paulo Amorim de 26 de janeiro a 1° de fevereiro

Neruda estará em cartaz na Sala Eduardo Hirtz | Foto: Divulgação

SALA 1 / PAULO AMORIM

15h e 19h – A ÚLTIMA LIÇÃO
(La Dernière Leçon – França, 105min, 2016). Direção de Pascale Pouzadoux, com Sandrine Bonnaire e Marthe Villalonga. Esfera Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: No dia do seu aniversário de 92 anos, Madeleine avisa filhos e netos que cansou de viver e já definiu a data da sua morte. A notícia choca a família e gera uma série de conflitos entre todos. Apenas Diane respeita a decisão da mãe e decide aproveitar seus últimos tempos com ela. O filme é baseado no livro da filósofa Noëlle Châtelet, que descreve os três últimos meses de vida da sua mãe, Mireille Jospin – mãe de Lionel Jospin, que foi primeiro ministro da França.

17h – O QUE ESTÁ POR VIR
(L´Avenir – França-Alemanha, 100min, 2016). Direção de Mia Hansen-Løve, com Isabelle Huppert e André Marcon. Zeta Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: Nathalie (mais uma papel elogiado da atriz Isabelle Huppert) é professora de filosofia em Paris, tem dois filhos e um marido também docente, com quem é casada há 25 anos. Nathalie gosta de ensinar e gosta da sua vida tranquila e organizada. Mas tudo começa a mudar quando o marido anuncia que vai sair de casa porque se apaixonou por outra mulher.
SALA 2/ EDUARDO HIRTZ

15h30 – AS CONFISSÕES
(Le Confessioni – Itália-França, 100min, 2015). Direção de Roberto Andó, com Toni Servillo, Daniel Auteuil, Connie Nielsen. Mares Filmes, 14 anos. Comédia dramática..

Sinopse: Roberto Salus é um monge perspicaz que foi convidado a participar de uma reunião do G-8, junto com um músico e uma autora de livros infantis. Neste encontro, os ministros de finanças dos países mais ricos do mundo vão discutir a economia internacional e problemas bem atuais. O monge destoa do ambiente luxuoso por sua simplicidade e pelo inusitado da situação: afinal, o que um religioso faz ali? A situação fica ainda mais intrigante quando um dos convidados acaba com a própria vida.

17h30 e 19h30 – NERUDA
((Neruda – Chile, Argentina, França, Espanha, 2016, 107min). Direção de Pablo Larraín, com Luis Gnecco, Gael García Bernal, Mercedes Morán. Imovision, 12 anos. Drama..
Sinopse: O longa-metragem aposta na poesia de Neruda e em boas doses de ficção para imaginar como teria sido a vida do poeta antes do exílio. Neruda era uma das lideranças do Partido Comunista quando passou a ser perseguido pelo governo do Chile, no final dos anos 1940. No filme, o investigador incumbido de prender o poeta vai, aos poucos, conhecendo seus escritos – este policial é o personagem de Gael García Bernal, que também narra a trama. O longa foi indicado ao Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro.

 

SALA 3 / NORBERTO LUBISCO

14h45 – NAS ESTRADAS DO NEPAL
(Kalo Pothi – Nepal-França-Suiça-Alemanha, 2015, 90min). Direção de Min Bahadur Bham, com Khadka Raj Nepali, Sukra Raj Rokaya, Jit Bahadur Malla. Esfera Filmes, 12 anos. Drama.
Sinopse: O filme tem como pano de fundo a guerra civil que abalou o Nepal na década passada. O pequeno país, que faz fronteira com a China e a Índia, ficou dividido entre maoístas e militares. A trama acompanha dois meninos, de castas diferentes, que tentam sobreviver neste cenário enquanto procuram por uma galinha de estimação.
* Sessões também às 19h nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro (terça e quarta)

16h30 – O HOMEM QUE CAIU NA TERRA
(The Man Who Fell to Earth – Reino Unido, 1976, 140min). Direção de Nicolas Roeg, com David Bowie, Rip Torn, Candy Clark, Buck Henry. Zeta Filmes, 14 anos. Ficção científica.

Sinopse: Thomas Newton é um alienígena humanoide que desembarca na Terra com a missão de levar água ao seu distante planeta natal, que vive uma grande seca. O protagonista é vivido por David Bowie, em seu primeiro papel no cinema – e a figura andrógina do artista veste perfeitamente o personagem do alienígena. O filme volta às telas em cópia restaurada no projeto Clássica, da Zeta Filmes, e lembra o primeiro ano da morte de Bowie.

19h – MOSTRA DE CINEMA CHINÊS
Programação especial, em comemoração ao Ano Novo Chinês.
26/01 – Sob o Céu de Urumqi (Under the Sky of Urumqi)
27/01 – Depósito do Amor (Love Deposit)
28/01 – O Sol na Ponta dos Dedos (Sunlight at Fingertips)
29/01 – Pé de Anjo (Pretty Big Feet)

*Segunda-feira não há sessões