Confira a programação sala por sala:
SALA 1 / PAULO AMORIM
15h – ENTRE-LAÇOS
(Karera Ga Honki De Amu Toki Wa – Japão, 2017, 127min). Direção de Naoko Ogigami, com Toma Ikuta, Rinka Kakihara, Kenta Kiritani. Lança Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: Depois de ser abandonada pela mãe, Tomo, de 11 anos é acolhida por seu tio e a namorada, que é transexual. No primeiro momento a menina estranha e questiona a situação. Mas, com o passar do tempo, acaba descobrindo o verdadeiro sentido de uma família. O filme foi o vencedor do Prêmio Especial do Júri Teddy no Festival de Berlim 2017.
17h20 – A CÂMERA DE CLAIRE
(Keul-Le-Eo-Ui-Ka-Me-La – Coreia do Sul, 2017, 70min). Direção de Sang-Soo Hong, com Isabelle Huppert e Min-Hee Kim. Pandora Filmes, 12 anos. Drama.
Sinopse: Numa viagem de trabalho ao Festival de Cannes, a jovem coreana Jeon é demitida por sua chefe. Neste novo momento, ela conhece Claire, uma fotógrafa que registra muitos momentos com sua câmera Polaroid – e vai ajudar a garota a descobrir o real motivo da demissão.
18h45 – LUA DE JÚPITER
((Jupiter Holdja – Hungria/Alemanha, 2017, 130min). Direção de Kornél Mundruczó, com Merab Ninidze, Zsombor Jéger, György Cserhalmi. Imovision, 14 anos. Drama.
Sinopse: Aryan, um jovem imigrante sírio, é baleado ao tentar cruzar a fronteira da Hungria. Preso num campo de refugiados, ele descobre que adquiriu poderes sobrenaturais, como levitar e curar feridas. Ele logo desperta o interesse de um médico não muito honesto e que tenta tirar proveito da situação – mas os dois precisam ficar amigos para sobreviver. O filme competiu no Festival de Cannes 2017.
SALA 2 / EDUARDO HIRTZ
15h15 – OH! LUCY
(Japão/EUA, 2017, 95min). Direção de Atsuko Hirayanagi, com Shinobu Terajima, Kaho Minami e Shioli Kutsuna. Imovision, 14 anos, Comédia dramática.
Sinopse: Setsuko leva uma vida sem grandes expectativas, em um emprego que não gosta e à espera de um namorado. Mas tudo muda quando ela resolve estudar inglês com um professor nada convencional, que tem várias técnicas para desinibir os alunos.
17h – CIGANOS DA CIAMBRA
(A Ciambra – Itália/EUA/França/Alemanha, 2017, 120min). Direção de Jonas Carpignano, com Pio Amato, Koudous Seihon, Damiano Amato. Pandora Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: Misto de ficção e documentário, o filme acompanha o dia a dia de Pio, um adolescente italiano de 14 anos que vive com a família de ciganos em Ciambra, comunidade pobre da Calábria. Enquanto espera pela vida adulta, Pio convive com os vários grupos que formam a realidade socioeconômica do lugar: os italianos locais, os ciganos Romani e também os novos refugiados africanos.
19h15 – A AMANTE
(Inhebbek Hedi – Tunísia/Bélgica, 2018, 93min). Direção, de Mohamed Ben Attia, com Majd Mastoura, Rym Ben Messaoud, Sabah Bouzouita. Pandora Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: Hedi é um sujeito pacato, que trabalha como representante comercial e está às vésperas de um casamento que será realizado de acordo com as tradições do seu país. Enquanto a mãe coordena os preparativos, o chefe o envia para um trabalho em outra cidade. É quando Hedi conhece Rim, uma mulher que valoriza sua liberdade e tem outras prioridades na vida.
SALA 3 / NORBERTO LUBISCO
15h30 – EM 97 ERA ASSIM
(Brasil, 2017, 95min). Direção de Zeca Brito, com Frederico Restori, João Pedro Correia, Pedro Moraes, Julio Estevan. Bretz Filmes, 14 anos. Comédia dramática.
Sinopse: O ano é 1997, em Porto Alegre: quatro amigos de 15 anos – Renato, Moreira, Alemão e Pilha – vivem o auge da adolescência e da explosão dos hormônios. Juntos, eles só pensam em dar um jeito de perder a virgindade. Ao mesmo tempo, precisam ir bem na escola e encarar as questões familiares.
* Não haverá sessões no sábado e domingo (dias 14 e 15 de julho)
15h30 – DIVERTIDA MENTE (Sessão Pais e Filhos)
(EUA, 2015, 105min). Animação de Pete Docter. Livre. Apoio: MPLC. Ingressos a R$ 4,00.
Sinopse: Riley, uma garota de 11 anos, enfrenta uma situação de mudança em sua vida. Por conta disso, várias emoções diferentes se manifestam em seu cérebro: Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza.
* Sessões somente no sábado e domingo (dias 14 e 15 de julho)
17h15 – OLHOS DO DESERTO
(Eye on Juliet – Canadá/Marrocos, 2018, 90min). Direção de Kim Nguyen, com Lina El Arabi, Joe Cole, Ayisha Issa. Esfera filmes, 14 anos. Drama romântico.
Sinopse: A partir dos Estados Unidos, Gordon trabalha como operador de segurança e controla campos de petróleo no Norte da África. É assim, por meio da tecnologia, que ele conhece e tenta ajudar Ayusha, uma jovem que está enfrentando problemas com os pais por conta de um casamento que ela não deseja.
MOSTRA ROCK NO CINEMA
A Cinemateca Paulo Amorim comemora o Dia Mundial do Rock (13 de julho) com uma seleção de filmes cultuados e que destacam a trajetória de nomes essenciais na história do gênero. Ingressos a RS 4,00. Apoio: E o Vídeo Levou e MPLC
Dia 12 (quinta-feira) – 19h
RAUL – O INÍCIO, O FIM E O MEIO (Brasil, 2012, 120min). Direção de Walter Carvalho e Evaldo Mocarzel.
Sinopse: Um dos melhores documentários sobre o rock brasileiro, conta a trajetória de Raul Seixas por meio de registros de shows, depoimentos de familiares, amigos e do parceiro Paulo Coelho.
Dia 13 (sexta-feira) – 19h
THE DOORS (Estados Unidos, 1991, 120min). Direção de Oliver Stone.
Sinopse: Jim Morrison foi o líder sensual e talentoso do The Doors, uma das maiores bandas de rock dos anos 1960. Morreu aos 27 anos, vítima do seu sucesso e das drogas.
Dia 14 (sábado) – 19h
A HARD DAY’S NIGHT: OS REIS DO IÊ IÊ IÊ (Reino Unido, 1964, 90min). Direção de Richard Lester.
Sinopse: O ano é 1964 e a Beatlemania está no auge. Paul, John, George e Ringo tentam se divertir e ao mesmo tempo cumprir uma agenda intensa de shows e entrevistas.
Dia 15 (domingo) – 19h
STONED – A HISTÓRIA SECRETA DOS ROLLING STONES (Reino Unido, 2006, 100min). Direção de Stephen Woolley.
Sinopse: Nos anos 1960, Brian Jones criou os Rolling Sotnes e virou um produtor tão famoso quanto a banda. Junto com a efervescência da época, ele também se afundou em questionamentos, drogas e álcool.
Dia 17 (terça) – 19h
TOMMY (Reino Unido, 1975, 110min). Direção de Ken Russell.
Sinopse: Na ópera-rock do grupo The Who, Tommy é um garoto que cresce atormentado pelo assassinato do pai. Com o tempo torna-se um campeão de fliperama e, mais tarde, um líder messiânico.
Dia 18 (quarta) – 19h
PINK FLOYD – THE WALL (EUA/Reino Unido, 1982, 100min). Direção de Alan Parker.
Sinopse: Baseado no álbum “The Wall” do Pink Floyd, o filme acompanha as fantasias delirantes do superstar do rock Pink, que enlouquece lentamente em um quarto de hotel em Los Angeles.
Deixe um comentário