Clube de Cinema de Porto Alegre realiza mostra comemorativa aos seus 70 anos de fundação

O Clube de Cinema de Porto Alegre completa 70 anos de atividades com uma mostra especial de 12 a 18 de abril, na Cinemateca Paulo Amorim, na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736). Serão exibidos clássicos de diferentes décadas e gêneros da cinematografia mundial sempre às 19 horas.

Na sexta-feira (13), às 15 horas, acontece uma homenagem ao crítico de cinema Hiron Goidanich (Goida), além da sessão extra do filme “Tempos Modernos”. Será realizado um bate-papo conduzido por Márcio von Diemen, o atual presidente da entidade.

Sobre o Clube de Cinema:

Foi fundado em 13 de abril de 1948 pelo jornalista Paulo Fontoura Gastal – juntamente com jornalistas, cinéfilos e intelectuais de Porto Alegre – inspirados no movimento cineclubístico europeu, buscando estabelecer um espaço dedicado à expansão da cinefilia.

Ao longo de sua história o CCPA adquiriu prestígio, organizando grandes mostras retrospectivas e divulgando produções fora do circuito comercial. Desde então e até hoje o Clube é ativo e persistente em promover exibições semanais, sem esquecer de uma boa conversa após cada sessão sobre o filme recém visto.

A mostra tem apoio da Cinemateca Paulo Amorim e da locadora E O Vídeo Levou. O ingresso pode ser adquirido na bilheteria da Cinemateca por R$4,00. A sessão extra tem entrada franca.

Confira a programação:

 

Sexta-feira (13/04)

19h – Cantando na Chuva (Gene Kelly, 1952, 102 min)

Don Lockwood (Gene Kelly) e Lina Lamont (Jean Hagen) são dois dos astros mais famosos da época do cinema mudo em Hollywood. Seus filmes são um verdadeiro sucesso de público e as revistas inclusive apostam num relacionamento mais íntimo entre os dois, o que não existe na realidade. Mas uma novidade no mundo do cinema chega para mudar totalmente a situação de ambos no mundo da fama: o cinema falado, que logo se torna a nova moda entre os espectadores. Decidido a produzir um filme falado com o casal mais famoso do momento, Don e Lina precisam entretanto superar as dificuldades do novo método de se fazer cinema, para conseguir manter a fama conquistada.

Sábado (14/4)

19h – A Estrada da Vida (Federico Fellini, 1954, 108 min)

Gelsomina (Giulietta Masina) é vendida pela mãe para o brutamonte Zampanò (Anthony Quinn), estrela de um número em que arrebenta correntes amarradas em seu corpo. A jovem auxilia Zampanò e passa a também ser apresentar como palhaça, seguindo o estilo de Chaplin. A garota é constantemente maltratada pelo homem, que ainda a agride sempre que tenta fugir. Quando os dois se juntam a um circo, Gelsomina fica encantada com Bobo (Richard Basehart), provocando ciúmes em Zampanò.

Domingo (15/04)

19h – Deus e o Diabo na Terra do Sol (Glauber Rocha, 1964, 110 min)

Manuel (Geraldo Del Rey) é um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes (Mílton Roda) e acaba matando-o numa briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços, o que faz com que fuja com sua esposa Rosa (Yoná Magalhães). O casal se junta aos seguidores do beato Sebastião (Lídio Silva), que promete o fim do sofrimento através do retorno a um catolicismo místico e ritual. Porém ao presenciar a morte de uma criança Rosa mata o beato. Simultaneamente Antônio das Mortes (Maurício do Valle), um matador de aluguel a serviço da Igreja Católica e dos latifundiários da região, extermina os seguidores do beato.

Terça-feira (17/04)

19h – O Enigma de Kasper Hauser (Werner Herzog, 1974, 110 min)

Um homem jovem chamado Kaspar Hauser (Bruno S.) aparece de repente na cidade de Nuremberg em 1828, e mal consegue falar ou andar, além de portar um estranho bilhete. Logo é descoberto que sua aparição misteriosa se deve ao fato de que ele ficou trancado toda sua vida em um cativeiro, desconhecendo toda a existência exterior. Quando ele é solto nas ruas sem motivo, muitas pessoas decidem ajudá-lo a se integrar na sociedade, mas rapidamente Kaspar se transforma em uma atração popular.

Quarta 18/04

19h – Rapsódia em Agosto (Akira Kurosawa, 1991, 98 min)

Uma mulher idosa mora em Nagasaki, no Japão, e está tomando conta dos seus quatro netos durante as férias. Lá, eles aprendem sobre a bomba atômica que atingiu o local em 1945 e como o fato acabou matando o avô deles.