Cinemateca Paulo Amorim: confira a programação para os dias entre 10 e 16 de janeiro

PROGRAMAÇÃO DE 10 A 16 DE JANEIRO DE 2019
SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES
SALA 1 / PAULO AMORIM
14h10 – UM SEGREDO EM PARIS
(Drôles d’Oiseaux – França, 2018, 75min). Direção de Élise Girard, com Jean Sorel, Lolita Chammah, Virginie Ledoyen. Pagu Filmes, 14 anos. Comédia dramática.
Sinopse: Mavie é uma jovem de 27 anos que sonha em ser escritora. Em busca de alguma oportunidade ela se muda para Paris, onde conhece um livreiro de 76 anos. Enquanto Mavie tem um futuro pela frente, George vê o tempo que lhe resta com uma boa dose de ironia.
15h40 – A NOSSA ESPERA
(Nos Batailles – França-Bélgica, 2018, 100min). Direção de Guillaume Senez, com Romain Duris e Lucie Debay. Vitrine Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: Olivier é o funcionário politizado de uma fábrica e sempre defende os colegas e os direitos sociais. Mas seus conceitos começam a mudar quando sua mulher vai embora e o deixa sozinho com os dois filhos pequenos.
17h30 – O CONFEITEIRO
(The Cakemaker – Alemanha/Israel, 2018, 105min). Direção de Ofir Raul Graizer, com Tim Kalkhof, Sarah Adler e Roy Mille. Imovision, 14 anos. Drama.
Sinopse: Tomas leva uma vida solitária como confeiteiro de um café em Berlim, até se apaixonar por Oren, um empresário israelense casado. Preocupado com o sumiço do amante, Tomas busca por ele em sua cidade natal, Jerusalém, e acaba aceitando trabalhar no café da esposa de Oren.
19h30 – MUSEU
(Museum – México, 2018, 125min). Direção de Alonso Ruizpalacios, com Gael García Bernal e Leonardo Ortizgris. Supo Mungam Filmes, 14 anos. Comédia dramática.
Sinopse: Na noite do Natal de 1985, dois jovens de classe média resolveram colocar um pouco mais de emoção em suas vidas. Movidos por este espírito de aventura, entraram no Museu Nacional de Antropologia do México e roubaram mais de 100 peças arqueológicas. O episódio foi considerado o roubo do século e mobilizou um grande aparato policial – que buscava assaltantes bem treinados e perigosos.
SALA 2 / EDUARDO HIRTZ
Obs.: A sala Eduardo Hirtz está fechada para manutenção.
SALA 3 / NORBERTO LUBISCO
15h – A CABEÇA DE GUMERCINDO SARAIVA
(Brasil, 2018, 95min). Direção de Tabajara Ruas, com Murilo Rosa e Leonardo Machado. EloFilmes, 14 anos. Drama histórico.
Sinopse: Nos meses finais da Revolução Federalista, em 1895, o exército republicano comemora a morte de Gumercindo Saraiva, um dos principais líderes dos maragatos. Para completar a conquista, o major Ramiro viaja a Porto Alegre com a missão de entregar a cabeça do morto para o governador mas no seu encalço está o capitão Francisco, um dos filhos de Gumercindo.
* Não haverá sessões no sábado e domingo (dias 12 e 13 de janeiro)
15h – POKÉMON 2000: O FILME (Sessão Pais e Filhos)
(EUA/Japão, 2000, 80min). Animação de Takeshi Shudo. Dublado, Livre. Apoio: MPLC. R$ 4,00.
Sinopse: No segundo da franquia, Ash enfrenta um vilão que tirou os lendários pokemóns Moltres, Zapdos e Articuno de suas respectivas ilhas.
* Sessões somente no sábado e domingo (dias 12 e 13 de janeiro)
16h45 – UMA NOITE DE 12 ANOS
(La Noche de 12 Años – Uruguai/Argentina/Espanha, 2018, 122min). Direção de Álvaro Brechner, com Antonio de la Torre, Chino Darín e Alfonso Tort. Vitrine Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: Durante 12 anos – entre 1973 e 1985 – os amigos José Mujica, Mauricio Rosencof e Eleuterio Huidobro, integrantes do grupo guerrilheiro Tupamaros, ficaram detidos em prisões da ditadura militar do Uruguai. Eles sofram torturas, quase não viram seus familiares e, principalmente, passaram por intensas privações psicológicas.
19h – TINTA BRUTA
(Brasil, 2018, 120min). Direção de Filipe Matzembacher e Marcio Reolom, com Shico Menegat. Sessão Vitrine Petrobras, 18 anos. Drama.
Sinopse: Pedro é um jovem solitário que enfrenta um processo judicial e acaba de perder a companhia da irmã, em mudança para outra cidade. É à noite, em frente ao computador, que Pedro busca um sentido para sua vida assumindo a identidade do performer Garoto Neon. O filme foi o vencedor do Festival do Rio 2018 e do Teddy Awards no Festival de Berlim, que premia filmes com temática LGBT.