Durante os meses de março a novembro, a Cinemateca Capitólio Petrobras promoverá uma programação especial com atividades. Serão oito mostras de cinema, quatro eventos “Noites na Cinemateca”, duas masterclasses, dez sessões de cinema acessível, além de duas exposições relacionadas ao acervo da Cinemateca.
A programação contará com oito mostras especiais com curadoria de Leonardo Bomfim, programador da Capitólio, e inicia na quinta-feira, 14 de março, com a mostra Cinema da América Latina. Já estão confirmadas as mostras A vertigem do Cinema Moderno e Cinema de Invenção. Quatro eventos especiais intitulados “Noites na Cinemateca”, ocorrem durante as madrugadas, visando ampliar tanto a experiência sensorial do público quanto a vivência do espaço cultural como um todo. A primeira edição está agendada para abril.
Duas masterclasses com renomados especialistas internacionais sobre o processo criativo na realização cinematográfica também integram a programação, tendo como público profissionais e estudantes gaúchos do setor, configurando um importante espaço de aprendizado, debate e reflexão crítica sobre a produção audiovisual. Materiais inéditos do acervo, através do trabalho de digitalização das coleções de grandes cartazes e documentos, serão objeto de duas exposições exclusivas para o espaço da galeria da Cinemateca, com aberturas previstas para junho e outubro, e curadoria da pesquisadora e escritora Alice Trusz.
Deixe um comentário