Cinemateca Capitólio recebe ‘Porto Alegre Noir’ e sessão especial de Severina nesta semana

A nova programação da Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta uma sessão especial de lançamento do filme Severina, de Felipe Hirsch, comentada por Arthur de Faria, compositor da trilha sonora, e o Porto Alegre Noir, evento dedicado à literatura policial e ao cinema de inspiração “Noir”.

Sessão especial de ‘Severina’: 

Na quinta-feira (12), às 19h30, a Cinemateca Capitólio Petrobras e a Vitrine Filmes apresentam a sessão de lançamento de Severina, dirigido por Felipe Hirsch. Após a exibição, acontece um debate com o músico Arthur de Faria, compositor da trilha sonora do filme. O valor do ingresso é R$ 10,00, com meia entrada para estudantes e idosos.

A vida de um livreiro, melancólico e aspirante a escritor, é abalada pelas aparições e desaparições de sua nova musa que rouba na sua livraria. Logo, ele descobre que ela rouba nas livrarias de outros livreiros também. Então, ele começa a viver um delírio amoroso, na fronteira entre a ficção e a realidade. No entanto, quanto mais se aproxima dela, mais indescritível ela se torna: Por que ela rouba e quais são seus valores? Quem é o homem mais velho com quem ela mora? O que é verdadeiro ou apócrifo nessa história? E, além disso, ele enfim conseguirá ocupar um lugar na vida dela, ao mesmo tempo em que se afasta de sua própria vida?

Porto Alegre Noir:

Entre 13 e 15 de abril, a Cinemateca recebe o Porto Alegre Noir, um evento cultural, de caráter temático, dedicado à literatura policial e ao cinema de inspiração “Noir”. O objetivo da iniciativa é reverenciar um dos gêneros de livros e filmes mais cultuados por fãs e admiradores de todas as idades, geração após geração. O evento reúne autores nacionais, especialistas e críticos de cinema numa extensa programação de três dias que oferece ao público conhecimento, conteúdo, cultura e diversão. A programação do PAN é desenvolvida sobre três pilares: debates e cursos, venda de livros e mostra de filmes. Com entrada franca.

A abertura do Porto Alegre Noir, dia 13 de abril, às 20h, apresenta uma edição especial do Projeto Raros, sessão tradicional na cena porto-alegrense criada por Carlos Thomaz Albornoz e Marcus Mello. Iniciado em maio de 2003, o projeto foi concebido com a intenção de apresentar ao público local títulos nunca lançados no circuito exibidor brasileiro, ou há muito tempo fora de circulação nos cinemas, procurando reproduzir o espírito das “midnight movies” realizadas em Nova York, a partir do final dos anos 1960. O filme exibido é A Quadrilha (The Outfit – 1973), uma pérola esquecida dos anos 1970 com direção de John Flynn (de A Outra Face da Violência) e estrelada por Robert Duvall, Karen Black e Joe Don Baker. O filme é uma adaptação do romance The Outfit, escrito por Richard Stark, cuja versão em quadrinhos está disponível no Brasil como A Organização. A Quadrilha nunca foi lançado em DVD ou VHS no Brasil, e sua última exibição na TV aconteceu ainda nos anos 1980. Com entrada franca, a sessão terá comentários do escritor e cineasta Fernando Mantelli.

Confira a grade de horários:

12 de abril (quinta)

17h – Stromboli

19h30 – Severina

13 de abril (sexta)

17h – Stromboli

20h – Projeto Raros Especial (Porto Alegre Noir: A Quadrilha, de John Flynn)

14 de abril (sábado)

10h – Sessão Especial Clube de Cinema de Porto Alegre (aguardem divulgação)

15h – Porto Alegre Noir: Palestra de Abertura de Tabajara Ruas

16h15 – Porto Alegre Noir: Bate-papo “Desconstruindo Estereótipos Femininos na Ficção Policial”

17h30 – Porto Alegre Noir: Bate-papo “A Literatura Policial Latino-Americana”

19h – Porto Alegre Noir: No Silêncio da Noite

15 de abril (domingo)

15h – Porto Alegre Noir: Bate-papo “Detetives da Ficção Ontem e Hoje”

16h15 – Porto Alegre Noir: Bate-papo “Apresentando a ABERST – Associação Brasileira de Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror”

17h30 – Porto Alegre Noir: Bate-papo “Fronteiras e Interiores do Crime”

19h – Porto Alegre Noir: Homens em Fúria

17 de abril (terça)

17h – Stromboli

19h30 – Antes Que Tudo desapareça

18 de abril (quarta)

17h – Stromboli

19h30 – Antes Que Tudo desapareça