Cinemateca Capitólio recebe mostra sobre história alternativa do cinema norte-americano
A partir da próxima terça-feira (20) a Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta a mostra Pioneiros Americanos: Filmes da Coleção Milestone. Com filmes realizados entre as décadas 1910 e 1990, em uma seleção que reúne obras raras e restauradas de diretores como Shirley Clarke, Charles Burnett, Lois Weber, Kent Mackenzie e Billy Woodberry, a programação da mostra enfatiza o projeto central da distribuidora e produtora Milestone Film & Video, apresentando uma história alternativa do cinema norte-americano. O valor do ingresso é R$ 10,00, com meia entrada para estudantes e idosos.
A mostra apresenta ao público brasileiro destaques da distribuidora e produtora americana em uma retrospectiva composta por 10 longas e 5 curtas-metragens, dos quais sete filmes são inéditos no Brasil. Os filmes, todos restaurados, serão projetados em cópias digitais de alta resolução em 10 sessões ao longo de 10 dias. A mostra ainda conta com a presença dos curadores Aaron Cutler e Mariana Shellard para introdução de sessões, um debate com a pesquisadora gaúcha Juliana Costa e um catálogo digital com textos sobre os filmes, sinopses e programação.
A programação da mostra enfatiza o projeto central da Milestone, apresentando uma história alternativa do cinema norte-americano. Ela começa com o primeiro longa-metragem documental da história do cinema – Na terra dos caçadores de cabeças (1914), do etnógrafo e fotógrafo norte-americano Edward S. Curtis – e se estende até os anos 90, antes da noção de “cinema independente” ser cooptada e banalizada por Hollywood. A mostra tem curadoria e produção de Mutual Films, e realização do Centro Cultural São Paulo e da Cinemateca Capitólio Petrobras.
Milestone Film & Video
Fundada em 1990 – se tornou um importante e influente canal de divulgação de filmes clássicos em todo o mundo. Os fundadores Dennis Doros e Amy Heller se comprometeram, em muitos casos, a divulgar o corpo de trabalho de artistas que merecem ser conhecidos. Entre eles podemos destacar Lois Weber, a primeira mulher diretora da indústria cinematográfica norte-americana a operar seu próprio estúdio; Shirley Clarke, cineasta essencial para o cinema independente norte-americano, cuja obra híbrida de ficção e documentário foi uma grande influência para o cinema vérité nos Estados Unidos e na Europa; e, Charles Burnett, renomado cineasta afro-americano, considerado um expoente do movimento neorrealista de seu país, cujos retratos humanistas e calorosos da comunidade negra de Los Angeles oferecem uma compaixão rara no cinema até os dias de hoje.
Confira a programação de 20 a 28 de março:
20 de março (terça-feira)
20h – Dança no sol (dir. Shirley Clarke, 1953, EUA, 7min)
Retrato de Jason (dir. Shirley Clarke, 1967, EUA, 107min)
21 de março (quarta-feira)
20h – Abençoe seus pequeninos corações (dir. Billy Woodberry, 1984, EUA, 86min)
22 de março (quinta-feira)
20h – Word is Out: Histórias de nossas vidas (dir. Mariposa Film
Group, 1978, EUA, 132min)
24 de março (sábado)
16h – Bunker Hill (dir. Kent Mackenzie, 1956, EUA, 18min)
No Maps on My Taps (dir. George T. Nierenberg, 1978, EUA, 59min)
18h – Notfilm (dir. Ross Lipman, 2015, EUA/Reino Unido, 129min)
Film (dir. Alan Schneider com roteiro de Samuel Beckett, 1965, EUA, 22min)
21h – Vitória estranha (dir. Leo Hurwitz, 1946, EUA, 64min)
25 de março (domingo)
16h – Little Nemo (dir. Winsor McCay, 1911, EUA, 12min)
Na terra dos caçadores de cabeças (dir. Edward S. Curtis, 1914, EUA/Canadá, 66min)
18h – Quando chove (dir. Charles Burnett, 1995, EUA/França, 13min)
Sapatos (dir. Lois Weber, 1916, EUA, 53min)
20h – Os exilados (dir. Kent Mackenzie, 1961, EUA, 72min)
28 de março (quarta-feira)
20h – O casamento do meu irmão (dir. Charles Burnett, 1983/corte
do diretor de 2007, EUA/Alemanha, 81min)