CINELIPSAM debate ‘Beleza Americana’ na Sala P.F. Gastal

reprodução
reprodução

Neste sábado, 24 de setembro, às 10h30, o CineLIPSAM, projeto da Liga de Psiquiatria e Saúde Mental da UFCSPA, exibe o filme Beleza Americana (American Beauty, 1999, 120 minutos), de Sam Mendes. Após a sessão, acontece um debate com Maria Cristina Gobbo, pesquisadora especialista em terapia sexual. Com entrada franca, a sessão tem apoio da distribuidora MPLC.

Beleza Americana

Lester Burham (Kevin Spacey) não aguenta mais o emprego e se sente impotente perante sua vida. Casado com Carolyn (Annette Bening) e pai da “aborrecente” Jane (Tora Birch), o melhor momento de seu dia quando se masturba no chuveiro. Até que conhece Angela Hayes (Mena Suvari), amiga de Jane. Encantado com sua beleza e disposto a dar a volta por cima, Lester pede demissão e começa a reconstruir sua vida, com a ajuda de seu vizinho Ricky (Wes Bentley).

CineLIPSAM

O CineLIPSAM é um projeto aberto à comunidade realizado pela Liga de Psiquiatria e Saúde Mental da UFCSPA, tendo como objetivo a discussão e o ensino de questões referentes à saúde mental por meio de produções cinematográficas. Essa metodologia de ensino consiste na escolha de temas que satisfazem a área psíquica e na exibição de filmes em que é possível a identificação de aspectos de saúde metal e suas relações com outras áreas do conhecimento. Após a exibição, é realizada uma pequena pausa seguida de uma discussão multidisciplinar facilitada por especialistas no tema proposto ou membros da LIPSAM convidados. Na discussão, todos os presentes são convidados a participar e expressar suas ideias. Dessa forma há um incentivo à cultura, uma vez que os filmes selecionados englobam diversos aspectos artísticos e sociais, levando em conta suas origens e propostas, e à desestigmatização de aspectos relacionados à saúde metal, abordando o indivíduo como um todo e destacando aspectos sociais e psicológicos, além dos orgânicos. Tais temas são discutidos com intuito de realizar também uma psicoeducação com o público presente, orientando na identificação de transtornos psiquiátricos e fases normais do desenvolvimento humano. Portanto, o projeto consiste em uma metodologia de ensino, que combina lazer e aprendizagem, proporcionando, assim, melhor compreensão dos temas abordados e impacto na formação dos participantes.

Maria Cristina Gobbo possui graduação em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1980). Especializou-se em terapia sexual de Casal e família. Trabalha em clínica privada desde 1981, com psicoterapia individual, sexual, casal e família. Ministra cursos, palestras e workshops em escolas, clínicas e universidades, sobre o tema da sexualidade humana. É professora e supervisora do Instituto da Família de Porto Alegre – RS