Cine Iberê apresenta filme inédito sobre projeto de arte pública da artista Fabiana de Barros

No próximo domingo (27), às 16h, o Cine Iberê exibe o documentário Fiteiro cultural – viagem ao vazio, do cineasta suíço Michel Favre, sobre o projeto Fiteiro Cultural, da artista Fabiana de Barros. O filme – que será comentado pela Mestre em História Teoria e Crítica de Arte, Ana Flavia Baldisserotto – é inédito em Porto Alegre. Com curadoria de Marta Biavaschi, a exibição integra o programa de cinema paralelo às exposições Avesso e Moderna para Sempre – Fotografias Modernistas Brasileira na Coleção Itaú Cultural. A entrada é franca, por ordem de chegada.

Fiteiro cultural – viagem ao vazio registra os 20 anos da experiência da artista brasileira Fabiana de Barros em arte pública. Seu primeiro Fiteiro Cultural, criado em 1998, foi inspirado nos quiosques de comércio popular das ruas de João Pessoa, na Paraíba. Como uma intervenção artística e coletiva, o fiteiro era um ponto de encontro e espaço dedicado às atividades artísticas e manifestações culturais livres. Construídos como espaços ideais, os fiteiros se transformavam em ateliê, palco, local de exposição ou descanso, leitura e reflexão.

Com esse projeto, Fabiana visitou diversos países interagindo com diferentes culturas, apresentando seus quiosques em 17 cidades no mundo, entre elas, Nova Iorque, nos Estados Unidos; Havana, em Cuba; Dunquerque, na França; e São Paulo. A artista também criou, em 2007, um fiteiro em um ambiente virtual e tridimensional, baseado no jogo Second Life. Esta obra foi apresentada em Porto Alegre durante a 7ª Bienal de Artes Visuais do Mercosul, em 2009.

Fiteiro Cultural – viagem ao vazio é uma realização do SESC TV – SESC SP, lançado recentemente no CINESESC, em São Paulo.

Serviço:
Cine Iberê
Domingo, 27 de maio, às 16h – Fiteiro cultural – viagem ao vazio, de Michel Favre (58min, 2018, Brasil/SESCTV) – sessão única e comentada com Ana Flávia Baldisserotto

Entrada franca por ordem de chegada | Classificação indicativa: Livre

Local: Auditório BTG Pactual

Endereço: Fundação Iberê Camargo – Avenida Padre Cacique, 2000

A Fundação Iberê Camargo tem o patrocínio de Itaú, Grupo GPS, IBM, Oleoplan, Agibank, BTG Pactual, Banrisul e apoio SLC Agrícola, Sulgás e DLL Group, com realização e financiamento do Ministério da Cultura / Governo Federal. A exposição Avesso conta com o apoio de Traduzca.