Ensaios Intermitentes é o trabalho de conclusão do ano 2 do Curso de Formação de Atores – manhã/2020 da Casa de Teatro de Porto Alegre. Configurado em um dossiê de experimentações audiovisuais, reúne um elenco de 11 atrizes e atores dirigidos por Carlota Albuquerque, Everton Rodrigues e Larissa Sanguiné. Com estreia em 15 de janeiro, a série de 11 vídeos é a realização da primeira parte do Projeto Epidemias, que efetivará a segunda ação ainda no primeiro semestre de 2021. Os ingressos estão à venda no site da escola, www.casadeteatropoa.
Toda pesquisa contou com orientação da direção e equipe técnica, desde a captação de imagens e áudio até a edição final. O elenco passou por investigações para realização de edição, percepção de luz, gravações de áudios, concepção de cenografia e figurino, a fim de criar uma unidade para o todo. A concepção de figurinos foi elaborada em parceria com Ana Hoffmann, professora no Curso de Moda da Feevale, e a turma de Projeto de Figurino, junto às propostas do elenco.
Sinopse:
Figuras inusitadas iniciam um processo de aproximação e elaboração para a execução de um projeto audiovisual, inspirado em três obras de José Saramago. Como proposta inicial, os artistas são solicitados a realizar uma videoperformance sobre a Morte, personificada em “Intermitências da Morte”. Os conflitos dessas pessoas disparam confusões entre as suas realidades, com as personagens da obra citada, bem como de “Ensaio sobre a Cegueira” e “Ensaio sobre a Lucidez”. Aos poucos, vai-se perdendo a noção de realidade, ficção e suas vidas. Uma metalinguagem que desencadeia rupturas de percepções, convidando o espectador a desvendar ou se perder na lógica dessa provocação empírica.
Deixe um comentário