Casa de Cultura Mario Quintana recebe Festival de Cinema Acessível

Ramiro Furquim/Sul21
Ramiro Furquim/Sul21

O Festival de Cinema Acessível está de volta a Porto Alegre. A segunda etapa da atividade acontece na Cinemateca Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), no dia 8 de julho (sexta-feira), às 19h30. O filme exibido será “Se eu fosse você”, dirigido por Daniel Filho. A entrada é gratuita e a distribuição das senhas será realizada no local, uma hora antes do evento.

O Festival é o primeiro do país a exibir clássicos do cinema brasileiro com audiodescrição, legendas e língua brasileira de sinais. Os filmes são exibidos com os três recursos de forma simultânea, permitindo que pessoas cegas, com baixa visão, deficiência auditiva, surdas ou sem nenhuma deficiência assistam aos longas na mesma sessão – o que permite a troca de experiências em um ambiente que valoriza as diferenças.

Sinopse do filme

Cláudio (Tony Ramos) é um publicitário bem sucedido, dono de sua própria agência, que é casado com Helena (Glória Pires), uma professora de música que cuida de um coral infantil. Acostumados com a rotina do dia-a-dia e do casamento de tantos anos, eles volta e meia têm uma discussão. Um dia eles têm uma briga maior do que o normal, que faz com que algo inexplicável aconteça: eles trocam de corpos. Apavorados, Cláudio e Helena tentam aparentar normalidade até que consigam reverter à situação. Porém para tanto eles terão que assumir por completo a vida do outro.

Serviço
Dia: 08 de julho (sexta-feira).
Hora: 19h30.
Local: Sala Paulo Amorim (Andradas, 736).
Entrada gratuita, com distribuição de senhas 1 hora antes.