As salas de cinema da CCMQ apresentam sua nova programação

PROGRAMAÇÃO DE 7 A 13 DE DEZEMBRO DE 2017
SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

SALA 1 / PAULO AMORIM

15h30 – UMA RAZÃO PARA RECOMEÇAR
(New Life – Estados Unidos, 2016, 90min). Direção de Drew Waters, com Erin Bethea e Jonathan Patrick Moore. CineArt Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Benjamim e Ava se conheceram ainda na infância e construíram uma sólida história de amor. Mas alguns percalços surgem no caminho, obrigando o casal a amadurecer – como a personalidade workaholic do marido e a doença grave que acomete a mulher.

17h15 – OS GOLFINHOS VÃO PARA O LESTE
(Las Toninas Van al Este – Uruguai/Argentina – 2016, 85min). Direção de Gonzalo Delgado e Veronica Perrota, com Jorge Denevi, Veronica Perrotta, César Troncoso. Okna Filmes, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Miguel Angel Mazziotti é uma figura excêntrica e já decadente da sociedade de Punta del Este. Faz muitos anos que ele não vê sua filha, que aparece de repente com uma novidade: Miguel Angel vai ser vovô. O filme concorreu no Festival de Gramado 2016, com prêmio de melhor atriz latina para Veronica Perrota – já conhecida do público gaúcho por “A Mulher do Pai”.

19h – 3ª MOSTRA DE CINEMA RUSSO MOSFILM (entrada franca)
* Confira a programação abaixo.
07 DE DEZEMBRO – QUINTA – 19 HORAS
A QUESTÃO RUSSA
1947 – P&B – 87 MIN – DRAMA
Direção: Mikhail Romm Roteiro: Mikhail Romm Música: Aram Khachaturiam O jornalista Harry Smith é enviado à URSS por uma cadeia de jornais americanos interessada em fomentar a guerra fria. Na volta, ele escreve um livro que deixa seus patrões furiosos e torna-se alvo de violenta retaliação. Adaptação da peça teatral do escritor soviético Konstantin Simonov.

08 DE DEZEMBRO – SEXTA – 19 HORAS
AMOR NA URSS
2013 – COR – 89 MIN – DRAMA
Direção: Karen Shakhnazarov Roteiro: Serguey Rokotov / Evgeny Nikishov Música: Konstantin Shevelyov Na década de 1970, jovem universitário “dissidente” disputa com o amigo comunista o amor da doce Lyuda, enquanto o entusiasmo socialista na URSS vai sofrendo uma gradual, porém contínua, erosão. Remontagem do filme “Cidade dos Ventos”, realizado pelo mesmo diretor em 2008.

09 DE DEZEMBRO – SÁBADO – 19 HORAS
ANNA KARENINA – A HISTÓRIA DE VRONSKY
2017 – COR – 138 MIN – DRAMA
Direção: Karen Shakhnazarov Roteiro: Aleksey Buzin / Karen Shakhnazarov Música: Iury Poteemko Publicado em 1877, o romance de Tolstoi narra o caso extraconjugal de Anna Karenina, que se apaixona pelo conde Vronsky e abandona a família, chocando a sociedade. Nesta adaptação, Shakhnazarov inicia o relato 30 anos mais tarde, durante a guerra russo-japonesa, quando o filho de Karenina procura saber do amante da mãe, o que a fez desistir da vida.

10 DE DEZEMBRO – DOMINGO – 19 HORAS
ANNA KARENINA – A HISTÓRIA DE VRONSKY
2017 – COR – 138 MIN – DRAMA – REPRISE
Direção: Karen Shakhnazarov Roteiro: Aleksey Buzin / Karen Shakhnazarov Música: Iury Poteemko Publicado em 1877, o romance de Tolstoi narra o caso extraconjugal de Anna Karenina, que se apaixona pelo conde Vronsky e abandona a família, chocando a sociedade. Nesta adaptação, Shakhnazarov inicia o relato 30 anos mais tarde, durante a guerra russo-japonesa, quando o filho de Karenina procura saber do amante da mãe, o que a fez desistir da vida.

12 DE DEZEMBRO – TERÇA – 19 HORAS
DERSU UZALA
1975 – COR – 142 MIN – DRAMA
Direção: Akira Kurosawa Argumento: Vladimir Arsenyev Música: Isaac Schwarts Explorador e cartógrafo do exército russo mapeia a Sibéria no fim do século 19, com a ajuda de caçador nativo avesso aos padrões mercantis de conhecimento e relação com a natureza. Produzida pelo Mosfilm, a obra trouxe o mestre japonês de volta às telas, depois da tentativa de suicídio em dezembro de 1971.

13 DE DEZEMBRO – QUARTA – 19 HORAS
ESTAÇÃO BIELORRÚSSIA
1971 – COR – 100 MIN – DRAMA
Direção: Andrey Smirnov Roteiro: Vadim Trunin Música: Bulat Akudzhava / Alfred Shnitke Quatro veteranos da 2ª Guerra Mundial se encontram 25 anos depois no funeral de um ex-camarada de armas que permanecera no exército. Antes de retornarem a seus afazeres, vivem um dia repleto de recordações e situações inesperadas.

14 DE DEZEMBRO – QUINTA – 19 HORAS
LIBERTAÇÃO 1: O ARCO DE FOGO
1968-69 – COR – 90 MIN – GUERRA
Direção: Yuri Ozerov Roteiro: Yuri Ozerov / Yuri Bondarev Música: Yuri Levitin Recriação dramática da 2ª Guerra Mundial, focada nos episódios que vão de fevereiro a novembro de 1943, da ofensiva soviética após a batalha de Stalingrado até o encontro de Roosevelt, Stalin e Churchill, em Teerã, para decidir a abertura da frente ocidental. A obra completa tem cinco filmes e vai até a tomada de Berlim.

15 DE DEZEMBRO – SEXTA – 19 HORAS
LIBERTAÇÃO 2: RUPTURA
1968-69 – COR – 90 MIN – GUERRA
Direção: Yuri Ozerov Roteiro: Yuri Ozerov / Yuri Bondarev Música: Yuri Levitin O segundo episódio da série de cinco filmes inicia em julho de 1943 com a destituição de Mussolini e invasão da Itália pelas tropas de Hitler. Prossegue, com a travessia do Dnieper pelo Exército Vermelho, a retomada de Kiev e o encontro de Roosevelt, Stalin e Churchill, em Teerã, para decidir a abertura da frente ocidental.

16 DE DEZEMBRO – SÁBADO – 19 HORAS
O DESTINO DE UM HOMEM
1959 – P&B – 97 MIN – DRAMA
Direção: Serguey Bondarchuck Roteiro: Yuri Lukin / Fyodor Shakhmagonov Música: Venyamin Basmer Convocado pelo Exército Vermelho para atuar como motorista, Andrei é capturado pelos alemães e quando retorna não mais encontra sua mulher e filhos, todos mortos na guerra. O fantasma de uma vida sem propósito o atormenta. Adaptação do romance homônimo de Mikhail Sholokhov, que se tornaria ganhador do Nobel em 1965.

17 DE DEZEMBRO – DOMINGO – 19 HORAS
O ENCOURAÇADO POTEMKIN
1925 – P&B – 71 MIN – ÉPICO
Direção: Serguey Eisenstein / Grigori Aleksandrov Roteiro: Nina Agadzhanova Música: Dmitri Shoshtakovich Em 1905, marinheiros do Potemkin rebelam-se. A população da cidade portuária de Odessa apoia a revolta e é brutalmente reprimida. O encouraçado dispara contra o Quartel General czarista e parte ao encontro da frota do Mar Negro, visando sublevá-la. Obra-prima de Eisenstein, o filme soviético mais influente no Ocidente.

19 DE DEZEMBRO – TERÇA – 19 HORAS
OUTUBRO
1927 – P&B – 100 MIN – ÉPICO
Direção: Serguey Eisenstein / Grigori Aleksandrov Roteiro: Serguey Eisenstein / Grigori Aleksandrov Música: Dmitri Shoshtakovich Partindo do relato de John Reed, em “Os 10 Dias Que Abalaram o Mundo”, Eisenstein e Aleksandrov criam para o 10º Aniversário da Revolução um clássico de linguagem inovadora sobre os fatos ocorridos desde a queda do czarismo, em fevereiro de 1917, até a passagem do poder aos Sovietes.

20 DE DEZEMBRO – QUARTA – 19 HORAS
O HOMEM DO BOULEVARD DES CAPUCINES
1987 -COR – 97 MIN – COMÉDIA
Direção: Alla Surikova Roteiro: Eduard Akopov Música: Gennady Gladkov Na alvorada do século 20, Mr. Johnny First chega ao Oeste Selvagem com um projetor e algumas latas de filme. O título dessa sátira é uma alusão ao Salão Indiano do Grand Café do Boulevard des Capucines, onde os Irmãos Lumière encantaram as plateias com sua maravilhosa invenção.

SALA 2/ EDUARDO HIRTZ

15h – NINGUÉM ESTÁ OLHANDO
(Nadie nos Mira – Argentina-Brasil-Colômbia, 2017, 100min). Direção de Julia Solomonoff, com Guillermo Pfening, Elena Roger, Paola Baldion. Vitrine Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Nico é um ator famoso da tevê argentina que resolve tentar a sorte em Nova York. Enquanto espera para participar de um filme que nunca começa, ele se vira para garantir a sobrevivência: cuida do bebê de uma amiga, trabalha como garçom, serve de guia para turistas latinos e aplica pequenos golpes.
 
17h – O MELHOR PROFESSOR DA MINHA VIDA
(Les Grands Esprits – França, 2017, 105min) Direção de Olivier Ayache-Vidal, com Denis Podalydès, Léa Drucker, Zineb Triki. Imovision, 12 anos, Comédia dramática.

Sinopse: François Foucault dá aulas no prestigiado Liceu Henri IV, perto do Panthéon de Paris. Até que um dia, seduzido por uma proposta tentadora, ele aceita ser transferido para uma escola no subúrbio da capital francesa, onde a realidade é bem diferente – mas as lições de vida serão inesquecíveis.
 
19h – O FORMIDÁVEL
(Le Redoutable – França, 2017, 105min). Direção de Michel Hazanavicius, com Louis Garrel, Stacy Martin, Bérénice Bejo. Imovision, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: A trama acompanha dois anos na vida do controverso diretor Jean-Luc Godard, um dos expoentes do cinema francês. Simpatizante das ideias comunistas, Godard tinha acabado de lançar o filme “A Chinesa” (1967) e mantinha uma relação amorosa com a jovem protagonista do longa, Anne Wyazemsky. Ao mesmo tempo, a França vivia o turbilhão sócio-político-cultural que culminou com o Maio de 1968.

SALA 3 / NORBERTO LUBISCO
15h15 – TODOS
(Brasil, 2017, 80min). Documentário de Luiz Alberto Cassol e Marilaine Castro da Costa. Livre.

Sinopse: O historiador Felipe Mianes, que tem baixa visão, viaja por várias cidades do Brasil e exterior em busca de definições sobre o que é acessibilidade. O documentário mostra caminhos acessíveis e também barreiras para as pessoas com e sem deficiência.

Não haverá sessões no sábado e domingo (dias 9 e 10).
 
15h15 – OPERAÇÃO PRESENTE (Sessão Pais e Filhos)
(Arthur Christmas – EUA, 2011, 95min). Animação de Sarah Smith. Livre. Apoio: MPLC e E o Vídeo Levou. Exibição em DVD, ingressos a R$ 4,00.

Sinopse: Arthur tem um grande sonho: trabalhar com o Papai Noel. Quando descobre que um presente ficou perdido, o menino resolve ajudar – o que envolve muitas trapalhadas na noite de Natal.

Sessões somente na sábado e domingo (dias 9 e 10).
 
17h – ROCK´N ROLL: POR TRÁS DA FAMA
(Rock’n Roll – França, 2017, 120min). Direção de Guillaume Canet, com Guillaume Canet, Marion Cotillard e Gilles Lellouche. Mares Filmes, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Casados na “vida real” e considerados um dos casais mais queridos do cinema francês, os atores Guillaume Canet e Marion Cotillard interpretam suas próprias vidas neste filme. De uma maneira bem humorada, a trama acompanha um cotidiano que inclui escolhas de papeis, ensaios, premiações e o sucesso de Cotillard em Hollywood.
 
19h15 – MANIFESTO
(Alemanha, 2017, 100min). Direção de Julian Rosefeldt, com Cate Blanchett e Ruby Bustamante. Mares Filmes, 12 anos. Drama/Experimental.

Sinopse: A premiada atriz Cate Blanchett interpreta 13 personagens diferentes, incluindo uma professora, uma sem-teto, uma corretora de valores e uma mãe conservadora. Em cada momento, ela apresenta um manifesto político e/ou artístico que marcou a história da humanidade, como o “Manifesto Comunista” (1848), de Karl Max e Friedrich Engels, até “Regras de ouro para Filmar” (2002), de Jim Jarmusch.