As Mil e Uma Noites de Miguel Gomes na Sala P. F. Gastal

As mil e uma noites

A partir de 14 de maio, a Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) retoma sua programação regular. Nos dias 14 e 15 de maio, acontece a exibição dos três volumes de As Mil e Uma Noites, projeto grandioso do português Miguel Gomes. O valor do ingresso de cada sessão é R$ 8,00, com meia entrada para estudantes e idosos. Projeção digital em alta definição. Distribuição: Fênix Filmes.

GRADE DE PROGRAMAÇÃO

14 e 15 de maio de 2016

14 de maio (sábado)
15h – As Mil e Uma Noites: Volume 1 – O Inquieto
17h15 – As Mil e Uma Noites: Volume 2 – O Desolado
19h30 – As Mil e Uma Noites: Volume 3 – O Encantado

15 de maio (domingo)
15h – As Mil e Uma Noites: Volume 1 – O Inquieto
17h15 – As Mil e Uma Noites: Volume 2 – O Desolado
19h30 – As Mil e Uma Noites: Volume 3 – O Encantado

AS MIL E UMA NOITES

Num país europeu em crise, Portugal, um realizador propõe-se a construir ficções a partir da miserável realidade na qual está inserido. Mas incapaz de descobrir um sentido para o seu trabalho, foge covardemente, dando o seu lugar à bela Xerazade. Ela precisará de ânimo e coragem para não aborrecer o Rei com as tristes histórias desse país! Com o passar das noites, a inquietude dá lugar à desolação e a desolação ao encantamento. Por isso, Xerazade organiza as histórias que conta ao Rei em três volumes. Começa assim: “Oh venturoso Rei, fui sabedora de que num triste país entre os países…”

VOLUME 1 – O INQUIETO

(125 minutos)

No qual Xerazade dá conta das inquietantes maldições que se abatem sobre o país: “Oh venturoso Rei, fui sabedora de que num triste país entre os países, onde se sonha com sereias e baleias, o desemprego propaga-se. Em certos lugares, a floresta arde noite dentro apesar da chuva que cai; homens e mulheres anseiam por lançarem-se ao mar em pleno Inverno. Por vezes, há animais que falam embora seja improvável que os escutem. Neste país onde as coisas não são o que aparentam ser, os homens do poder passeiam em camelos e escondem uma permanente e vergonhosa ereção; aguardam pelo momento da coleta de impostos para poderem pagar a um certo feiticeiro que…”. E vendo despontar a manhã, Xerazade calou-se.

VOLUME 2 – O DESOLADO

(131 minutos)

No qual Xerazade narra como a desolação invadiu os homens: “Oh venturoso Rei, fui sabedora de que uma juíza aflita chorará em lugar de ditar a sua sentença, na noite de três luares. Um assassino em fuga vagueará pelas terras interiores durante mais de quarenta dias e tele transportar-se-á para fugir à Guarda, sonhando com putas e perdizes. Lembrando-se de uma oliveira milenar, uma vaca ferida dirá o que tiver a dizer e que é bem triste! Moradores de um prédio do subúrbio salvarão papagaios e mijarão em elevadores, rodeados por mortos e fantasmas; mas também por um cão que…”. E vendo despontar a manhã, Xerazade calou-se.

VOLUME 3 – O ENCANTADO

(125 minutos)

Volume 3, O Encantado No qual Xerazade duvida que ainda consiga contar histórias que agradem ao Rei, dado que o que tem para contar pesa três mil toneladas. Por isso, foge do palácio e percorre o Reino em busca de prazer e encantamento. O seu pai, o Grão-Vizir, marca encontro com ela na roda gigante, e Xerazade retoma a narração: “Oh venturoso Rei, fui sabedora que em antigos bairros de lata de Lisboa existia uma comunidade de homens enfeitiçados que, com rigor e paixão, se dedicava a ensinar pássaros a cantar…”. E vendo despontar a manhã, Xerazade calou-se.

O DIRETOR

Miguel Gomes nasce em Lisboa, em 1972. Estuda na Escola Superior de Teatro e Cinema e trabalha como crítico de cinema entre 1996 e 2000. Realiza várias curtas e estreia-se na realização de longa-metragem com A CARA QUE MERECES (2004). AQUELE QUERIDO MÊS DE AGOSTO (2008) e TABU (2012) vêm confirmar o seu sucesso e projecção internacional. TABU estreia em cerca de 50 países e vence mais de uma dezena de prémios. Retrospectivas da sua obra tiveram lugar na Viennale, BAFICI, Turim, Alemanha e EUA. AS MIL E UMA NOITES, um filme em três volumes, estreia na edição de 2015 da Quinzena dos Realizadores.