Arquiteta e artista debatem o longa-metragem “Nós Duas Descendo a Escada” neste sábado, dia 24 de setembro

reprodução
reprodução

Neste sábado, dia 24 de setembro, a arquiteta Daniele Tubino e o artista Michel Zózimo debaterão o filme Nós Duas Descendo a Escada. O bate-papo acontece no Café do Espaço Itaú, às 20 horas e serve de aquecimento para a sessão das 21h20. A ideia é que a conversa se desenvolva tanto para quem já viu o filme e quer conversar sobre alguns de seus aspectos mais marcantes, como para quem quer se inspirar com ideias antes de ver o longa.

Nós Duas Descendo a Escada mostra nove meses do relacionamento amoroso entre a arquiteta Mona e a artista visual Adri. Por isso, os convidados são justamente pessoas que têm essas profissões. A cidade – sua geografia, suas escadas e seus lugares de convivência – , a representação de Porto Alegre no filme, assim como diálogo com o universo das artes visuais, são assuntos que nortearão o debate.

Enquanto Daniele Tubino estuda como os espaços da cidade podem afetar e educar as pessoas, Michel Zózimo tem trabalhado a partir de enciclopédias e livros didáticos, criando mundos particulares e ficcionais.
Nós Duas Descendo a Escada vem sendo elogiado pela forma de mostrar a capital gaúcha:

“Porto Alegre é retratada, numa abordagem que sugere um certo cosmopolitismo, não apresentando ranços regionalistas” (André Kleinert, Blog Anti-Dicas).

“Quanto às escadarias que aparecem constantemente, em geral como cenário dos passeios das duas personagens, pode-se dizer que fazem parte de uma visão singular de Porto Alegre, que só o observador mais perspicaz é capaz de ter” (Daniel Feix, Zero Hora).

“O forte e poético registro da cidade de Porto Alegre, com seus edifícios e escadarias, nos cativa” (Maria do Rosário Caetano, Revista de Cinema).

O QUÊ: Debate ESPAÇOS, FORMAS E AFETOS – Uma arquiteta e um artista debatem Nós Duas Descendo a Escada.
QUANDO: sábado, 24/9, às 20h
ONDE: no Café do Espaço Itaú (Bourbon Shopping, Porto Alegre)
QUANTO: o bate-papo é de graça
POR QUÊ: para pensar alguns aspectos do filme e/ou se preparar para a sessão das 21h30 na bela sala do Espaço Itaú