‘Aquarius’, cujo elenco denunciou golpe em Cannes, recebe prêmio de melhor filme no festival de Sydney

Da Revista Fórum, via OperaMundi

13427801_1741626036122820_3980177610370188027_n

O filme “Aquarius”, do diretor brasileiro Kleber Mendonça, foi premiado como melhor filme no Festival de Sydney. A decisão do júri, que foi unânime, ainda fez destacar que “Kleber criou um filme que é ao mesmo tempo, político e pessoal, espirituoso, sexy e divertido”. A obra de Kleber é um cenário do Brasil contemporâneo, ressaltaram os jurados.

O presidente do júri, Simon Field (produtor de Apichatpong Weerasetakul) afirmou que “o júri foi unânime em sua admiração de uma competição forte este ano, e deseja premiar Kleber Mendonça Filho como o merecedor do Prêmio de Melhor Filme pelo seu filme Aquarius, que é um atraente e relevante discurso sobre o Brasil contemporâneo, e a capacidade de uma pessoa defender o que ela acredita. Kleber criou um filme que é ao mesmo tempo político e pessoal, espirituoso, sexy e divertido. Um filme de verve e inteligência naturais. No coração do filme está a performance impressionante e destemida de Sonia Braga como uma personagem sem medo, resistindo à pressão da família e do mundo corporativo”.

Mês passado, durante sua exibição no Festival de Cannes, o elenco do filme fez um protesto contra o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Os atores seguraram cartazes onde afirmavam, entre outras coisas, que o Brasil vive golpe de Estado.

Aquarius não ganhou em Cannes, mas foi ovacionado pela plateia por mais de dez minutos.

A atuação de Sônia Braga no longa tem sido muito elogiada.