O segundo longa-metragem de ficção do diretor colombiano e radicado em Porto Alegre, Juan Zapata, “Another Forever” (2016) participa da mostra Panorama Internacional, no 50º Festival de Cine Viña del Mar nessa semana. Ao lado de grandes e premiadas obras cinematográficas como “David Lynch: The Art Life”, dirigido por Jon Nguyen e “Cinema Novo”, de Eryk Rocha, o filme será exibido na próxima sexta-feira (8), às 19h30. Recentemente Another Forever recebeu o prêmio de Melhor Fotografia (para o gaúcho Pablo Chasseraux) no Festival Internacional Hoboken (HIFF), em Nova York (USA) 2017.
Latinópolis Filmes participa do maior encontro de salas de cinema latino-americanas
Mais de 30 representantes de salas de cinema de diferentes países da América Latina reúnem-se durante o Festival de Cine Viña del Mar
Nos dias 6, 7 e 8 de setembro, durante o 50º Festival de Cine Viña del Mar, acontece o maior encontro de salas de cinema latino-americanas realizado até o momento. Mais de 30 representantes de salas de cinema de diferentes países da América Latina se reunirão no Palácio Rioja de Viña del Mar. Além da Latinópolis Filmes – rede de distribuição que promove a integração e o intercâmbio entre as cinematografias latino-americanas, coordenada por Juan Zapata -, a Red de Salas de Cine de Chile e a Red de Exhibición Latinoamericana também estarão presentes.
A reunião será uma oportunidade única de encontro e diálogo, visando expandir e democratizar a oferta cultural do mercado cinematográfico latino, através da dissolução das barreiras geográficas dos filmes produzidos neste continente e do fortalecimento da identidade latino-americana.
“O encontro será histórico, porque vai reunir todos os expositores latino-americanos que trabalham por uma programação de cinema diversificado e inclusivo. No ano em que o Festival de Cine Viña del Mar comemora seu 50º aniversário, desde a sua fundação, essa reunião vai promover a conexão entre as redes e fortalecer a expansão de um ideal de integração cinematográfica”, disse Juan Zapata, diretor executivo da Latinópolis Fimes, que possui sede em Porto Alegre e uma representação em Los Angeles, Estados Unidos.
A Red de Exhibición Latinoamericana promove a programação de filmes latinos em cinemas independentes do México, Brasil, Colômbia, Bolívia, Peru, Guiana Francesa e Equador. Já a Red de Salas de Cine de Chile é uma rede de salas de cinema independentes e descentralizadas, focada não só na exposição, mas também no trabalho associativo, capaz de integrar diretores de cinema, acadêmicos e outros atores no campo audiovisual e no setor cultural, tornando a formação de público uma experiência estética, social e cultural que vai além da visão de filmes e além do discurso simples.
Deixe um comentário