A primeira adaptação audiovisual de uma obra de Erico Verissimo, “Mirad los Lírios del Campo”, do diretor Ernesto Arancibia, ganha exibição na Biblioteca Pública do Estado/BPE (Riachuelo, 1190), no dia 4 de novembro (sexta-feira), a partir das 18h. Na ocasião haverá um bate-papo com o jornalista Márcio Soares, Mestre em Comunicação e pesquisador de adaptações, que fará um relato sobre sua busca pela película e obra literária. O evento, em uma parceria com a Feira do Livro de Porto Alegre e ALEV (Acervo Literário Erico Verissimo) tem entrada franca.
O filme em preto e branco foi feito a partir da obra “Olhai os Lírios do Campo”, livro de Erico Verissimo mais vendido até hoje, inclusive em outros países, publicada em 1938 e que apesar do sucesso de vendas, sofreu críticas. Lançado em 1947, pelo cineasta de Buenos Aires, não foi encontrado no acervo de Erico Verissimo, situado no Instituto Moreira Sales, no Rio de Janeiro. Sob orientação de Maria da Gloria Bordini, especialista na obra do autor e responsável pelo seu acervo, o jornalista Márcio Soares dos Santos, envolvido com projeto de tese de doutorado sobre o tema, resolveu ir atrás, na capital argentina. Após uma busca com possíveis detentores da obra, o filme foi localizado em uma resistente loja de DVD’s de filmes antigos e argentinos, no centro de Buenos Aires.
O filho Luiz Fernando Verissimo não sabia como localizar a obra, afinal, tinha apenas 13 anos na estreia do filme, que ocorreu no Instinto Cinema Marabá, em Porto Alegre, com a presença de produtores e artistas. Protagonizado pelos atores argentinos Francisco de Paula e Silvana Roth nos papeis de Eugenio e Olivia, o filme ainda estreiou nos Estados Unidos e Rio de Janeiro. O diretor, Ernesto Arancibia, foi um dos fundadores da entidade de Diretores Argentinos Cinematográficos, especialista em adaptações de romances e novelas para o cinema, chegando a levar às telas uma história baseada na obra de Ibsen, “Casa de Muñecas”.
Confira o trailler de “Mirad los líros del campo” em https://www.youtube.com/watch?v=iSI_4n_NAH4
Serviço:
Dia: 04 de novembro de 2016 (sexta-feira).
Hora: 18h.
Local: Salão Mourisco – Biblioteca Pública do estado/BPE (Riachuelo, 1190).
Contato: Com Márcio Soares – marciosoarespoa@gmail.com e (51) 9450-2323.
Entrada franca.
Deixe um comentário