A Garota do 14 de Julho ganha exibição neste sábado na Sala P.F. Gastal
A exibição de A Garota do 14 de Julho, de Antonin Peretjatko, que foi adiada em função do problema com a luz na Usina do Gasômetro, acontece neste sábado, 23 de julho, às 19h, na Sala P. F. Gastal. Entrada franca. Realização da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia de Porto Alegre em parceria com a Embaixada da França, a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e o Institut Français.
A GAROTA DO 14 DE JULHO
(La fille du 14 juillet, França 2013, 88 minutos)
Direção: Antonin Peretjatko
Exibição digital em HD com legendas em português
No filme de estreia do francês Antonin Peretjatko, a crise financeira europeia atrapalha tudo, inclusive as histórias de amor que costumam ser vividas nos grandes feriados. A Garota de 14 de Julho promove uma grande revisão da comédia no cinema moderno francês, com inspirações que vão de Pierre Etaix, Luc Moullet a Jacques Tati, e citações abertas a filmes marcantes da fase sessentista de Jean-Luc Godard.
Na trama, Hector conhece Truquette no Dia da Bastilha e se torna obcecado em conquistá-la. O plano é levá-la de imediato para o litoral com seus amigos. Porém, de repente o governo cancela um mês de verão. Um maço de dinheiro e dois tiros depois, o grupo se divide em dois, assim como a própria França. Mas traçar um caminho longe do trabalho de modo algum os detém, determinados a mudar a Garota da Bastilha e deleitando-se com um verão sem fim.
Peretjatko nasceu em 1974. Realizou uma série de elogiados curtas-metragens a partir dos anos 2000. Seu primeiro longa-metragem, A Garota do 14 de Julho, estreou na competição Un Certain Regard do Festival de Cannes, em 2013. Seu mais novo filme, La loi de la jungle, acaba de ser lançado na França e vem recebendo críticas elogiosas. Realização da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia de Porto Alegre em parceria com a Embaixada da França, a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e o Institut Français.
GRADE DE HORÁRIOS
19 a 24 de julho de 2016
19 de julho (terça)
15h – Ralé
17h – O Fantasma Apaixonado
20h – Sessão Plataforma (João Bénard da Costa – Outros Amarão as Coisas Que Eu Amei, de Manuel Mozos)
20 de julho (quarta)
15h – Ralé
17h – Johnny Guitar
19h – O Fantasma Apaixonado
21 de julho (quinta)
15h – Ralé
17h – O Fantasma Apaixonado
19h – Johnny Guitar
22 de julho (sexta)
15h – Ralé
17h – Johnny Guitar
20h – Projeto Raros (O Território, de Raoul Ruiz)
23 de julho (sábado)
15h – Ralé
17h – Reprise Sessão Plataforma (João Bénard da Costa – Outros Amarão as Coisas Que Eu Amei, de Manuel Mozos)
19h – A Garota do 14 de Julho
24 de julho (domingo)
15h – Ralé
17h – O Fantasma Apaixonado
19h – Johnny Guitar