8 ½ Festa do Cinema Italiano traz o melhor do novo cinema Italiano ao Brasil

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com uma seleção cuidadosa, que destaca o que de melhor e mais ousado tem sido produzido pelo cinema italiano contemporâneo, a 8 ½ Festa do Cinema Italiano será realizada no Brasil entre 25 e 31 de agosto de 2016.

Depois de nove anos de sucesso em Portugal e de passar por Porto Alegre em 2014 e 2015, a mostra volta em 2016 ao país com um novo e ambicioso projeto. Em sua terceira edição, amplia seu circuito para mais seis salas em diversas capitais nacionais: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba e Florianópolis, além da já citada Porto Alegre.

A ampliação se deve graças ao apoio fundamental do circuito Espaço Itaú de Cinema, que exibirá os sete filmes selecionados para a mostra, representantes do que há de mais interessante na recente produção audiovisual italiana. Com esta parceria, mais espectadores brasileiros terão acesso ao novo cinema italiano e poderão também conhecer os realizadores, atores e agentes da cena contemporânea de um dos mais prestigiados cinemas do mundo.

Programação

A programação é composta por sete filmes: La Pazza Gioia (Louca Felicidade), Le Conseguenze dell’Amore (As Consequências do Amor), Le Confessioni (As Confissões), Lo Chiamavano Jeeg Robot (Meu Nome é Jeeg Robot), Non Essere Cattivo (Não Seja Mau), Smetto Quando Voglio (Paro Quando Quero) e La Corrispondenza (Amor Eterno). Entre os selecionados para esta edição, destacam-se o último filme de Roberto Andò, As Confissões, estrelado por Toni Servillo, o grande ator italiano que protagonizou A Grande Beleza (de Paolo Sorrentino, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2014). O longa será distribuído pela Mares Filmes.

O longa de Andò, (já conhecido no Brasil com o filme Viva a Liberdade) é uma sutil e fascinante metáfora sobre a política e o poder.

Outra importante première da Festa do Cinema Italiano, feita em parceria com a Playart, será Amor Eterno (La Corrispondenza), novo filme do aclamado Giuseppe Tornatore (Oscar de Melhor Filme Estrangeiro por Cinema Paradiso).

O longa narra uma história de amor contemporânea, em que a tecnologia é muito mais que um detalhe, mas sim determinante para a sobrevivência do relacionamento entre a estudante de astrofísica Amy e seu professor Ed. Ela é vivida pela atriz ucraniana Olga Kurylenko e ele é interpretado pelo prestigiado ator britânico Jeremy Irons.

Para completar, a trilha sonora do longa é assinada pelo mestre Ennio Moricone (vencedor de vários Oscar e autor da trilha de clássicos como Era Uma Vez na América, Era Uma Vez no Oeste, Os Intocáveis, além de parcerias com o próprio Tornatore em Cinema Paradiso e Malèna, e com Quentin Tarantino, cuja trilha de Os Oito Odiados lhe rendeu um Globo de Ouro).

Os nomes dos diretores e atores convidados para apresentar suas obras ao público brasileiro serão revelados em breve.

Ingressos e circuito

Os ingressos das sessões da mostra têm preço fixo de R$ 20,00 em todas as sessões (meia R$ 10,00).

As informações e novidades também estarão disponíveis no site oficial do evento: www.festadocinemaitaliano.com e na página do Facebook: facebook.com/festadocinemaitaliano).

As sessões e debates ocorrerão na sala:

Espaço Itaú – Country (Bourbon Shopping Country, 2º piso – Av. Túlio de Rose, 80 – Passo da Areia)

Todas as informações sobre o festival podem ser encontradas no site: www.festadocinemaitaliano.com.br e na página facebook oficial do festival.