Da Redação
O Edital para Adesões de Atividades na 3ª edição da Virada Sustentável Porto Alegre foi encerrado com recorde de atividades inscritas. Ao todo, foram propostos 204 projetos culturais, sociais, educativos e ambientais, 35% a mais que na edição 2017. Destes, 126 foram escolhidos para ser realizados dentro da programação da Virada, entre os dias 06 e 08 de abril, em diferentes locais da Capital Gaúcha e em Ecopontos como a Casa de Cultura Mario Quintana, a Associação Cultural Vila Flores, a Unisinos – campus Porto Alegre, entre outros. Confira a lista completa dos selecionados no site.
As atividades que vão participar da Virada revelam a natureza transversal da Sustentabilidade: divididas em seis categorias – Ecogastronomia (11 projetos selecionados), Socioambiental (35), Bem estar e esportes (08), Educação (19), Arte e Cultura (40) e Feiras e outros (14) – as ações vão tratar de temas como redução das desigualdades sociais, educação de qualidade, cidades sustentáveis, colaboratividade, consumo responsável, água potável e saneamento, paz, justiça e instituições eficazes.
A seleção revelou também uma ampla diversidade na programação cultural, que traz atrações de diferentes linguagens artísticas, como espetáculos musicais e teatrais, circo, dança, educação musical, literatura, fotografia, cinema, rodas de conversa, performances e contação de histórias. O grande número de ações para crianças propostas no edital levou a organização do evento a criar um bloco especial na programação deste ano: a Viradinha POA, que terá atividades especiais para os pequenos.
“A preocupação com a acessibilidade, a ampla participação feminina, o alinhamento com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e a adesão de um grande número de atividades educativas e socioambientais também consolida a Virada Sustentável Porto Alegre como um evento potencializador de ações alternativas, capazes de contribuir para a transformação da qualidade de vida dos porto-alegrenses”, afirma Vitor Ortiz, um dos produtores executivos do evento.
As atrações selecionadas no edital serão promovidas de forma autônoma por grupos, coletivos, movimentos e instituições diversas, e a organização estima que mais de 500 pessoas estarão diretamente envolvidas na realização destas atividades. “A abordagem positiva e inspiradora, a relevância das iniciativas e a criatividade serão as principais características da Virada 2018, graças à ampla adesão de profissionais e coletivos de grande representatividade na comunidade ao nosso chamamento. Estamos construindo o evento juntos, de forma colaborativa e democrática, mostrando a força do trabalho coletivo”, completa Vitor.
Até o dia 28 de fevereiro, todos os projetos escolhidos serão contatados pela organização da Virada para alinhamento de datas, horários e local para sua realização. Na segunda quinzena de fevereiro, a Virada Sustentável Porto Alegre deve anunciar uma nova chamada pública para a seleção de outros doze espetáculos de música, dentro do projeto Porto Alegre Musical. Os projetos musicais que se inscreveram no edital de adesões e não foram selecionados poderão participar do novo edital.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Virada Sustentável Porto Alegre é apresentada pela Braskem, que tem como compromisso criar soluções, através da química e do plástico, que melhoram a vida das pessoas e contribuem para o desenvolvimento sustentável. A empresa apoia iniciativas ligadas à reciclagem que incentivam o descarte correto de resíduos e estimulam o desenvolvimento das comunidades nos locais em que atua. Além disso, a Braskem cria tecnologias que ampliam o uso de plástico reciclado como matéria-prima e é líder mundial na produção de biopolímeros, que usam fontes renováveis e reduzem a emissão de gases causadores do efeito estufa.
Conheça os temas de 2018:
As realizações da Virada Sustentável em todo o Brasil são inspiradas pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU. Esses objetivos representam hoje a melhor tradução do que é a sustentabilidade, trazendo o conceito de forma clara para a sociedade e revelando sua natureza transversal nas mais diversas áreas do conhecimento humano. Cada tema da Virada Porto Alegre 2018 está relacionado com um ou mais ODSs e foram escolhidos colaborativamente com o Conselho Consultivo do festival, composto por representantes de diversos setores da cidade de Porto Alegre.
ODS 1 – ERRADICAÇÃO DA POBREZA e ODS 10 – REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES – Palavras-chave: cidadãos invisíveis, desigualdade econômica, violência, falta de diálogo.
ODS 4 – EDUCAÇÃO DE QUALIDADE – Palavras-chave: educação básica, educação para protagonismo, autoconhecimento, formação de cidadão ativos e responsáveis, educação para desenvolvimento sustentável, educação superior, cursos de extensão, cursos/escolas alternativas.
ODS 11 – CIDADES E COMUNIDADE SUSTENTÁVEIS – Palavras-chave: Ciclovias, parques, árvores.
ODS 12 – CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS – Palavras-chave: Empreendedores, feiras, brechós, orgânicos, etc.
ODS 14 – VIDA NA ÁGUA e ODS 6 – ÁGUA POTÁVEL E SANEAMENTO – Palavras-chave: arroios, rios, delta do jacuí, esgoto, nascentes e orla do guaíba.
ODS 16 – PAZ, JUSTIÇA E INSTITUIÇÕES EFICAZES – Palavras-chave: violência, corrupção, instituições públicas ineficazes e injustiça.
ODS 17 – PARCERIAS E MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO – Palavras-chave: lideranças ambientais históricas; habilidade de estabelecer redes.
Histórico
A Virada Sustentável foi criada em São Paulo e está em sua 7ª edição na capital paulista. As realizações da Virada Sustentável em todo o Brasil são regidas pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU.
Em Porto Alegre, a primeira edição da Virada ocorreu em 2016 e mobilizou mais de 50 mil pessoas, que participaram de atividades como shows, seminário, remada, skate, pedalada e oficinas. Também foram recolhidas quasetrês toneladas de lixo eletrônico e 315 litros de óleo de cozinha foram encaminhados para reciclagem. Assista aqui o teaser da primeira edição.
A primeira Virada Porto Alegre também realizou o Prêmio Boas Ideias de Sustentabilidade, que reconheceu importantes iniciativas inovadoras e sustentáveis desenvolvidas em Porto Alegre e cidades vizinhas (confira os vencedores clicando aqui). As iniciativas vencedoras participaram da Virada 2017 dentro do Seminário Boas Ideias de Sustentabilidade e da Feira de Empreendedorismo Inovador.
A 2ª edição da Virada Sustentável aconteceu entre março e abril de 2017. Com os temas Empreendedorismo e Inovação Sustentável, Educação para a Sustentabilidade e Ecogastronomia e Alimentação Saudável, o festival reuniu cerca de 200 atrações e atividades que foram realizadas simultaneamente em diferentes locais e em quatro EcoPontos – espaços de encontro e mobilização durante a Virada Sustentável de Porto Alegre: a Casa de Cultura Mario Quintana, a Associação Cultural Vila Flores, o Parque da Redenção e o SESC Campestre.
Foram mais de 400 profissionais (entre ativistas, artistas, painelistas, ecochefs e empreendedores) envolvidos diretamente nas 205 atividades (177 atividades na programação da Virada e 28 atividades de adesões realizadas em locais próprios), que mobilizaram um público de mais de 30.000 pessoas.
Ações colaborativas, seminários, mostras de filmes, esportes, oficinas, shows e espetáculos teatrais, artes visuais, feiras de inovação e Virada Ecogastronômica, estiveram entre as atrações, todas gratuitas e abertas ao público. Acesse aqui o teaser da segunda edição.
Além dos Ecopontos, a Virada contou, ainda, com outros locais de realização de atividades, como a Unisinos – Novo Campus Porto Alegre, o StudioClio e o Largo Glênio Peres.
Diferentes projetos e iniciativas que buscam valorizar e dar visibilidade à promoção da sustentabilidade também formaram parte da programação através do Edital de Adesões, que recebeu mais de 150 inscrições e selecionou 77 projetos para integrar a Virada. As atividades foram promovidas de forma autônoma por grupos, coletivos, movimentos e instituições diversas.
Deixe um comentário