Tradição gaúcha é destaque da programação semanal do Sesc Centro/ Porto Alegre

Setembro é o mês do gaúcho e o Sesc Centro, em Porto Alegre, não ficaria de fora desta importante celebração. Por isso, a Unidade preparou uma agenda de atividades especiais para comemorar essa data. Até o dia 16, acontece o 5º Palco Sesc Nativista, no Parque Harmonia e em escolas da rede pública de Porto Alegre. O principal destaque deste período na programação é a apresentação musical do grupo Eco do Pampa, que durante duas horas levará ao público os maiores clássicos da música regional fandangueira gaúcha. A apresentação acontece no dia 15 (sábado), a partir das 20h, no Palco Principal do Acampamento Farroupilha. Antes, às 19h, o CTG Raízes do Sul apresenta uma série de danças folclóricas. Mais informações estão disponíveis no telefone (51) 3284-2070 e no site www.sesc-rs.com.br/centro.

No dia 11 (terça-feira) acontece o Circuito de Autores – Projeto Arte da Palavra, debate com escritores Cidinha da Silva (MG) e André Sant’anna (RJ). Serão dois encontros: o primeiro às 15h, no Instituto Federal de Porto Alegre (IFRS), e o segundo, às 19h, no Teatro Sesc Centro (Av. Alberto Bins nº665). Não é necessária inscrição prévia para participação. Já nos dias 13 e 14 (quinta e sexta-feira), a Cia Pretagô apresenta, a partir das 19h, o espetáculo “Qual a diferença entre o Charme e o Funk”. Atração do Porto Alegre em Cena, a apresentação tem desconto de 50% no ingresso para clientes do Cartão Sesc/Senac na categoria Comércio e Serviços. Abaixo está a programação completa da semana.

Sobre o Arte Sesc – Cultura por toda parte – Criado pelo Sistema Fecomércio-RS em 2007, o programa reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema. Além de promover uma intensa troca de experiências e ampliar o acesso à produção artística, o Arte Sesc busca ser reconhecido como promotor de ações culturais no Estado, sendo elas não só apresentações artísticas, mas também de caráter formativo e educacional, orientadas por três eixos: transversalidade, diversidade e acessibilidade.

Confira a programação completa:

Exposição: “Fanzinoteca Expo”

Um coletivo de artistas
Data: até 28 de setembro
Horário: 8h às 20h (segunda a sexta-feira) e 1h antes de espetáculos no final de semana
Local: Café do Sesc Centro (Av. Alberto Bins nº 665)
Sinopse: A Fanzinoteca Expo é uma exposição itinerante de Fanzines num coletivo de artistas que utiliza as mais variadas técnicas: colagens, desenhos, gravuras, xerox entre outras. As publicações são artesanais e nos mais variados formatos. Desde os modelos clássicos dos anos 80, quando nasceram os primeiros zines até os mais atuais. A mostra consiste em apresentar ao público todas as variadas possibilidades do Fanzines. É uma oportunidade muito especial para entender o quanto o Zine vem se transformando com o tempo, além de poder divertir, pois as publicações são dos mais variados temas, que atraem olhares curiosos e sorrisos. O acervo aumenta a cada exposição, contando no momento com em torno de 100 exemplares.
Entrada franca

Palco Sesc Nativista – Mate, Chima&Tererê

Grupo/Cia: Coletivo Artístico Palco Aberto (RS)
Data: 11 de setembro
Horário: 10h, 11h, 14h e 15h
Local: Casa do Gaúcho – Parque Harmonia (R. Otávio Francisco Caruso da Rocha, 301)
Sinopse: Em formato que mistura contadores de histórias, cantautores, uma linguagem de teatro de rua e comédia popular, contamos a importância do Chimarrão, as lendas e histórias que o envolvem através da aventura de dois amigos. Os guascas Chima e Mate saem a viajar pelo interior do Estado querendo tocar suas músicas em bailes gaudérios pelo interior até chegar na fronteira com a Argentina. Missão que vai se tornar mais divertida e misteriosa ao encontrarem no meio do caminho uma prenda chamada Tererê, mulher com conhecimentos vastos, meio bruxa, meio sábia e detentora de várias histórias e que lhes apresenta uma erva-mate mágica, o que torna uma aventura bem mais instigante a viagem e os salva de algumas boas encrencas e enrascadas.
Entrada franca para escolas agendadas previamente

Apresentação do grupo de danças folclóricas com desdobramento em oficina
CTG Raízes do Sul

Data: 11 de setembro
Horário 1: 12h – IFRGS
Horário 2: 14h30 e 15h10 – Hospital da Criança
Sobre: Apresentação de músicas clássicas do repertorio gaúcho com utilização de trajes gaúchos e explicação sobre eles, bem como sobre o histórico das danças a serem apresentadas (tradicionais gaúchas e danças gaúchas de salão).
Atividade gratuita voltada ao público atendido pelas instituições

Arte da Palavra: Debate com os escritores Cidinha da Silva (MG) e André Sant’anna (RJ)

Data: 11 de setembro
Local 1: Instituto Federal de Porto Alegre (IFRS)
Horário: 15h
Local 2: Teatro Sesc Centro ( Av. Alberto Bins, nº665)
Horário: 19h
Entrada franca

Palco Sesc Nativista – Pequenas Histórias do céu e da terra

Grupo/Cia: Las Brujas (RS)
Data: 12 de setembro
Horário: 10h, 11h, 14 e 15h
Local: Casa do Gaúcho – Parque Harmonia (R. Otávio Francisco Caruso da Rocha, 301)
Sinopse: Duas atrizes convidam as crianças a conhecer a lenda indígena da Mandioca e a lenda africana da Abayomi, ora contando, ora vivendo a história. Assim, a contação propõe a união de teatro de atores, teatro de objetos e contação de histórias para criar um espaço lúdico de trocas com as crianças sobre a cultura brasileira. Este trabalho integra o núcleo Caldeirão de Histórias que investiga diferentes modos de potencializar a contação de histórias, visando o resgate de memórias.
Entrada franca para escolas agendadas previamente

Porto Alegre em Cena: “Qual a diferença entre o Charme e o Funk”
Grupo/Cia: Pretagô
Data: 13 e 14 de setembro
Horário: 19h
Local: Teatro do Sesc Centro (Av. Alberto Bins nº 665)
Ingressos disponíveis https://uhuu.com/poa-em-cena (Clientes com Cartão Sesc/ Senac na categoria Comércio e Serviços têm 50% de desconto nos ingressos)
Sobre: A peça é baseada numa espécie de “arqueologia pessoal” que investiga relíquias na memória das sete artistas negras em cena, que compõem e dão corpo à criação coletiva. O espetáculo provoca um resgate às identidades negras ao recontar de variadas formas suas experiências, através de cenas autônomas e sensoriais, que transpassam as diversas artes da cena, como teatro, dança e música. Com direção de Thiago Pirajira, a peça contextualiza o movimento de uma juventude marcada pela esperança e que anseia trazer à luz sua cultura. “Qual a diferença entre o charme e o funk?” é a montagem de estreia do grupo Pretagô, oriundo do Departamento de Arte Dramática da UFRGS e que fundamenta e desenvolve sua pesquisa artística nas questões da identidade negra.
Classificação: 14 anos
Duração: 70min

Palco Sesc Nativista – Entre Trapus E Farrapos

Grupo/Cia: Trupi de Trapu Teatro de Bonecos (RS)
Data: 13 e 14 de setembro
Horário: 10h, 11h, 14 e 15h
Local: Casa do Gaúcho – Parque Harmonia (R. Otávio Francisco Caruso da Rocha, 301)
Sinopse: Três contadores, Trapo (Anderson Gonçalves), Fiapo (Andre Baguetti) e Farrapa (Lorena Sanchez) são mascates que rodam o Estado trocando e vendendo toda sorte de produtos: pomada contra calos, erva-mate para chimarrão, linguiça da colônia, ou água de colônia para quem quer ficar cheiroso! Entretanto o seu produto mais famoso não é vendido, é trocado, ou “escambado”: Uma história por um sorriso, um conto por um aplauso, um causo por um abraço. E assim de querência em querência, de rincão em rincão eles seguem levando o Rio Grande de histórias para cada novo coração. Uma tríade de contos de origem negra, indígena e dos imigrantes vários compõe a peça, música ao vivo, objetos que se transformam e bonecos fecham o cenário de encantamento artístico.

Entrada franca para escolas agendadas previamente

Palco Sesc Nativista – Danças Folclóricas

CTG Raízes do Sul
Data: 15 de setembro
Horário: 19h
Local: Palco Principal do Acampamento Farroupilha / Parque Harmonia
Detalhes: Apresentação de músicas clássicas e danças tradicionais do repertorio gaúcho com utilização de trajes gaúchos. O CTG Raízes do Sul foi fundado em 20 de julho de 1986, tem como lema “O CTG Raízes do Sul traz na alma gauderia as coisas do pampa”. O grupo mirim busca desenvolver a criança através de brincadeiras e danças tradicionais objetivando formar o futuro cidadão.
Entrada franca

Palco Sesc Nativista – Apresentação musical

Eco do Pampa
Data: 15 de setembro
Horário: 20h
Local: Palco Principal do Acampamento Farroupilha / Parque Harmonia
Detalhes: O show baile do grupo Eco do Pampa tem duração de duas horas e levará ao público os maiores clássicos da música regional fandangueira gaúcha, mesclando ritmos como vanera, xote, chamamé, bugios, milongas e o tradicional bugio (ritmo regional gaúcho). Destaque para a indumentária e instrumentos utilizados nos bailes gaúchos. Os arranjos vocais e instrumentais recebem destaque nos espetáculos do grupo Eco do Pampa.
Entrada franca